IAB Tech Lab testa protocolo baseado em blockchain para privacidade de dados; Maren Lau assume liderança do Facebook na América Latina

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IAB Tech Lab anuncia protocolo baseado em blockchain que permite às empresas rastrear o consentimento dos usuários sobre dados pessoais; Maren Lau assume operações do Facebook na Argentina, Brasil, Colômbia, México e Miami; relatório do IDC sobre a indústria de ad tech indica que o setor movimenta globalmente US$ 12,7 bilhões.

IAB Tech Lab abre PricyChain para testes

O IAB Technology Laboratory anunciou, na terça-feira (2), o lançamento do PrivacyChain, um protocolo baseado em blockchain e “sistema de registro” que permite às empresas rastrear os consentimentos de privacidade dos usuários em cadeias complexas de fornecimento de dados. Aberta para comentários públicos e testes-piloto por empresas interessadas, essa primeira versão do PrivacyChain foi desenvolvida pela LiveRamp, um membro ativo IAB Tech Lab.

A especificação PrivacyChain foi projetada para solucionar um grande problema do setor: como o ecossistema de dados se fragmentou e as empresas coletam ou atualizam centenas de milhões de consentimentos por ano, tornou-se incrivelmente difícil garantir que todos os membros de uma cadeia de fornecimento de dados tenham os consentimentos mais atuais. O protocolo permitirá que as empresas gerenciem e controlem com mais facilidade a maneira como lidam e compartilham dados pessoais dos usuários, ao mesmo tempo em que fornecem aos usuários controle sobre a opção de opt-in e opt-out.

“O ecossistema de publicidade digital inova continuamente para responder melhor aos comportamentos e interesses do consumidor”, afirmou Dennis Buchheim, vice-presidente sênior e gerente geral do IAB Tech Lab. “O PrivacyChain é uma parte importante dessa evolução. Esse protocolo oferece uma nova abordagem para ouvir e responder às preferências dos consumidores. Além disso, ajuda os membros a navegarem no novo mundo de regulamentos de privacidade”.

A especificação PrivacyChain é baseada em um “livro de registro” distribuído, imutável e compartilhado, para garantir que os participantes tenham uma visão única, consistente e atualizada dos opt-ins ou opt-outs de um consumidor – e ajudará os publishers e anunciantes a criarem relacionamentos mais confiáveis com seus clientes. Ele também fornecerá uma solução padronizada de gerenciamento de consentimento, que acelera e agiliza a implantação por todos os seus parceiros. Além disso, simplificará a capacidade das empresas de comprovar a conformidade com várias regulamentações de privacidade do consumidor em todo o mundo, incluindo a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) brasileira e a GDPR europeia, bem como as políticas de privacidade próprias de empresas.

Para testar a especificação, o IAB Tech Lab disponibilizou uma implementação de referência e um test bed no portal de ferramentas do IAB Tech Lab (https://tools.iabtechlab.com). O repositório de código aberto está disponível em https://iabtechlab.com/privacychain/code.

Os comentários devem ser fornecidos por meio da revisão do repositório do PrivacyChain e adicionados ao repositório do github. O subgrupo Identidade e Privacidade do Grupo de Trabalho Blockchain revisará e gerenciará o repositório continuamente.

Maren Lau assume liderança do Facebook na América Latina

Maren Lau é a nova substituta de Diego Dzodan como head do Facebook na América Latina desde segunda-feira (01). Agora como principal executiva da empresa na região, Maren liderará as operações na Argentina, Brasil, Colômbia, México e Miami (USA). Dzodan deixa o Facebook para liderar uma startup de tecnologia.

Maren Lau, head do Facebook na América Latina.

Desde 2017, Mauren estava à frente do time de agências da rede social na América Latina. A partir da sede regional do Facebook em São Paulo, ela reportará para Carolyn Everson, vice-presidente de Global Marketing Solutions.

“A América Latina é uma região incrível e repleta de diversidade, cujo ecossistema mobile cresce rapidamente. Estou muito feliz em poder liderar o talentoso time do Facebook para continuar construindo parcerias sólidas e gerando valor para anunciantes, agências e desenvolvedores em toda a região,” comentou Maren.

Nascida Havaí (EUA), a executiva graduou-se ‘magna cum laude’ em Ciências Sociais pela Universidade de Harvard (EUA) e tem um MBA em Marketing e Finanças pela Kellogg School of Management da Universidade de Northwestern (EUA). Antes de entrar para o Facebook, foi sócia e CMO da empresa de marketing digital IMS e atuou em empresas como American Express e Hill & Knowlton.

Criteo é a empresa líder no mercado global de ad tech, de acordo com IDC

A Criteo, plataforma de anúncios para a internet aberta, foi apontada como a empresa líder no mercado global de AdTech em 2017, segundo o relatório de market share da consultoria IDC. O estudo “Worldwide Digital Advertising Software Market Shares, 2017: Despite Intense M&A Activity, Still Fragmented Market” traz um panorama do setor e, pela primeira vez, avalia o segmento de software para publicidade em US$ 12,7 bilhões. A Criteo lidera o ranking mundial com uma participação de 7,4%.

De 2016 para 2017, o mercado global registrou crescimento anual de 38%, passando de US$ 9,2 bilhões para US$ 12,7 bilhões. Além disso, as vendas de AdTech chegaram a 4,7% dos investimentos em publicidade. O IDC prevê que esse número aumente 7,8% até 2022, impulsionado pelo forte avanço dos gastos com anúncios. A automação também é um fator para o desenvolvimento positivo da indústria, especialmente porque os profissionais de marketing continuam a fazer a transição da publicidade tradicional na TV para o vídeo digital e as estratégias na TV conectada.

“A abordagem enérgica da Criteo no que diz respeito à inovação nos permite fornecer às marcas e aos varejistas os dados e a tecnologia de que eles precisam”, afirma Alessander Firmino, diretor geral da Criteo para o Brasil e América Latina. “Estamos focados em nosso papel de liderança e orientando nossos clientes na nova era do marketing comercial.”