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Nielsen e GfK unem forças no Brasil; Google lança plataforma Analytics 360

No giro de notícias da semana: Nielsen e GfK pretendem lançar plataforma de mensuração cross-media no mercado brasileiro; Google apresenta plataforma integrada de gestão de campanhas, a Analytics 360 Suíte, que engloba seis soluções da empresa; Investimentos em mobile devem dobrar em dois anos, segundo Warc – a empresa de pesquisa também destaca a importância dos jogos olímpicos para a receita publicitária esse ano; e, por fim, eMarketer traz novos números de mobile sobre o Brasil.    

Nielsen e GfK vão lançar plataforma de mensuração cross-media no Brasil

A Nielsen e a GfK anunciaram que estão fechando um acordo para oferecer serviços de mensuração de campanhas publicitárias cross-media no Brasil.

Enquanto o Nielsen oferecerá todo o conhecimento analítico em publicidade digital (Nielsen Digital Ad Ratings), a GfK, por sua vez, contribuirá com a inteligência e dados relacionados à mensuração da audiência televisiva. O objetivo das duas empresas é disponibilizar uma oferta única de dados e insights a anunciantes, agências e empresas de mídia.

Por enquanto, as companhias ainda não decidiram se o serviço será lançado ainda esse ano. Em comunicado, Stefan Raum, head global de mensuração de mídia da GfK, disse que a parceria permitirá que a empresa efetive os planos de expansão de seus negócios de mensuração da audiência no Brasil.

Já o presidente de produto da Nielsen, Megan Clarken, afirmou: “Nós acreditamos que ao combinarmos nosso melhor serviço Digital Ad Ratings com o conhecimento deles em mensuração de TV, o mercado brasileiro irá ganhar insights cross valiosos”.

Google lança plataforma integrada “Analytics 360 Suíte”

Na segunda-feira (15), o Google anunciou sua nova oferta integrada, o Analytics 360 Suíte, um pacote que mescla soluções de capaz de gerenciar análises e compartilhamento de dados dos clientes integrada ao AdWords e DoubleCkick, e concorre direto com produtos semelhantes já ofertados por empresas como Adobe e Oracle.

Desse modo, a nova plataforma direcionada aos marketers contempla seis produtos: o novo Google Analytics 360 (que nada mais é do que o Google Analytics Premium com outro nome), Attribution (uma reformulação da solução de performance cross-channel Adometry), Tag Manager, Audience Center 360, Data Studio 360 e Optimize 360.

Ofertado anteriormente como parte do Google Analytics, o Tag Manager agora passa a ser disponibilizado separadamente. O Audience Center 360 já existia em versão beta, e trata-se de uma DMP com integração nativa entre Google e DoubleClick que também oferece suporte a dados de terceiros e outras DSPs. Já Optimize 360 e Data Studio 360, ainda estão em versões beta – o primeiro é capaz de testar e customizar versões de sites, enquanto o segundo oferece dados de análises e visualização.

Por enquanto, a suíte Analytics 360 está disponível apenas em beta – resta saber se os clientes irão optar por uma solução única e preferir concentrar seus dados no Google, ao invés de utilizar outras soluções de gestão de mensuração de terceiros.

Investimentos em mobile devem dobrar em dois anos

Os investimentos globais em publicidade mobile devem atingir US$ 90 bilhões em 2017, ou seja, 44% dos investimentos totais em publicidade digital. Os números são da empresa de pesquisa Warc, divulgados essa semana.

A previsão é de que a publicidade movimente US$ 561 bilhões esse ano em todo o mundo (crescimento de 4,4% no comparativo anual), segundo a companhia, sendo que o mobile deve impulsionar os investimentos na área. Por outro lado, o estudo aponta que os gastos com publicidade em desktop estagnaram em torno de US$112 bilhões, e devem cair nos próximos anos – enquanto os investimentos em formatos mobile devem dobrar até 2017, saltando de US$ 48 bilhões em 2015.

De acordo com a empresa de pesquisa, os jogos olímpicos irão impulsionar as receitas publicitárias esse ano, especialmente no Brasil, que deve liderar os investimentos na América Latina. A previsão é que os gastos com publicidade na região subam 5,5% esse ano. No entanto, os investimentos totais devem sofrer queda de 2,9% no próximo ano, especialmente por conta da situação econômica brasileira.

Ecommerce é cada vez mais mobile

O mobile tem ganhado cada vez mais participação nas compras digitais feitas pelos brasileiros. De junho a dezembro de 2015, as compras no varejo online via mobile saltaram de 10,1% para 14,3%, segundo números do E-bit trazidos pelo eMarketer essa semana – a empresa de pesquisa também lembrou que a reportou recentemente que no último trimestre do ano passado as transações em mcommerce (mobile commerce) cresceram 18,6%, sendo a maior parte realizada por meio de smartphones.

O eMarketer estima que as vendas online no Brasil devem alcançar US$ 22,12 bilhões esse ano, uma alta de 13,5% e relação a 2015, representando 3,6% do total do varejo.