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Adoção da especificação ads.txt avança na América Latina

Iniciativa global do IAB visa aumentar a transparência e estimular boas práticas na compra de inventário e vem ganhando adeptos pelo mundo. No mercado LATAM, a Adsmovil é a primeira empresa a liderar a ação do IAB e já conta com apoio de publishers e parceiros, como Publimetro e Cadreon.

Para acabar com mercado negro de inventário digital e promover a transparência na indústria, o IAB, por meio do IAB Technology Laboratory, lançou recentemente o ads.txt, iniciativa que consiste em um documento de texto em que cada publisher escreve quais são os parceiros autorizados a venderem seus inventários em Real Time Bidding e esse arquivo de texto é carregado diretamente no seu servidor web.

A especificação global é um caminho que muitas marcas podem tomar para certificarem-se de que estão comprando domínios seguros, uma vez que o “ads.txt” identifica vendedores digitais autorizados. Ainda são poucos os publishers ao redor do mundo que já aderiram à inciativa (estima-se que somente 34% dos cinco maiores veículos americanos utilizam a especificação), contudo, a tendência é que esse número cresça cada vez mais.

Além dos veículos, o ads.txt também vem sido implementado nas plataformas de venda programática que, por sua vez, podem especificar quais publishers têm o direito de representá-las comercialmente. Na América Latina, a Adsmovil é a primeira empresa a liderar a ação do IAB. Especializada em soluções de publicidade móvel, a ad tech apoia a iniciativa para garantir que o inventário dos publishers seja monetizado somente por meio de parceiros e distribuidores autorizados.

Com intuito ampliar a adoção da especificação, a Adsmovil tem produzirdo workshops, documentos e conteúdos informativos para que os publishers saibam como implementar esse mecanismo seguro com base em arquivos de texto e declarar publicamente a autorização para monetizar o inventário digital. É o caso da Publimetro, que já implementou ads.txt e incluiu a Adsmovil em seu arquivo.

“É muito importante que todos os publishers saibam que se não implementarem ads.txt serão bloqueados pelo lado comprador, por isso nos parece fundamental apoiar esta iniciativa, assegurando nossas receitas de forma transparente”, comentou Sebastián Arancibia, Digital Advertising Development Manager Regional da Publimetro.

Para Esteban Renaud, Programmatic Head da Cadreon México, o inventário de alta qualidade com práticas seguras para as marcas deve ser priorizado por toda a cadeia, de forma que ad tech valoriza o trabalho da Adsmovil para empregar métodos e tecnologias para rastrear de forma rigorosa o tráfego não autorizado.

“Nossos compradores, por meio programático, poderão fazer um ‘matching’ no momento do lance, entre o ads.txt da plataforma programática com o do publisher, assegurando a transparência no processo”, explicou o executivo.