Publicidade digital deve crescer 12% em 2016, prevê IAB Brasil; Dentsu Aegis Network lança Isobar no México

Essa semana, o IAB Brasil divulgou o levantamento Digital AdSpending, realizado pela comScore, com as previsões do mercado de publicidade digital para o ano e os investimentos realizados em 2015. Além disso, confira entre os destaques da semana: a aquisição da agência digital Flock pela Dentsu Aegis Network, como parte de seu plano de expansão LATAM; a nomeação do novo CEO Américas da JWT; a nova configuração global da Publicis Media; e, por fim, a parceria da Predicta com a MercadoShops.

IAB Brasil: publicidade digital movimentará R$ 10,4 bilhões em 2016

Em meio à crise, o digital mostra sua força frente à publicidade tradicional, assim como aconteceu em países que também passaram por períodos econômicos turbulentos, como Inglaterra e Estados Unidos. Em 2015, a publicidade digital movimentou mais de R$ 9,3 bilhões, conforme revelou essa semana o IAB Brasil, que projeta um crescimento de 12% para esse ano, investimento que deve atingir R$ 10,4 bilhões. Os números fazem parte da pesquisa Digital AdSpending, realizada pela comScore a pedido do IAB Brasil.

Considerando os investimentos por área do digital, o segmento de search e classificados obteve o maior volume de verbas publicitárias em 2015, com R$ 5,169 bilhões. Em seguida, aparecem display e redes sociais (R$ 3,148 bilhões) e vídeo (R$ 1,038 bilhão).

“Apesar da instabilidade econômica, acreditamos que o setor de marketing digital deva seguir mantendo um crescimento de dois dígitos nos próximos anos. Mercados mais maduros, como Reino Unido e Estados Unidos, são bons exemplos de que o digital conquista ainda mais espaço no budget dos anunciantes em períodos de adversidades”, afirmou Andre Izay, presidente do IAB Brasil.

Com aquisição da Flock, Dentsu Aegis Network lança Isobar no México

Dentsu Aegis Network anunciou nesta sexta-feira (11) a compra da Flock Advertising, agência digital full sercive localizada no México. A aquisição marca o lançamento da Isobar no país reforça a estratégia da Dentsu Aegis em digital – a meta da companhia é obter 100% de sua receita a partir da publicidade digital até 2020. A companhia agora passa a atuar sob a marca Flock – linked by Isobar, apoiada pelos recursos e alcance global oferecidos pela Isobar.

“A Flock é uma agência digital criativa altamente reconhecida que irá trazer força e energia ao desenvolvimento da Isobar no México e América Latina”, afirmou o CEO Global da Isobar, Jean Lin.

Em 2015, a Flock foi apontada como uma das agências das agências mais eficientes do mundo no ranking global Effie Effectiveness. Criada em 2009, pelos sócios Sebastian Tonda, CEO, e Mario Nissan, diretor geral da Flock Media e Performance, a Flock possui em seu escritório na Cidade do México um time de 142 funcionários, que será mantido após a aquisição.  Atualmente, a agência tem entre seus clientes empresas como Dominos Pizza, Jose Cuervo, Nike, The Coca-Cola Company, American Express e Cinepolis.

JWT tem novo CEO para as Américas

A agência de publicidade J. Walter Thompson anunciou essa semana seu novo CEO para as Américas: Stefano Zunino que já liderava as operações da companha na América Latina. O executivo fica agora responsável pelas marcas da J. Walter Thompson Company, como JWT, Colloquial e Mirum, em todo o continente.

Stefano Zunino contabiliza 11 anos de casa, desde que iniciou sua carreira na companhia como CEO da JWT Brasil. Em 2014, o executivo foi nomeado como CEO na América Latina, quando ficou a cargo da reunificação das operações brasileiras e regional. Além disso, desde 2013 ocupa na empresa a posição de Head of Digital Worldwide, que será acumulada.

Publicis Media ganha nova configuração global

Como parte da reestruturação organizacional da agência francesa de publicidade Publicis, anunciada há três meses, a divisão Publicis Media ganhou uma nova estrutura “mais simples” e “enxuta”, revelada essa semana.

Liderada pelo CEO Steve King, a Publicis Media, teve suas seis agências globais reduzidas para quatro: Starcom e Zenith mantêm suas operações como agências globais; Mediavest e Spark passam a operar de forma conjunta, como a terceira marca mais importante; e por fim, Optimedia e Blue 449 são combinadas para formar uma nova marca global – e mais desafiadora, segundo a companhia.

A nova estrutura fica será dirigira por presidentes globais para cada uma das quatro agências, sendo que a liderança fica por conta dos CEOs regionais: Tim Jones, CEO para as Americas; Iain Jacob, CEOpara EMEA; e Gerry Boyle, CEO para APAC. No C-level da Publicis Media, Adrian Sayliss assume como CFO, Séverine Charbon ganha posição de chief talent officer e John Sheehy fica responsável pelos clientes globais.

A área de mídia programática da Publicis, a Vivaki, continua como parte da divisão Publicis Media Group, enquanto Performics permanece como marca global de marketing de performance.

Predicta fecha acordo com MercadoShops

A Predicta, empresa brasileira de tecnologia em marketing digital, acaba de fechar uma parceria com o MercadoShops, unidade de negócios do Mercado Livre responsável pela criação de lojas online. Dessa forma, a Predicta fornecerá aplicativos web desenvolvidos para auxiliar na performance da plataforma que engloba diversos sites de e-commerce.

A partir de agora, os proprietários de lojas virtuais terão acesso às as ferramentas no SiteApps, o mercado de aplicativos para websites criado pela Predicta. Os aplicativos fornecem aos usuários informações para aumentar o desempenho de páginas e transformar visitas em compras, com base na análise de dados que demonstram o comportamento do consumidor ao visitar a loja.

“São informações preciosas, que trazem à tona dados não perceptíveis a ‘olho nu’, e que podem fazer a diferença no comércio eletrônico”, detalha Henrique Paulino, gerente da Predicta.