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Telefônica Brasil adquire Terra Networks; publicidade digital avança no Peru

No giro de notícias da semana, os destaques de publicidade digital do Brasil e da América Latina: Terra Networks é comprada pela subsidiária brasileira da Telefônica por R$250 milhões; publicidade digital peruana cresce 13% no último ano; Ogilvy Brasil apresenta nova unidade digital; Oath aponta André Izay para integrar operações entre Aol e Yahoo.

Telefônica Brasil adquire Terra Networks

Depois de encerrar as atividades dos portais Terra em sete países, no início desta semana a Telefônica anunciou a aquisição da Terra Networks por sua subsidiária no Brasil, a Telefônica Data (TData).

A companhia desembolsou R$250 milhões pela compra total das ações da Terra Networks Brasil, que incluiu portal e linhas de negócios em mobile, publicidade e serviços digitais. No primeiro trimestre do ano, a telco brasileira apresentou receita líquida de R$10,6 bilhões, com uma fatia de 30,57% do mercado mobile.

A negociação entre as empresas do mesmo grupo foi quitada em parcela única, com caixa disponível da TData. O comunicado oficial esclareceu que a operação não está sujeita à autorização de órgãos regulatórios.

Diferentemente dos outros países onde operava, no Brasil a Terra Networks continua com os serviços de portal e email. Com a aquisição, TData também planeja expandir os serviços digitais oferecidos no país. Dentre suas outras áreas de atuação, estão assistência técnica, manutenção de equipamentos e redes de telecomunicações.

Publicidade digital peruana cresce 13% no último ano

Dentre os planos de expansão de ad techs internacionais pela América Latina, é comum aparecer o Peru na lista dos principais países. E o novo estudo da consultora Gfk, apresentado pelo IAB Peru, veio para confirmar isso, mostrando que o país hoje ocupa o quinto lugar na região em termos de investimento em publicidade digital.

Em 2016, o mercado de publicidade digital peruano faturou mais de US$ 80 milhões, um crescimento de 13% em relação ao ano anterior. O segmento abocanha 11,9% dos investimentos em mídia no país, configurando-se como o segundo meio mais importante, atrás da TV, com mais de 50% dos gastos.  

Já a penetração da internet chega a mais de 80% nas classes de nível econômico alto e médio. Facebook (89%), YouTube (59%) e WhatsApp (59%) lideram as aplicações mais usadas pelos peruanos.   

Ogilvy Brasil apresenta nova unidade digital

A Ogilvy anunciou nesta semana o lançamento do Cognitive Studio, um projeto dedicado à criação de soluções para as marcas por meio de iniciativas com a computação cognitiva, aliada à criatividade. A nova unidade será liderada por Toni Ferreira, diretor geral de estratégia digital, com a missão de disseminar o digital pelos departamentos da agência.

Em parceria com a IBM, o Cognitive Studio desenvolveu o projeto “A Voz da Arte” para a Pinacoteca de São Paulo, vencedor de 3 leões de Ouro em Cannes este ano. Com o uso da inteligência artificial, suportado por um assistente cognitivo desenvolvido pela IBM, foi possível criar um passeio mais interativo e personalizado para os visitantes.

Oath aponta André Izay para integrar operações entre Aol e Yahoo

O executivo André Izay foi escalado para liderar a integração de Aol e Yahoo no Brasil, que deu origem à empresa Oath. Diretor da operação brasileira do Yahoo desde 2008, com 11 anos de casa na bagagem, Izay tem a missão de combinar as operações das duas empresas adquiridas pela Verizon.

Para gerenciar um portfólio que reúne mais de 50 produtos de conteúdo, publicidade e plataformas, como Huffington Post, Yahoo Mail e Tumblr, Izay conta com os diretores de vendas Stella Guillaumon, da Aol, e Leonardo Khede, do Yahoo, além de João Binda, responsável pelo relacionamento com as agências do Yahoo.  

Por enquanto, nenhuma marca será descontinuada no Brasil e o desafio será decidir quais plataformas seguem e quais saem do portfólio, para evitar sobreposição. Contudo, a expectativa da nova companhia é unir forças de Aol e Yahoo para oferecer novas possibilidades aos anunciantes.