×

Facebook aposenta ad server Atlas; as novas negociações do Grupo Abril

No giro de notícias da semana: Facebook anuncia que vai cortar ad server Atlas de seus serviços, focando na mensuração; Grupo Abril adquire participação da plataforma Guiato e entra como sócio da NerdMonster Digital Retail; Predicta lança oferta exclusiva para Black Friday; MediaMath apresenta solução de audiências dinâmica em tempo real; Teads tem novas contratações.

Facebook aposenta ad server Atlas

O Facebook fechou o ad server Atlas e, em vez disso, quer focar na medição da campanha. Dessa forma, a rede social acredita que o Atlas oferecerá mais valor aos anunciantes orientado à mensuração – “especialmente porque as pessoas continuam a migrar para o celular e mais anúncios são servidos pelos próprios publishers em vez de terceiros”, declarou Erik Johnson, head de mensuração do cliente do Atlas. Assim, a veiculação de anúncios via Atlas será eliminada nos próximos meses.

Você pode estar se perguntando se o ad serverving não paga mais pelo Facebook… mas o fato é que os ad servers de terceiros do Facebook tiveram que se adequar ao número crescente de publishers que dependem da veiculação de anúncios via first-party – algo a que o Facebook reagiu em 2013, com a aquisição do Atlas, que teve sua tecnologia revisada para permitir que anunciantes informassem sobre usuários, dispositivos e dispositivos.

A Atlas não é a única vítima da concentração cada vez maior do Facebook no mobile e na Audience Network – tanto a ad exchange de vídeo LiveRail quanto a ad exchange FBX também foram cortadas.

Os novos acordos do Grupo Abril

O Grupo Abril anuncia mais duas novas negociações, seguidas de diversas movimentações recentes para reforçar sua oferta de serviços. A primeira, trata-se da compra de uma participação na operação brasileira do Guiato, plataforma web e mobile de ofertas baseadas na geolocalização para lojas físicas do varejo. A empresa alemã atua no Brasil desde 2012, onde possui mais de 2 mil varejistas entre seus clientes.

“Temos buscado sinergia em cada uma de nossas operações com o que há de melhor no mercado em inovação. A parceria com o Guiato é mais um passo fundamental para nosso novo modelo de negócio, da mídia ao marketplace”, comentou o presidente do Grupo Abril, Walter Longo.

Além disso, o grupo passou a ser sócio da NerdMonster Digital Retail, especializada em negócios digitais, BI e VR, e provedora de ferramentas que buscam otimizar as operações de varejistas. As soluções agora vão integrar o portfólio de inteligência digital da Abril.

“Temos convicção de que a participação do Grupo Abril consolidará a NerdMonster como a principal plataforma de digital retail e VR do mercado brasileiro”, pontuou Tiago Afonso, diretor de marketing do Grupo Abril.

Os anúncios integram diversos outros investimentos realizados pelo grupo nos últimos meses, entre eles o lançamento do GoToShop, marketplace em parceria com a CNova, e o GoBOX, plataforma de clube de assinaturas de produtos.

Predicta lança oferta para Black Friday

A Predicta, que integra o portfólio da e.Bricks, oferece espaços publicitários especialmente para a Black Friday por meio de um inventário exclusivo de mais de 1 bilhão de impressões, que poderá ser utilizado para campanhas específica para a data.

Com um alcance de mais de 75 milhões de usuários únicos, a Adnetwork Premium irá gerir todos os anúncios veiculados no site da BlackFriday, além de um inventário de 700 milhões de impressões nos domínios da Cnova e outros 300 milhões no site do Magazine Luiza. Já as ações com a AOL serão por meio do Skype, do MSN e Outlook, além do One Display Marketplace, totalizando aproximadamente 500 milhões de impressões, e devem se estender durante toda a semana subsequente.

Dentre os formatos que serão comercializados, estão sandard, mobile, vídeo e rich media. A rede também oferece segmentações social-demográficas, contextuais, geolocalização, posicionamento do anúncio na página, e permite ao anunciante negociar, além do Custo por Mil Impressões (CPM), também o Custo por Clique (CPC).

“Além disso, a rede dá ao anunciante a capacidade de visualizar toda a jornada do consumidor para explorar com assertividade os chamados micro moments e potencializar as campanhas que fará durante o Black Friday”, destaca Guilherme Mamede, vice-presidente de novos negócios da Predicta.

MediaMath lança solução de audiências dinâmica em tempo real

A adtech MediaMath apresenta o ‘Adaptive Segments’, solução permite a agências e anunciantes alcançar e entender seus melhores clientes em tempo real.  A ferramenta permite que os profissionais de marketing definam suas audiências de forma granular em tempo real, compreendam como eles performam, as otimizem rapidamente e as ativem imediatamente com ofertas personalizadas em todos os canais e ao longo do tempo.

A solução é integrada à DSP da MediaMath para maximizar o desempenho e as métricas.”O ‘Adaptive Segments’ permite que os profissionais de marketing transformem seus dados brutos em táticas de marketing, possibilitando uma comunicação mais efetiva com seus melhores clientes”, disse Keith Hawley, VP de Audience Platforms na MediaMath.

Dentre os cases já existentes com uso da solução, está o da marca de luxo italiana Luisa Via Roma, cujas campanhas que utilizam a segmentação granular de audiências geraram um ROI/ROAS 11,7 vezes maior.

Teads anuncia novas contratações

Paulo Itabaiana é o novo diretor comercial da Teads, especializada em publicidade em vídeo outstream. O profissional, com passagens por Grupo Estado, Grupo RBS, Canais Globosat e Facebook, responderá pela direção dos negócios e atividades estratégicas da companhia no país, especialmente em vista do crescimento exponencial da publicidade móvel em vídeo e da mídia programática na América Latina

Já Ana Nobre assume como gerente de marketing da adtech no Brasil, respondendo pelos projetos globais de comunicação da empresa na América Latina. A executiva coleciona passagens empresas como Facebook e Terra Networks. Com a chegada de Paulo Itabaiana, agora são três ex-Facebookers que compõem o time brasileiro da Teads – o terceiro é o diretor executivo da Teads no Brasil, Fabricio Proti, que assumiu o cargo em setembro.