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In Loco é investigada por uso de dados; Oath unifica plataformas de ad tech

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No giro de notícias, o ExchangeWire Brasil traz os destaques que marcaram a semana na indústria nacional e internacional de publicidade digital: Comissão de Proteção de Dados Pessoais do MPDFT (Ministério Público do Distrito Federal e Territórios) instaura inquérito para investigar a startup In Loco por uso de dados de 60 milhões de brasileiros; sob a marca Oath Ad Platforms, Oath integra plataformas para simplificar suas ofertas para publishers e anunciantes.

In Loco é investigada por MP sobre privacidade de dados

Após a aprovação do GDPR na Europa e, mais recentemente, a sanção da lei geral de proteção de dados no Brasil, o debate sobre como empresas tratam dados no país entra em cena. Na terça-feira (11), a Comissão de Proteção de Dados Pessoais do MPDFT (Ministério Público do Distrito Federal e Territórios) abriu um inquérito civil público para investigar a legalidade sobre a obtenção de dados pessoais de 60 milhões de smartphones de brasileiros pela startup de publicidade mobile In Loco.

De acordo com o MPDFT, a empresa pernambucana possui um sistema de geolocalização de ambientes internos e externos que chega a ser 30 vezes mais exato que o GPS e que reúne 250 bilhões de novos pontos de localização. O órgão pontua, ainda, que a tecnologia de precisão de um a dois metros conta com uma rede de mais de 500 aplicativos parceiros, que, ao serem baixados pelo usuários, permitem o rastreamento em tempo integral de suas atividades. Entre os apps parceiros estão Buscapé e Turma da Galinha Pintadinha.

A investigação toma como base o Marco Civil da Internet, que considera como dado pessoal a localização ou identificadores eletrônicos quando estiverem relacionados a uma pessoa. A Comissão também investiga o uso de dados dos usuários para envio das informações de geolocalização para a empresa. Dessa forma, a In Loco deverá explicar como é feita a coleta de dados, como as informações são comercializadas e fornecer detalhes sobre os aplicativos parceiros.

Em comunicado oficial, a In Loco afirma que tomou conhecimento sobre o inquérito somente na quinta-feira, por meio da imprensa, e reforçou seu compromisso com a legalidade e com a privacidade dos usuários. A companhia também comunicou que cumprirá o prazo de dez dias para fornecer as devidas explicações às 18 perguntas contidas em ofício.

“Reiteramos desde já que temos o compromisso integral com a absoluta legalidade de nossas operações e com a privacidade do usuário, que jamais acessamos dados de identificação pessoal e que nossa empresa e produtos são lícitos, idôneos e estão em acordo com a Legislação Brasileira e com o Marco Civil da Internet”, esclarece o comunicado.

Em entrevista ao ExchangeWire Brasil concedida em março deste ano, o CEO da In Loco, André Ferraz, destacou que a necessidade de aumentar a transparência e garantir a privacidade do consumidor como grandes desafios da indústria mobile em 2018. Na ocasião, ele enfatizou: “mapear o comportamento do consumidor no contexto do mundo físico é muito diferente de conseguir identificá-lo pelo nome, CPF e vida pessoal. Em nossa opinião, a privacidade é essencial e a discussão sobre o tema, imprescindível”.

Oath apresenta Oath Ad Platforms

Esta semana, a Oath, uma subsidiária da Verizon, anunciou o lançamento global da Oath Ad Platforms, seu pacote simplificado de soluções inteligentes de publicidade e publicação. O ExchangeWire falou com Simon Halstead, chefe de demanda aberta internacional; Lewis Sherlock, chefe de plataformas de demanda EMEA; e Mick Loizou Michail, diretor de marketing de produto e estratégia de demanda da Oath, sobre a nova plataforma e o que isso significa para profissionais de marketing e veículos.

Em entrevista ao site inglês do ExchangeWire, Simon Halstead, head de demanda aberta internacional da Oath, explicou que a unificação das plataformas traz a consolidação e simplificação dessas ofertas.

"É um grande marco para nós”, disse. “Como uma empresa que cresceu por meio de aquisições, é uma quantidade significativa de trabalho reunir essas plataformas. Essa plataforma unificada está em funcionamento há 12 meses, mas agora estamos em uma posição em que temos um conjunto de soluções realmente eficaz”.

As marcas, que anteriormente existiam sob o guarda-chuva Oath, como Brightroll, ONE by AOL e Yahoo Gemini, deixarão de existir como marcas individuais. Em vez disso, os melhores ativos de cada uma são combinados em uma plataforma limpa e eficaz. "Algumas dessas marcas legadas, que estão no mercado há muitos anos, simplesmente não se encaixam na narrativa da Oath", acrescentou. "Queremos ter certeza de que é fácil para as pessoas entenderem o que é a Oath e como trabalhar conosco".

O lançamento ocorre em um momento de consolidação na indústria de tecnologia de anúncios, bem como de simplificação de produtos e serviços. Em junho, o Google removeu o nome da marca DoubleClick em seu conjunto de ferramentas de anunciantes e publishers, um nome mantido pela empresa desde que adquiriu a DoubleClick em 2007. Na semana passada, a Amazon fez o mesmo ao renomear seu pacote de produtos de marketing sob o anúncio da nova oferta 'Amazon Advertising'.

Sobre a crescente tendência de consolidação, Halstead acredita que há um desejo na indústria de simplificação e aumento da inovação. “Estamos vendo isso em todo o setor”, afirmou ao reforçar que a simplificação ajuda o Oath, tanto do lado do anunciante quanto do publisher a impulsionar a inovação e ter pontos de acesso claramente definidos e simplificados. Inquestionavelmente, é de extremo valor para todos da indústria remover a confusão atual que existe no ecossistema.