Triggit e Facebook apresentam a FBX ao mercado brasileiro

Semana passada aconteceu em São Paulo um evento muito interessante e que passou debaixo do radar da maioria do mercado publicitário.

A Triggit, DSP focada na Facebook Ad Exchange e que recentemente recebeu um aporte de mais de 7 milhões de dólares, organizou um happy hour para contar um pouco sobre seus cases com clientes brasileiros, mais especificamente Netshoes e Dafiti.

O evento teve apoio do facebook, que fez uma apresentação detalhada sobre o potencial da FBX, a primeira que vi em português, para uma audiência de aproximadamente 100 pessoas. Em sua maioria profissionais de varejistas, DSPs (possivelmente convidados pelo Facebook), raríssimas agências e veículos.

Quem fez a apresentação da FBX foi Alessandro Lima e teve que responder diversas perguntas, em sua maioria técnicas. Curiosamente, um dos executivos que mais perguntou foi o presidente de uma empresa que anunciou recentemente ao mercado brasileiro que estava oferecendo compra de mídia na FBX por aqui. Como sei que eles não estão entre as empresas homologadas pelo Facebook, após um pouco de pesquisa ficou claro que eles usam acesso via plataforma de terceiros e não própria. Daí a razão de tantas perguntas, claro.

Após a apresentação de Alessandro falou Zach Coelius, CEO e fundador da Triggit. Ele é facilmente reconhecido, pois está sempre com uma camiseta vermelha com a marca da empresa. A apresentação de Zach está disponível online e vale dar uma conferida ( é preciso preencher um breve cadastro).

Em seguida tivemos um painel com representantes da Dafiti, Netshoes e FBiz, além de Alessandro e Zach, onde todos falaram um pouco de suas experiências com a FBX. A moderação ficou a cargo de Martin Gilliard, da Datamyze. Uma pena que poucas agências estiveram presentes.

2013 vai ser um ano bastante movimentado para o mercado display no Brasil e eventos como esse terão papel preponderante na educação do mercado local. Além disso, acredito que da mesma forma que o Google foi muito importante na popularização das ad networks, ao vender agressivamente sua rede de conteúdo, o Facebook pode ser o tipping point para a popularização e adoção das ad exchanges no Brasil.

Marcelo Sant’Iago é sócio-diretor da MBreak Comunicação e correspondente para a América Latina do ExchangeWire

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