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Conteúdo é o rei, mas o contexto é a chave

“Conteúdo sem audiência, não importa o quão brilhante ele seja, vai errar o alvo toda vez”, reflete Edmardo Galli, CEO da IgnitionOne no Brasil, em seu novo artigo para o ExchangeWire Brasil. Abaixo, o executivo destaca a importância de se extrair valor da audiência para guiar estratégias de marketing digital focadas em conteúdo.

Profissionais de marketing estão cada vez mais utilizando conteúdo em suas estratégias digitais, de social e blogs até e-mails personalizados. A expressão “Conteúdo é o rei” (“Content is king”, em inglês) virou o grito de guerra de muitos, mas meus pêsames àqueles que não percebem que, apesar do conteúdo ser o rei, o contexto é a chave para o castelo. Conteúdo sem audiência, não importa o quão brilhante ele seja, vai errar o alvo toda vez.

Edmardo Galli, CEO da IgnitionOne no Brasil

Edmardo Galli, CEO da IgnitionOne no Brasil

De acordo com Joe Pulizzi, fundador do Content Marketing Institute, é necessário desenvolver uma estratégia focada no conteúdo. Destaco abaixo alguns dos pontos que ele defende para que os profissionais de marketing, em qualquer vertical, tenham sucesso com suas estratégias.

Ache o ponto fraco. Não é sobre vender um produto, é sobre vender uma solução para o problema. Qual dificuldade está sendo resolvida pelo produto ou serviço que você está vendendo? Ao trocar seu foco das características do produto para os benefícios da sua solução, você pode criar imediatamente uma percepção de valor muito maior no consumidor e lhes dar um contexto real, que normalmente falta nas comunicações focadas em produto.

Foque seu conteúdo. Ser um coringa na criação de conteúdo normalmente atrapalha mais do que ajuda. Ao invés de tentar agradar todos os públicos é mais efetivo focar em uma audiência chave. Quanto mais você se conecta com um grupo específico, mais sua mensagem vai ressoar. É aí que dados e o scoring de engajamento entram no jogo. Utilize as informações que você tem para identificar sua audiência principal, e então foque nela.

Dê valor para o que você pode controlar. Enquanto as mídias sociais são fáceis de usar e proporcionam alta visibilidade, os profissionais de marketing não conseguem controlar o que o Facebook, Twitter ou outra plataforma digital escolhem fazer com o seu conteúdo uma vez que ele é publicado. Social é obrigatório em qualquer estratégia digital, mas listas de e-mail e newsletters devem ser exploradas tanto quanto esses canais, se não mais. Foque em criar conteúdo relevante e de alta qualidade que é entregue para leads qualificados por newsletter e outras publicações digitais das quais você tem total controle. Isso permite não só que você garanta que um lead potencial receba sua mensagem, mas também que ela apareça dentro do contexto apropriado.

Por fim, o sucesso no marketing de conteúdo vem da compreensão de que, para extrair valor da sua audiência, é necessário que você dê valor para o que está comunicando.