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Como a smart TV vai mudar o marketing digital

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Novos canais de mídia continuam surgindo, oferecendo aos profissionais de marketing novas oportunidades para impactar seus clientes. A smartTV, ou TV conectada, representa um desses canais que têm recentemente se destacado pelo aumento de popularidade. Em artigo escrito exclusivamente para o ExchangeWire Brasil, Edmardo Galli, CEO Latam da IgnitionOne, reflete sobre o poder da smartTV aliada à mídia programática.

Mesmo que as tendências de consumo de mídia continuem a mudar, a TV (em todas as suas diferentes formas) continua sendo um ponto central que une as pessoas e funciona como hub para as marcas se relacionarem com seu público. Nesse sentido, a TV conectada permite que os profissionais de marketing capitalizem o poder da televisão, com recursos de direcionamento de público-alvo significativamente mais precisos.

O termo “TV conectada” se refere a qualquer aparelho de televisão que recebe conteúdo transmitido por canais convencionais e que também é capaz de acessar a internet. Ainda estamos falando de TV, mas agora, com capacidades praticamente ilimitadas para o profissional de marketing, uma vez que se trata de um novo modo para impactar consumidores e prospects – dentro de suas residências e por meio da maior tela que eles têm à disposição!

A smartTV também é uma tendência no Brasil. De acordo com dados do IBGE, 2,112 milhões de domicílios brasileiros passaram a ter pelo menos uma TV conectada a partir de 2017, um crescimento de 40% em comparação a 2016. Esse número significa que mais de um em cada dez lares no país utilizam a TV para acessar a internet, praticamente a mesma proporção de tablets, presentes em 10,5% dos domicílios.

Para explorar esse mercado de rápido crescimento e assegurar que seu investimento está sendo gasto com o público mais valioso para a marca, o profissional de marketing deve seguir alguns caminhos. Um deles é deixar de lado as mesmas estratégias empregadas nas campanhas digitais voltadas a outros dispositivos, ou seja, entregar o conteúdo adequado para os consumidores mais propensos a realizar uma conversão, por meio da análise do comportamento online dos mesmos. É fundamental ter em mente que eles estão usando uma TV, mas para acessar a internet. O uso da TV conectada requer que o usuário utilize logins pelos quais é possível identificá-lo, como aqueles das mídias sociais.

Contar com uma plataforma de mídia programática permitirá avaliar o sucesso das campanhas destinadas à TV conectada, por meio de métricas como GRP (gross rating points, que analisa o alcance da campanha dentro da população total em questão) e VCR (vídeo completion rate, que identifica a taxa de usuários que assistiram o vídeo até seu final). A utilização de uma plataforma programática permite analisar todo o percurso da jornada do consumidor, desde o momento em que este indivíduo assiste o anúncio até a fase pós-compra. Esse trabalho permite extrair insights e aprimorar campanhas futuras.