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EUA: gastos com digital display ultrapassam busca; DoubleClick anuncia oferta de programático garantido

Dentre as principais notícia da semana, eMarketer prevê investimentos em anúncios digitais em display superiores aos gastos com busca (search ad) no mercado americano; após meses de teste, DoubleClick anuncia oferta de programático garantido para publishers e anunciantes; Dentsu Aegis Network adquire Navegg; IAB Brasil apresenta novidades em digital; nova pesquisa do ExchangeWire em parceria com a Rubicon

Gastos com ad display ultrapassam ad search no mercado digital americano

Pela primeira vez, os investimentos em anúncios digitais em display serão maiores do que em busca (search ad) no mercado americano. Segundo pesquisa do eMarketer, a categoria que inclui vídeo, patrocínios, rich media e “banners e outros” responderá pela maior fatia dos gastos com publicidade digital em 2016, equivalente a 47,9%, um total de mais de US$32 bilhões.

Dentre essas opções, “banners e outros” (que reúne diversos tipos de anúncios nativos e anúncios em redes sociais) deve receber mais investimentos pelos anunciantes. Dessa forma, um em cada cinco dólares gastos em digital esse ano será destinado a esse formato de anúncio em display. A pesquisa também destaca o aumento dos investimentos previstos para o ano em rich media (36,4%), motivado especialmente pela crescente adoção de formatos de anúncios “out-stream” e in-feed video; e em vídeo (28,5%), impulsionado pela necessidade dos publishers monetizarem seus inventários.

Enquanto desktop irá corresponder por 57,7% (cerca de US$9,5 bilhões) dos investimentos em publicidade digital em vídeo, o mobile vai abocanhar 77,5% (próximo a US$17,5) dos gastos com banners, rich media, patrocínios e outros formatos display nos Estados Unidos, segundo a empresa de pesquisa.

DoubleClick apresenta oferta de programático garantido

Seis meses depois de anunciar que estava em fase de testes com sua oferta de Programmatic Guaranteed, a DoubleClick divulgou essa semana no blog da companhia que a solução DoubleClick Bid Manager está disponível para anunciantes de todo o mundo, enquanto os publishers a partir de agora terão acesso à ferramenta DoubleClick for Publishers Premium.

Para a nova oferta, a DoubleCkick aposta na combinação da infraestrutura de real-time bidding para impulsionar as capacidades em programático em vendas diretas, de modo que os clientes poderão negociar seus inventários a um preço fixo.

Os gastos com programático direto no último ano são estimados em US$ 8 bilhões somente nos Estados Unidos, o que corresponde a mais de 50% do total dos gastos com publicidade em programmatic display, apontam dados do eMarketer.

Dentsu Aegis Network compra Navegg

Na última sexta-feira (8), o mercado de mídia programática fechou a semana com o anúncio da aquisição da companhia brasileira Navegg pela Denstu Aegis Network. O valor da negociação não foi divulgado. Fundada em 2008 por Adriano Brandão, Luciano Juvinski e Pedro Cruz a companhia possui atualmente dois escritórios principais baseados em São Paulo e Curitiba.

Especializada em DMP (data provider management), a Nabegg conquistou nos últimos anos uma ampla presença no mercado latino-americano, com alcance a dados de 400 milhões de usuários, além de grandes publishers entre seus clientes, como Globo, Estadão e Editora Abril, e parceiros como Google, Yahoo, MediaMath e Rubicon Project. As operações serão organizadas em unidades de negócio independentes, de forma que o CEO e CTO Luciano Juvinski assumirá o cargo de diretor geral, reportando diretamente para Abel Reis, CEO da Dentsu Aegis, e Ashiwini Karandikar, presidente da Amnet Global.

IAB Brasil apresenta novidades em digital

O ano já começa movimentado para o IAB Brasil, que essa semana lançou um novo canal que tem por objetivo divulgar vagas do mercado digital. A iniciativa é fruto de uma parceria com o trampos.co, plataforma especializada em recrutamento e promoção de oportunidades de emprego. O canal do IAB Brasil já pode ser acessado no site do trampos pelo link e já oferece mais de 300 vagas.

Além disso, o IAB Brasil também abre nova turma do curso de mídia, que será realizado nos dias 19 e 20 de fevereiro. O curso promovido pela entidade fornece tanto uma visão conceitual, bem como análise estratégica sobre como capitalizar as oportunidades, boas práticas, tendências e também enfrentar os desafios que a acompanham o universo programático. As vagas são limitadas. Mais informações no site do IAB Brasil.

Última chamada: participe da pesquisa sobre mobilidade

O prazo para contribuir com o novo estudo que está sendo realizado pelo ExchangeWire e Rubicon Project será encerrado na segunda-feira (18) pela manhã. Focada em mobilidade e direcionada aos membros da indústria de mídia programática de diversos países, a pesquisa tem por objetivo mapear e compreender as principais tendências na compra de mobile advertising – desde o orçamento aos formatos adotados e tracking. Ainda dá tempo de participar e contribuir com sua opinião, clicando no link: link:https://www.surveymonkey.co.uk/r/RubiconMobileBuyerSurvey2016.