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Governo regulamenta Marco Civil da Internet; MediaMath tem novo country manager

No giro de notícias da semana: antes de ser afastada de suas atribuições, Dilma Rousseff regulamenta o Marco Civil da Internet, que define pontos como a proteção de registros de acesso e dados pessoais; MediaMath nomeia Mario Rubino para liderar operações brasileiras; DoubleClick anuncia Native Ads; estudo releva impacto da publicidade mobile

Marco civil é regulamentado às pressas em resposta à CPI dos Crimes Cibernéticos

No último dia de mandato antes da suspensão gerada pela admissibilidade do Impeachment pelo Senado, a presidente do Brasil, Dilma Rousseff, regulamentou o Marco Civil da Internet (Lei 12.965). Publicado na edição extra do Diário Oficial da União (DOU), na quarta-feira (11), o texto entra em vigor em 30 dias a partir da data da publicação. No site oficial, o governo justificou a urgência em regulamentar o texto graças às “forças políticas que vinham se articulando no Congresso para alterar previsões do Marco Civil” – no caso, a CPI dos Crimes Cibernéticos, que aprovou recentemente um relatório que ameaça artigos do marco.

A regulamentação determina que os provedores de acesso e aplicação não podem discriminar o tráfego do pacote de dados por arranjos comerciais, sendo que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) fica responsável por fiscalizar as infrações. O texto também regulamenta os mecanismos de proteção dos dados que provedores de aplicação e conexão devem armazenar legalmente, como o dado pessoal, exigindo transparência na solicitação dos mesmos.

O decreto estabelece que a administração pública mediante determinação judicial tenha acesso a registros de acesso e dados cadastrais de pessoas ou grupos específicos, contudo, os órgãos competentes não poderão solicitar dados coletivos e genéricos. E, quando o fizerem, devem garantir mecanismos para que os mesmos não sejam violados ou expostos.

Após a publicação do decreto, operadoras brasileiras manifestaram-se contrárias ao texto aprovado, questionando pontos como discriminação de pacotes de dados na internet e parcerias comerciais e neutralidade da rede.

MediaMath tem novo country manager no Brasil

No início da semana, a MediaMath nomeou Mario Rubino como novo Country Manager no Brasil. Com mais de 20 anos em experiência no martech, Rubino passa a liderar as operações no país, que completam dois anos com crescimento de três dígitos anuais.

O executivo iniciou sua carreira no mercado financeiro e tem passagens pelo portal  WebMotors, além de ter atuado como consultor na área de tecnologia no Brasil. Desde 2014, Rubino faz parte do time da MediaMath, onde foi responsável pela criação da área comercial, além de desenvolver e coordenar a estratégia que resultou no maior crescimento da empresa em todo o mundo, entre o primeiro trimestre de 2015 ao mesmo período de 2016, quando seu quadro de funcionários triplicou no Brasil.

“Fiz parte do crescimento e consolidação da MediaMath no país, hoje, como Country Manager, continuo com grandes expectativas e sei que daremos continuidade a um trabalho altamente estratégico e com grandes resultados”, afirma Rubino sobre os novos desafios.

DoubleClick anuncia Native Ads

O Google revelou essa semana que a plataforma DoubleClick para publishers vai se tornar nativa. A empresa levou seus anúncios nativos para solução de aplicativos  com objetivo entregar e medir esses anúncios em todas as telas.

Após lançar os anúncios nativos para apps no fim do ano passado, agora o DoubleClick quer promover integração e continuidade na experiência dos anúncios entre as telas. Dessa forma, a solução permitirá ao publisher criar uma coleção de formatos customizados para se adaptarem a qualquer tela.

De acordo com a empresa, os formatos nativos são adequados para banners e, também aos espaços de anúncios fluidos no Google Publisher Tag e Google Mobile Ads SDK, além de suportar medição por parceiros terceiros.

Estudo analisa uso de dispositivos móveis e impacto da publicidade

A grande maioria dos brasileiros prefere a publicidade em anúncios, e não por meio de conteúdo em sites. Essa foi a resposta dada por 78% dos participantes do estudo Diário do Mobinauta Brasileiro, realizado pela Pointlogic em parceria com a S4M.

A pesquisa também trouxe que brasileiros não ficam sem seu dispositivo móvel: 92% acessam várias vezes ao dia, sendo que 87% acreditam que o dispositivo móvel os tornam mais eficientes.

O estudo entrevistou com 1108 pessoas entre janeiro e fevereiro que possuem telefone celular, de 16 a 64 anos. Dentre os resultados, a pesquisa identificou a preferência pelos vídeos que é considerada uma atividade popular, seja em busca de entretenimento ou informações. Além disso, os proprietários de mobiles se mostram bem abertos à publicidade.