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AppNexus Latam: integração e evolução desde a aquisição da Real Media

Em junho do ano passado, a AppNexus inaugurou uma nova fase de sua expansão global com a aquisição da Real Media Latin America, ponto de partida para ampliar a presença da companhia na região, até então liderada comercialmente pelo escritório de Nova York. O investimento foi responsável por colocar a companhia em uma posição agressiva no mercado latino-americano, já que a RealMedia operava no mercado na região desde 2002, e possuía clientes como o Globo, Estadão e B2W no Brasil, e MercadoLibre e El Universal Mexico na América Latina.

De olho em um mercado regional de publicidade online que movimentou mais de R$ 9,3 bilhões em 2015 e deve é crescer 12% este ano, chegando a R$ 10,4 bilhões, a AppNexus está próxima de completar um ano de operação LATAM. “Durante o ano passado, Real Media LATAM foi integrada com sucesso a AppNexus. A marca RMLA foi oficialmente aposentada e a empresa totalmente absorvida em nossa nova marca, AppNexus LATAM”, comemora o presidente global da AppNexus, o norte-americano Michael Rubenstein, em entrevista exclusiva ao ExchangeWire Brasil durante sua recente passagem pelo país.

Para executivo, o ecossistema de mídia brasileira está em um momento de mudança, no qual a mídia programática tem evoluído apesar da desaceleração econômica, uma vez que anunciantes têm olhado para a modalidade como uma forma de obter resultados mais eficazes. Nesse contexto, AppNexus se posiciona como uma empresa de tecnologia que fornece soluções completas de compra e vendas de publicidade online, com objetivo de devolver às empresas o poder nas decisões em publicidade digital.

A companhia possui mais de mil funcionários no mundo e está investindo fortemente na América Latina desde a aquisição, e já conta com 35 funcionários locais. “Nós acreditamos que o mercado brasileiro está à beira de uma nova era do programático onde o parceiro de tecnologia certo pode atuar também como um parceiro para ajudar a enfrentar desafios mais amplos”, complementa Rubenstein.

Confira a seguir entrevista exclusiva com Michael Rubenstein, presidente global da AppNexus:

- Como aquisição de RealMedia LATAM progrediu desde seu anúncio?

Michael Rubenstein: A combinação entre o conhecimento de mercado da AppNexus LATAM e a inovação de produtos da AppNexus nos coloca em uma posição forte como líder independente e de grande escala em ad tech na região. A decisão de construir AppNexus LATAM foi o resultado de uma estratégia cuidadosamente considerada para trazer todas as nossas soluções para os compradores e vendedores em toda a região. Atualmente, com dezenas de clientes satisfeitos e mais de 35 funcionários na região, podemos informar que estamos entusiasmados com o progresso, nós estamos aprofundando nosso compromisso com a região e estamos aqui para ficar.

- Como tem sido adoção dos produtos no mercado?

Michael Rubenstein: A suíte de produtos AppNexus tem se adaptado muito bem no mercado. Por exemplo, diversos editores locais estão explorando formas de rentabilizar o seu inventário programaticamente, e a AppNexus Publisher Suite é uma ótima maneira para eles aumentar tanto a produtividade quanto a eficiência no processo de venda. Da mesma forma, os principais compradores da região estão começando a alavancar ativos como dados first party e construir insights com base no desempenho. E com o nosso trabalho para a Microsoft na América Latina, este é um momento importante para a nossa expansão LATAM.

- Qual sua análise sobre a evolução do mercado de mídia programática na região?

Michael Rubenstein: A região ainda está em um estágio inicial na adopção de mídia programática, embora empresas como Google, Criteo e AppNexus estão vivenciando um crescimento significativo. Através de discussões em curso com os principais compradores e vendedores, acreditamos que cada vez mais inventário está sendo disponibilizado através de canais programáticos. E é aí que nós entramos. O mercado precisa de uma plataforma escalada e independente.

- E como esperam que o mercado irá progredir este ano como resultado da aquisição, considerando também o momento de desaceleração econômica no Brasil?

Michael Rubenstein: Vale lembrar que o programático começou a decolar nos EUA durante a “Grande Recessão” de 2008, e acreditamos que a crise econômica brasileira pode acabar tendo um impacto positivo na nossa indústria. Em tempos de tensão econômica, as empresas examinam o retorno sobre seus investimentos. Orçamentos de marketing que antes eram dados como certos, agora são questionados. A resposta muitas vezes está no formato digital, em geral, e programático, especificamente. Isso porque o programático permite uma melhor atribuição dos resultados. Isso significa que você vê seus dólares, ou reais, em ação. A aquisição neste caso foi perfeitamente adequada, pois nossas ferramentas ajudam os clientes e parceiros da RealMedia a alcançarem os resultados pretendidos com transparência.

- Os brasileiros dão muito mais preferência aos grandes conglomerados de empresas, do que aos players mais pequenos e independentes. Considerando que o Brasil representa uma grande parte do mercado programático LATAM, você vê essa preferência cultural interferindo na adoção de tecnologia na região ou você está notando um apetite para os fornecedores de tecnologia mais independentes?

Michael Rubenstein: O ecossistema de mídia brasileira está em um momento de mudança e as empresas precisam de parceiros que podem ajudar a recriar um próspero ecossistema de mídia local, contudo, online. Diante disso, a AppNexus oferece a tecnologia, transparência e escala para ajudar a garantir um próspero ecossistema de mídia local.

- A AppNexus tem lançado uma grande quantidade de produtos e soluções nos últimos meses, como Publisher Suite e a solução de outstream video. Quais desses produtos estão mirando no mercado brasileiro e quais são as oportunidades enxergadas?

Michael Rubenstein: Estamos oferecendo no mercado a nossa suíte de produtos para publishers completa, multicanal (display, mobile, vídeo), incluindo a nossa SSP, ad server e análise preditiva avançada por meio do Yieldex. Para os compradores, vamos fazer parcerias com agências e anunciantes em nossa DSP, que potencializa capacidades únicas, como automated viewable deals e AppNexus Programmable Bidder, que permite que os anunciantes tragam seus

- Com a aquisição vemos uma oportunidade importante para a empresa consolidar no mercado brasileiro. Então quais são os próximos passos? Como a companhia está planejando o crescimento no mercado e como irá se diferenciar de outros players?

Michael Rubenstein: Precisamos pegar insights globais que estamos recolhendo por meio do nosso trabalho em todo o mundo e adaptá-los para o mercado local. Como já mencionado, vemos os nossos principais diferenciais como sendo uma tecnologia independente que possa operar com escala e transparência. Nós acreditamos que estes serão elementos críticos para que grandes compradores e vendedores locais construam negócios sustentáveis ​​a longo prazo enquanto a tendência do programático continua acelerando.

- Recentemente foi anunciado o retorno da AOL para Brasil – por meio de uma parceria com a Microsoft – dessa vez como um player de ad tech e programático que está buscando a liderança nesse mercado. O que isso pode significar para o mercado local? E quais são os resultados para a AppNexus, que é parceira da Microsof?

Michael Rubenstein: AppNexus é plataforma de tecnologia programática da Microsoft em 58 mercados globais, incluindo o Brasil. Em nove mercados desses mercados – incluindo o Brasil – AOL atua como a vendedor de inventário Microsoft. É ótimo ver players digitais com maior escala entrando no Brasil e, finalmente, concorrência e escolha beneficiam o mercado. Nós estamos orgulhosos da nossa colaboração com a AOL e Microsoft.