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Grupo Pão de Açúcar direciona estratégia de marketing para seus aplicativos

 

O volume de download de apps no Brasil cresceu 15% de 2016 em relação a 2015, enquanto a receita (nas lojas de apps) avançou 40%. E se por um lado a curva de downloads de aplicativos vêm diminuindo, o uso e a receita avançam a passos largos. No IAB Mobilidade 2017, o Grupo Pão de Açúcar mostrou como vem surfando nesta, oferecendo uma melhor experiência de compra a seus clientes.

“Há dez anos Steve Jobs lançou o iPhone e há nove a App Store foi lançada - ou seja, estamos falando de um mercado de apps de nove anos em plena expansão”, comentou Rafael Magdalena, COO & Co-founder da MUV e presidente do comitê Mobile do IAB, durante o IAB Mobilidade 2017, realizado esta semana em São Paulo.

Mercados mobile em desenvolvimento, como o brasileiro, estão crescendo de forma acelerada graças ao aumento da conectividade 3G e 4G e maior acesso aos smartphones. Em 2016, os investimentos em publicidade digital no país atingiram R$14,8 bilhões, enquanto o mobile respondeu por R$6,2 bilhões desse total.

No último ano, o maior varejista do Brasil, o Grupo Pão de Açúcar, dono das marcas Pão de Açúcar e Extra, passou a direcionar o toda sua estratégia para o digital, o mobile e, especialmente, para os aplicativos. Conforme compartilhou Renato Camargo, CRM & Loyalty no Grupo Pão de Açúcar, cerca de 2% das vendas do Pão de Açúcar e 3% das vendas do Extra já são realizadas via aplicativo.

“Depois dos 3 meses de lançamento do app Cliente mais do Pão de Açúcar [lançado em 29 de julho], não fizemos mais nenhum investimento em mídia massiva, como TV. Apenas em digital e boca a boca”, revelou à plateia. Atualmente, o app soma 3 milhões de downloads, sendo que já chegou a ficar em terceiro lugar entre os mais baixados do país.

“O varejo esqueceu que existe mobile no Brasil, por isso pensamos em criar algo voltado para esse canal”, afirmou Camargo, ressaltando a dificuldade que o grupo tinha de mensurar o retorno do investimento gasto para promover ofertas de produtos em seus supermercados.

Com os dados gerados por uma base de milhões de clientes fidelizados e cadastrados por CPF, por meio de seus programas de fidelidade, somados aos dados de comportamento de compra, o grupo construiu uma estratégia de desconto 100% personalizada e digital com 12 milhões de combinações de ofertas. O aplicativo hoje é a peça central na estratégia para fidelizar clientes por meio de promoções e também para estreitar o relacionamento entre indústria e consumidor final.

A plataforma também permite que a indústria faça uma oferta direta e personalizada ao consumidor, com base no perfil demográfico e informações sobre as compras realizadas nas últimas 52 semanas. Por isso, o executivo compara a plataforma ao “Google Adwords”, possibilitando que a indústria crie campanhas personalizadas dentro do apps com base em diferentes objetivos.  

“O varejo está acostumado com o tabloide, a pegar o papel e riscar o produto quando entra na loja. A dúvida foi se o cliente iria para o mobile. Mas se você der a oferta que o cliente está buscando, ele vai baixar o app. Batemos 1 milhão de downloads em 20 dias, superando a meta prevista para o fim do ano,e percebemos que essa é a estratégia que o consumidor queria”, pontuou Camargo.