×

Giro de notícias: a semana do mercado de programático

Na semana, a Rubicon Project divulgou a terceira edição da pesquisa Mobile Buyer ao fim do Mobile World Conference, em Barcelona; enquanto a Turn anunciou uma parceria com a Hybris, da gigante alemã SAP.

Programático móvel

A pesquisa Mobile Buyer, da Rubicon Project, projetou crescimento global em publicidade móvel automatizada garantida  -- convenientemente meses após a compra da iSocket e Shiny Ads.  De acordo com os dados, 81% dos consultados apontam que os negócios com inventário automatizado garantido eram uma prioridade para este ano.

O trabalho também revelou que gastos com publicidade nativa móvel devem mais que dobrar em 2015. As trading desks das agências, segundo a Rubicon, preveem que publicidade nativa terá uma participação global de 13% dos gastos gerais com publicidade móvel em 2015, comparados com os 5% gastos em 2014.

Sobre os formatos, os tipos padrão permanecem como a maior demanda por parte dos compradores ao redor do mundo (representando 46% dos gastos). Rich media (27%), vídeo (17%) e nativo (10%) crescem em "popularidade universalmente", diz o relatório realizado anualmente.

"Antes de 2014, a publicidade móvel nativa não era nem ao menos disponibilizada para os compradores, e agora tem uma previsão de assumir 13% das despesas com propaganda móvel em 2015", comentou Jay Stevens, CEO da Rubicon Project, em comunicado divulgado na imprensa.

Parceria

A notícia da semana na área de alianças foi a parceria da Turn com a Hybris, provedora de software de gerenciamento de dados de consumidores. O objetivo é aumentar a capacidade de dados, análise e de alcance da audiências dos clientes da DSP e DMP — disponível para clientes no Brasil imediatamente.

A Hybris é parte da gigante alemã de software SAP, do mundo tradicional da tecnologia corporativa. De acordo com o comunicado divulgado pela empresa, o fluxo de dados e leads será maior e mais constante. “O entendimento mais profundo sobre os clientes fará expandir o alcance da audiência desejada pelos publicitários e também facilitará a obtenção de novos consumidores com alta probabilidade de conversão de anúncios, além de ajudar na entrega de mensagens mais relevantes nas campanhas”, informa Fernando Tassinari, diretor para América Latina da Turn.