Agências cobram revisão de práticas de publicidade digital; RTB House consolida operação no Brasil

No giro de notícias da semana, os destaques do mercado digital brasileiro: Abap pede revisão de práticas de veiculação publicitária adotadas por empresas de internet; RTB House comemora seu primeiro ano de operação no Brasil com 50 novos clientes; com aporte da CVentures, Direct Talk e Seekr anunciam fusão e buscam expansão na América Latina.

Abap se posiciona e pede revisão de práticas publicitárias na internet

A semana foi marcada por diversas reações de agências e anunciantes pelo mundo relacionadas à falta de transparência e segurança na veiculação de anúncios online, desencadeadas inicialmente pelo boicote da Havas UK ao Google após a distribuição de publicidade em sites de conteúdo extremista. Diante disso, a Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap) cobrou a revisão de práticas de veiculação publicitária adotadas pelas empresas de internet.

Em comunicado, emitido na quinta-feira (23), a entidade ressaltou: “o momento é excelente oportunidade para o digital demonstrar o compromisso de sua operação não apenas com a sua audiência em geral, mas também com anunciantes e as agências de publicidade, em particular, que a ele têm reservado expressivos e crescentes investimentos”.

A Abap enfatizou também a necessidade de adoção de métricas e auditoria independentes para verificação de resultados das campanhas digitais e, ainda, uma postura mais efetiva dessas empresas no combate à fraude. A entidade complementou: “para as agências de publicidade brasileiras, ambos os movimentos – o de correção de rumo e o de adoção de novos parâmetros de atuação – são os mais graves e urgentes do cenário atual da atividade publicitária”.

RTB House consolida operação no Brasil

A RTB House, especializada em retargeting, comemora seu primeiro ano de operação no Brasil com resultados expressivos. Foram conquistados 50 novos clientes, atendidos por oito especialistas locais, com base em São Paulo. A expectativa é triplicar a equipe de atendimento ao longo de 2017. A expansão segue a movimentação global da empresa, que em 2016 registrou um crescimento de 140% no faturamento.

“Sabemos que o primeiro ano de operação de um negócio é sempre desafiador, sobretudo no caso de uma empresa global que está apostando em um mercado totalmente novo, como o Brasil”, comentou Rodrigo Lobato, country manager da RTB House no Brasil.

Entre as marcas atendidas pela empresa no Brasil está a Polishop, que aumentou em 64% o seu volume de vendas via retargeting baseado em deep learning, o que refletiu em um crescimento de 9% no ROI. A plataforma também atende no Brasil outras grandes marcas do varejo online, incluindo Sephora, Centauro e Zoom.

Com aporte da CVentures, Direct Talk e Seekr anunciam fusão

As empresas brasileiras Seekr, startup de Blumenau especializada em monitoramento de marcas em mídias sociais, e a  Direct Talk, especializada em softwares para atendimento de consumidores, acabam de se unir, dando origem à DT+Seekr.

A operação é fruto do aporte da CVentures, que conta com investidores como a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e o Fundo Multilateral de Investimentos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A CVentures  já havia investido na Seekr e, desta vez, injeta R$10 milhões na nova marca.

Dessa forma, a DT+Seekr visa expandir sua atuação pela América Latina. Juntas, as empresas faturam cerca de R$ 30 milhões de reais por ano e, após a fusão, buscam alcançar R$ 100 milhões nos próximos cinco anos.

A DT+Seekr nasce com 700 clientes e 130 funcionários, distribuídos em escritórios em São Paulo (SP) e Blumenau (SC). A estratégia de expansão pela América Latina será iniciada por Colômbia, México, Peru e Chile e, posteriormente, Argentina.