×

Terra encerra operações em sete países

A Terra Networks, empresa multinacional provedora de conteúdo digital e serviços de internet, acaba de anunciar o encerramento de seus portais e determinadas atividades em sete países. Assim, Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, Espanha, México e Peru terão seus portais de conteúdo em funcionamento somente até 30 de junho às 23h59.

Por meio de um comunicado enviado aos funcionários, a Telefónica, companhia detentora da Terra Networks, informou hoje o encerramento das atividades de portal, email e chat nessas localidades. Os cortes já vinham acontecendo nos últimos anos e, agora, as empresas informaram a demissão dos colaboradores.

Seguem abertas as áreas de negócios para PME, dedicada à manutenção e desenvolvimento de pequenos sites, e mobile, voltada para mensagens de texto em smartphones, que ganhou importância nos últimos anos, visto que o mobile responde por mais de 45% da audiência do Terra na América Latina. Há dois anos, a empresa somava mais de 25 milhões de usuários de serviços móveis pagos na região.

Um dos maiores veículos digitais da América Latina, o Terra ocupa a 31ª colocação entre os endereços mais populares da internet, alcançando mais de 80 milhões de visitantes únicos mensalmente. O encerramento dos portais nesses países põe em cheque uma história de pioneirismo na internet que soma 18 anos de atividades no mercado digital, escancarando a dificuldade dos publishers para monetizarem suas audiências e se manterem de pé com a produção de conteúdo independente.

Já o Terra Brasil continua em operação por tempo indeterminado, como ressaltou o site mexicano Siete24.mx. Mais do que nunca, o desafio será sustentar a operação com as diferentes linhas de seu negócio digital mantidas no país. Segundo fontes internas, o clima é de otimismo no Terra Brasil, considerando que a companhia, que vinha fechando os últimos anos no vermelho, conseguiu uma recuperação no ritmo de crescimento no último ano.

"Com isso, a empresa vai reforçar a sua aposta no desenvolvimento de sua oferta de produtos e serviços digitais móveis, como Gol Movistar, Berlitz e Soy Luna Sticker Game, entre outros, distribuídos através de uma rede de mais de 50 operadores móveis”,  informa comunicado oficial. Os negócios Portal, Serviços Digitais e Mobile segue sem alterações no Brasil.

A empresa revelou que o tráfego em seus portais será direcionado para outra página do grupo, sem fornecer mais detalhes. Até este momento, não há nenhum comunicado nas páginas do Terra para avisar os usuários sobre o encerramento. Apenas os usuários de email já receberam a notificação.