Brasil é 6º colocado no uso de ad blockers; Grupo ABC e DDB anunciam TRACK

Confira as notícias que foram destaque essa semana no mercado brasileiro de mídia digital: pesquisa da Ipsos Public Affairs revela que 57% dos brasileiros afirmam usar bloqueadores de anúncios; Grupo ABC e DDB anunciam chegada da TRACK no Brasil; Parceria entre MediaMath e GDB viabiliza data onboarding gratuito.

Estudo mostra baixa receptividade em relação à publicidade digital

A previsão é que a receita global de publicidade atinja US$ 220 bilhões este ano. Contudo, os usuários parecem não estar muito satisfeitos com os anúncios digitais, o que inclui reações extremas, como a adoção de bloqueadores de anúncio.

De acordo com levantamento do Ipsos Public Affairs, 57% dos usuários do mundo declaram utilizar ad blockers. No Brasil o percentual é superior e serve de alerta para a indústria digital: 64% dos usuários brasileiros disseram utilizar bloqueadores, posicionando o país como o 6º no uso dessas soluções.

Além disso, 75% dos participantes acreditam que os anúncios digitais são irrelevantes. No Brasil, 65% das pessoas disseram o mesmo. Elas também acham que a publicidade prejudica a velocidade da internet – resposta apontada por oita a cada 10 pessoas no mundo, como no Brasil. A pesquisa entrevistou mais de 18 mil pessoas, entre 16 a 64 anos e pertencentes a 23 países, no período de setembro a outubro de 2016.

Em entrevista ao Valor Econômico, o diretor da Ipsos no Brasil, Danilo Cersosimo, avaliou a rejeição à publicidade como “surpreendente”, principalmente porque os usuários deveriam ser mais receptivos quanto aos anúncios, já que ficam muito tempo conectados. Além disso, ele ressaltou a importância da publicidade para financiar o conteúdo consumido na internet, lembrando que o usuário não está disposto a pagar por ele. A saída, então, estaria em modificar a percepção do usuário – “a comunicação online precisa ficar mais dinâmica e atraente”, disse Cersosimo ao jornal.

Grupo ABC e DDB anunciam chegada da TRACK no Brasil

Agência do grupo DDB Latina, a TRACK, chega ao Brasil com a proposta de formar uma rede colaborativa entre as outras filiais da região. Especializada em soluções de marketing e comunicação baseadas na inteligência de dados e CRM, a estruturação da empresa no país resulta de uma parceria com a Rocker Heads.

Como a maior rede digital e CRM do grupo DDB, a Track atua na interpretação de dados dos clientes, com objetivo de gerar insights e oportunidades nos diversos pontos de contato com o consumidor. A agência possui escritórios espalhados pelo mundo, como Europa e Estados Unidos, e atende mais de 200 clientes, como Volkswagen, Coca-cola e Mc Donalds.

“A chegada da TRACK ao Brasil e de sua estrutura com forte atuação na América Latina é mais um resultado positivo e oportunidade gerados pela parceria entre o Grupo ABC e o Grupo Omnicom”, ressaltou Guga Valente, CEO do Grupo ABC. A agência será liderada por Sérgio Baldassari, ex-CEO da Rocker Heads.

Parceria entre MediaMath e GDB viabiliza data onboarding gratuito

A empresa de mídia programática MediaMath e o Global Data Bank (GDB), banco de dados first party do Brasil, se unem para simplificar o onboarding de dados off-line e o alcance dessa audiência na plataforma da MediaMath.

Dessa maneira, o GDB permitirá que anunciantes e as agências de publicidade possam cruzar seus dados de CRM com dados demográficos, em tempo real e sem custo, ativando a sua audiência por meio da DSP da MediaMath. Para se ter uma ideia, o modelo atual gasta em torno de 20 dias para a realização do matching, sem contar o custos elevados.

O onboarding de dados tornou-se fundamental para o bom desenvolvimento dos negócios, Somente em 2016, esse mercado movimentou cerca de US$ 250 milhões, com previsão de US$ 1 bilhão até 2020. “Este é o Santo Graal da publicidade”, afirmou Mario Rubino, country manager da mediaMath para o Brasil. “Agora você pode vincular seus reais clientes tanto online quanto off-line, com ofertas e oportunidades em nossa DSP e ativar a compra de mídia em minutos”.

Para John deTar, co-fundador e diretor do GDB,  este é o melhor momento para garantir a validação da audiência. “E como líder de mercado, a MediaMath será essencial para acelerar os nossos objetivos”, completou.

 

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