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Criteo apresenta sólido crescimento no trimestre; Yahoo! Brasil tem novo head de programmatic sales

Dentre as principais notícias da semana, no mercado de mídia programática, o desempenho da Criteo atinge crescimento de 37% em receita para o trimestre no comparativo anual; Walter Motta Junior, ex-Cadreon, é o novo head de programmatic sales do Yahoo! Brasil; a nova parceria da Predicta com Google na América Latina para Adsense e Ad Exchange; o acordo entre Google e Rubicon Project para o programa de syndication de investimento em publicidade DoubleClick; Adjust anuncia expansão para o Brasil; Search é um dos meios com mais anunciantes exclusivos, segundo Kantar Ibope Media

Criteo apresenta resultados para o trimestre

A Criteo, ad tech especializada em retargeting, anunciou essa semana fortes resultados para o primeiro trimestre do ano: a receita no período avançou 37% no comparativo anual para USS$162,5 milhões (número que não contabiliza custos de aquisição de tráfego). O lucro líquido também cresceu 36% em relação ao mesmo período do ano passado, saltando para US$19 milhões. A região das Américas representa 35% do total da receita (exceto TAC), com crescimento de 43% no comparativo anual, atingindo US$56 milhões.

De acordo com a companhia, o ótimo desempenho global se deve ao aumento do alcance de sua tecnologia cross-device, aquisição de novos clientes e expansão da relação com os publishers. Além disso, a empresa revela que mais da metade dos negócios foram gerados por anúncios mobile, sendo que 760 clientes foram adquiridos no primeiro trimestre.

“Nós entregamos rápido crescimento e maior rentabilidade”, comentou Benoit Fouilland, diretor financeiro sobre os resultados. “Essa combinação continua a ser uma característica única do nosso modelo de negócio”. Para este trimestre, a Criteo projeta uma receita entre US$ 158 milhões e US$ 162 milhões.

Ex-Cadreon assume como diretor de programmatic sales do Yahoo! Brasil

Walter Motta Junior assume o novo cargo de head de programmatic sales do Yahoo! Brasil, onde irá liderar esforços de vendas programáticas no momento em que o Yahoo se posiciona no mercado de forma abrangente, com soluções que vão do display ao vídeo e native, e reforça sua abordagem cross-device após a aquisição da Flurry, companhia de mobile analytics, utilizada por mais de 850 mil apps em todo o mundo e 155 mil apps no Brasil.

Responsável pela operação brasileira das empresas Cadreon e Reprise Media, pertencentes à IPG, o executivo deixa a posição de co-diretor da Cadreon Brasil, assumida por Darwin Ribeiro, ex-head da Sociomantic no Brasil e fundador da startup Ocapi, adquirida pela Reamp em janeiro. Ribeiro também acumula passagens por agências como boo-box e Inker.

Sobre a nova missão no Yahoo, Motta revela que o maior desafio será “educar o mercado sobre as possibilidades e diferenciais oferecidos, já que temos produtos de DSP, Ad Exchange, inventário de qualidade e dados proprietários. Estou muito animado com a nova jornada”. No currículo, o executivo traz uma bagagem de mais de 8 anos de experiência em digital, com passagem também pela agência CUBOCC e mais de cinco anos de atuação na agência de social media RIOT.

Predicta fecha parceria com Google na América Latina para Adsense e Ad Exchange

A Predicta, ad tech brasileira, anuncia parceria com o Google, que a torna a primeira empresa certificada oficialmente na América Latina, pela gigante de internet, para prestar serviços de gerenciamento e otimização de contas Google Adsense e Ad Exchange.

Com isso, a Predicta poderá impulsionar a comercialização dos inventários de conteúdo de pequenos e médios publishers, fornecendo aos clientes uma consultoria de formatos de publicidade mais rentáveis nas plataformas do Google, com objetivo de aumentar a receita dos veículos e maximizar seus inventários.

A certificação posiciona a Predicta como uma extensão do Google na missão de auxiliar os pequenos e médios portais a se desenvolverem em mídia programática. “O acesso ao time de parcerias [do Google] e o acompanhamento direto nos permite orientar os clientes a respeito do melhor formato para seu tipo de negócio, e como otimizá-los”, afirma Henrique Paulino, gerente comercial da Predicta.

Google e Rubicon Project anunciam parceria piloto para o programa de syndication de investimento em publicidade DoubleClick

Rubicon Project vai trabalhar em parceria com o Google para o lançamento piloto do projeto de syndication (distribuição) de investimento em publicidade na plataforma DoubleClick. O objetivo é permitir que as editoras alavanquem a plataforma da Rubicon Project para disponibilizar inventário no mercado através de uma integração em tempo real com o DoubleClick for Publishers (DFP).

Durante o programa piloto, o Google conectará o DFP e seu mecanismo Dynamic Allocation com o Exchange API da Rubicon Project, fazendo com que parceiros, empresas de mídia, tecnologias patenteadas de difusão de publicidade e desenvolvedores de aplicativos móveis consigam criar um leilão unificado entre todas suas fontes de compradores.

“Nossa participação neste programa com o Google está alinhada à nossa filosofia de construir uma tecnologia holística de rendimento, além de capacitar os veículos para estabelecerem suas próprias operações de publicidade favoritas”, destacou Neal Richter, CTO da Rubicon Project.

Segundo o executivo, a expectativa é que o programa possibilite aos publishers a ativarem nativamente a tecnologia da Rubicon Project dentro da plataforma DFP, participando diretamente no algoritmo de decisão do Dynamic Allocation do Google, além de permitir “uma integração rica que irá gerar novas oportunidades para os veículos testarem os benefícios de migrar para fora de uma cascata antiquada de tags de anúncio que pode diminuir o desempenho do site e interromper a experiência do usuário”.

Adjust anuncia expansão para o Brasil

Especializada em atribuição e analytics, a adjust dá continuidade à sua expansão global, que recentemente ganhou reforço de escritórios em Londres e Paris, e anuncia sua entrada na América Latina a partir do Brasil. Além disso, a companhia também irá abrir operações na Ásia, especificamente Singapura.

As operações no Brasil, com sede em São Paulo, serão comandadas por Ricardo Feldman. A companhia já possui clientes de seus portfólios comercializados na pré-abertura de seu escritório local.

Ao todo, a adjust abriu quatro escritórios pelo mundo no período de dois meses, o que contribuiu para seu alcance a 11 diferentes localidades. A empresa possui 100 funcionários globalmente e tem entre clientes internacionais empresas como Microsoft, Rovio e Loovoo.

Search é o meio com mais anunciantes exclusivos

Os anunciantes de digital mostraram-se leais às suas afinidades no decorrer do ano passado, segundo o estudo Retrospectiva & Perspectivas, da Kantar Ibope Media. Em Search, do total de 10.390 anunciantes, 68% investiram somente nesta mídia para apoiar sua estratégia de publicidade.

Em comparação, o total de anunciantes exclusivos da TV aberta foi de 66% e rádio 62% do total. No total, o levantamento identificou que 46.730 marcas e empresas compraram espaço publicitário nos meios e veículos monitorados pela empresa de pesquisa em 2015.

Essa semana, o Kantar IBOPE também divulgou que o digital display representou 7% dos investimentos em publicidade no Brasil em 2015, enquanto a TV aberta ainda concentra 70% das verbas.