×

Vídeo programático: como criar anúncios tão atraentes quanto na TV?

À medida que os gastos com programático continuam aumentando em 2017, o vídeo representa uma grande fatia desse bolo. No artigo, o CEO da IgnitionOne LATAM, Edmardo Galli, examina como o poder dos dados e dos recursos criativos no digital permitem desenvolver campanhas de vídeo cada vez mais envolventes.

A infraestrutura e a tecnologia criativa de vídeo programático continuam a se fortalecer, graças a inovações como uma melhor entrega de anúncios, a otimização dinâmica de criativos (DCO) e os formatos de vídeo de alto impacto.

Esta maturidade crescente deve ser música para os ouvidos dos profissionais de marketing, porque significa que a conexão com os consumidores nunca foi tão sofisticada. Isso abre novas oportunidades para aquisição de consumidores, engajamento e otimização.

Visando a crescente adesão ao vídeo programático, confira algumas dicas de como começar a integrá-lo ao seu mix.

As opções evoluem, os formatos também

A publicidade em TV tem se mostrado efetiva para os profissionais de marketing há décadas, como uma opção de mídia tradicional que se tornou uma representação audiovisual especialista em envolver os consumidores.

Na era moderna, a publicidade em vídeo tornou-se uma plataforma de publicidade ainda mais eficaz, assumindo o posto da TV no mix digital.

Edmardo Galli, CEO LATAM da IgnitionOne

Isso é em parte devido à evolução dos hábitos de consumo de mídia e ao início do estilo de vida "cross-channel", onde vários canais e dispositivos de mídia funcionam durante o dia inteiro, 24/7. Justamente com o celular, o vídeo se tornou uma poderosa opção para a conexão entre o profissional de marketing e o consumidor.

À medida que os publishers estruturam e monetizam seus sites para acomodar o vídeo, eles basicamente estão se adaptando à alteração no engajamento na era da TV para o espaço digital, oferecendo novos formatos publicitários para direcionar o interesse dos consumidores e aumentar a receita publicitária.

Os anúncios de vídeo são entregues e rastreados por um ad server de vídeos. Os formatos padrões incluem linear video ads, companion ads e overlay ads.

Mensuração e as mecânicas que importam

Conforme o ecossistema de vídeo digital amadurece, o mesmo ocorre com sua mensurabilidade inerente.

Sim, você pode medir impressões e cliques, mas você também pode acompanhar o progresso pelas interações ou ações realizadas durante a reprodução de vídeo.

Esses dados ajudam o profissional de marketing a identificar e analisar os níveis de engajamento. E essa camada de análise é vital para continuar a melhorar suas estratégias visuais, criando anúncios e campanhas de vídeo cada vez mais envolventes, eficazes e produtivas.

E a partir disso, crescemos

O que estamos buscando quando queremos anúncios de vídeo que são atraentes, eficazes e produtivos?

Assim como o processo criativo de novas ideias da TV no passado, trata-se de conceitos e ativações que fazem com que os consumidores riam e chorem - criando uma conexão com a marca, oportunidade de interação (graças às mecânicas de tecnologia para criativos em vídeo) e levando-os para a jornada de compra.

Nada que vá mudar em um instante, mas aqui reside uma oportunidade poderosa para levar esses formatos a um plano mais alto.

A nova era do vídeo é sobre a criação de uma experiência do consumidor, mesmo dentro de uma janela de dois a cinco segundos. Isso significa ser intencional e incisivo em todas as decisões tomadas - da música de fundo, a fonte escolhida, até a linguagem que envolve o call-to-action.

Trata-se também de medir as ações realizadas após o vídeo e criar uma campanha progressiva que pode identificar um usuário com base em ações passadas e entregar o vídeo ou peça adicional de criativo mais adequado.

Os profissionais de marketing não precisam mais desenvolver uma peça única e ampla para TV, para atingir todos de uma vez. Em vez disso, com o vídeo programático, eles agora têm a oportunidade de alcançar os consumidores em segmentos altamente personalizados, conectando-se em um nível emocional mais confiável e melhorando as chances de conversão.

Hoje, com o dinamismo do vídeo digital, uma marca já é capaz de otimizar continuamente as execuções criativas, aumentar o engajamento, a conexão com a marca e o resultado.