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Qual o melhor modelo de gestão de marketing para a sua empresa?

A escolha do modelo certo para otimizar fluxos de trabalho e gerenciar campanhas da melhor maneira deve ser baseada na estrutura interna e nos resultados que se busca atingir. No artigo escrito exclusivamente para o ExchangeWire Brasil, Edmardo Galli, CEO da IgnitionOne no Brasil, esclarece os modelos de gestão de marketing que utilizam exclusivamente agências ou tecnologias de autoatendimento, bem como uma abordagem híbrida.

O mercado de publicidade e marketing exige, cada vez mais, profissionais dinâmicos e criativos. Vivemos em um cenário onde tudo muda muito rápido e o que é novo hoje, pode se tornar velho em questões de segundos. Além das diversas preocupações diárias que esses profissionais enfrentam, eles também precisam entender como utilizar as ferramentas de comunicação e marketing que estão ao seu dispor e quando terceirizar determinados serviços.

Muitas agências e empresas oferecem serviços completos, e muitas as opções de autoatendimento oferecem maior controle, mas requerem um grande investimento de tempo de sua equipe. Por isso, a opção híbrida está sendo cada vez mais utilizada, pois é onde os profissionais de marketing digital assumem o controle estratégico enquanto a execução fica por conta dos especialistas em tecnologia.

Quando utilizar uma agência?

Agências são consideradas a melhor opção quando você quer terceirizar uma estratégia, visto que elas começam o trabalho do zero. Em outras palavras, elas são indicadas para quando você tem um objetivo, mas não sabe desenvolver a estratégia certa para alcançá-lo e, às vezes, não possui os recursos internos e know-how necessários para obter os melhores resultados.

Entretanto, trabalhar com uma agência não permite o controle diário sobre a equipe que está trabalhando para você. Além disso, o custo que se paga por esse tipo de contratação geralmente é mais caro.

Quando utilizar uma tecnologia de autoatendimento?

Quando você tem o know-how e as pessoas certas para gerir a sua estratégia, essa é a hora para utilizar uma tecnologia de autoatendimento. Nesse modelo de gestão, você corta o “cordão umbilical” com as agências e assume o controle completo da sua campanha de marketing. Apesar de não ser uma tarefa fácil, algumas empresas decidem utilizá-la, pois já possuem uma equipe com tempo e experiência, dedicada a esse tipo de trabalho.

Quando utilizar uma tecnologia híbrida?

Esta é a solução ideal para quem tem uma equipe interna com o know-how necessário para configurar e gerenciar uma estratégia, mas não possui tempo hábil e experiência para executá-la.

Os serviços de tecnologia híbrida oferecem um ótimo meio-termo para as empresas que não necessitam de uma agência full-service, mas não têm tudo o que precisam para executar a tecnologia sozinhas. É um modelo baseado em desempenho, semelhante ao de uma agência, mas com uma camada adicional de transparência, uma vez que o sistema ainda está sendo gerido e controlado por sua equipe interna. Esse modelo de gestão híbrida pode ajudar a aliviar a pressão diária sem perder o controle da sua campanha. Com esses três modelos em vista, o mais importante é saber que o mais assertivo para uma empresa é aquele que proporciona os melhores resultados para a campanha de marketing. É preciso olhar para a sua estrutura interna e analisar se a sua equipe possui os recursos humanos e tecnológicos para alcançar os objetivos da melhor maneira. Não há uma resposta padrão, nem necessariamente um modelo funcionará para todas as campanhas. Então, o melhor é analisar momento a momento, e campanha a campanha, para decidir qual a melhor maneira de prosseguir, até você ter certeza de qual modelo funciona melhor para o seu fluxo de trabalho.