Audio.ad fecha parceria com o TuneIn para a Copa do Mundo; Adsmovil e Decidata sincronizam campanhas mobile com lances do mundial

No giro de notícias da semana, os destaques do mercado de ad tech brasileiro e LATAM: Audio.ad lança pacote de publicidade em áudio digital segmentado para futebol, de olho nos 21% dos brasileiros que acompanham aos jogos pelo rádio; Adsmovil e Decidata permitem que anunciantes impactem audiências em dispositivos móveis, alinhando suas mensagens com lances reais e ao vivo dos jogos; novo e-book do IAB aborda aspectos da publicidade digital em áudio.   

A parceria entre Audio.ad e TuneIn para a Copa

O rádio possui 52 milhões de ouvintes no Brasil, desses, cerca de 16% ouvem rádio por dispositivos móveis, segundo a Pesquisa Regular de Rádio. Além disso, um estudo da Audio.ad, empresa especializada em soluções de publicidade em áudio digital na América Latina e no mercado hispânico dos Estados Unidos, revela que oito em cada dez pessoas escutam rádio pela internet ao menos uma vez na semana.

Considerando que cerca de 21% dos brasileiros acompanham jogos de futebol pelo rádio, a publicidade nesse meio de comunicação tem grande importância na estratégia de marketing das empresas. De olho na oportunidade, a Audio.ad acaba de lançar um pacote de futebol com o TuneIn, aplicativo que possibilita acesso a rádios do mundo inteiro nos dispositivos móveis. Com a parceria, a Audio.ad ofertará um pacote de áudio digital aos seus clientes para ações voltadas à Copa do Mundo, que teve início na quinta-feira, na Rússia.

“Durante a Copa, o público poderá ouvir as rádios que irão narrar os jogos, por isso ofereceremos uma conta única e exclusiva aos anunciantes na categoria Esportes do TuneIn, que representa 20% do público do aplicativo e, durante a Copa do Mundo, representará cerca de 35% do público”, explica Rodrigo Tigre, sócio-diretor da Audio.Ad/RedMas.

Antes de reproduzir qualquer conteúdo sobre futebol, o usuário será impactado com um anúncio de 15 a 30 segundos e um banner de 300×250. O pacote conta também com sete diárias com a primeira impressão de qualquer conteúdo no aplicativo com frequência de um anúncio por usuário, para não desgastar a imagem da marca. Assim, mais de 2 milhões de pessoas serão impactadas com impressões de áudio e banner.

No Brasil, o rádio tem grande representatividade na publicidade brasileira, que movimentou R$ 134 bilhões em compra de mídia em 2017 no Brasil, segundo o Kantar Ibope Media. O meio, por sua vez, foi responsável por R$ 6 bilhões em valores publicitários brutos, um crescimento de 24% em relação ao ano anterior.

Adsmovil e Decidata apresentam solução para campanhas de publicidade móvel sincronizadas com lances ao vivo da Copa

A Adsmovil, as tech especializada em mobile, anuncia o produto Sport Sync, em parceria com a Decidata, empresa que desenvolve tecnologia para mídia e anunciantes unificando o marketing em múltiplas telas. A nova ferramenta permite às marcas sincronizarem ao vivo suas campanhas publicitárias em dispositivos móveis durante as partidas de futebol da Copa, usando formatos de display e vídeo.

Por meio da solução Sport Sync, se houver gols marcados, cartão amarelo, troca de jogador ou algum outro fato importante durante as partidas de futebol, os anunciantes poderão impactar seu público com mensagens que façam alusão ao ocorrido durante o jogo, sempre dentro dos objetivos da marca, em tempo real.

Na plataforma Sport Sync, o anunciante escolhe em qual partida deseja fazer a campanha e define o que pode acontecer durante o jogo e qual público deve ser impactado. Por exemplo: o jogo escolhido é entre Brasil e Suíça e determinada marca de bebida indica que, em caso de gol da seleção brasileira, a audiência definida previamente receberá uma campanha sugerindo que o lance seja comemorado com um de seus produtos. Em resumo, se as ocorrências apontadas pelo anunciante acontecerem, o Sport Sync detecta e ativa a campanha digital automaticamente, impactando em apenas alguns segundos o público-alvo nos dispositivos móveis, no momento de maior relevância e atenção.

“Este ano o mobile terá um papel muito importante no engajamento durante o mundial de futebol devido aos horários da maioria dos jogos e pela alta penetração dos dispositivos móveis em todo o mundo”, pontua Alberto Pardo, CEO e fundador da Adsmovil. Ele explica que a solução traz benefícios para as marcas por permitir que elas enviem mensagens apenas em situações realmente relevantes, capturando o público no momento certo e gerando ações que impulsionem o tráfego móvel, como compras ou downloads de aplicativos, durante um dos eventos mais importantes do mundo.

Já Cyprien Grau, COO e co-fundador da Decidata, lembra que 88% dos consumidores usam o dispositivo móvel como segunda tela enquanto assistem à televisão. “Por essa razão, nossa tecnologia é relevante ao criar e desenvolver estratégias em dispositivos móveis durante eventos tão importantes quanto o mundial da Rússia. As marcas poderão aproveitar esta solução ao máximo em suas estratégias de marketing durante a Copa”.

 Audio advertising: novo eBook do IAB Brasil

Seguindo uma tendência mundial, o Brasil vivencia o crescimento do consumo do áudio digital, que envolve desde streaming de música, podcasts, audiobooks, apps mobile e rádios online, por meio de dispositivos como computadores pessoais, tablets, smartphones e wearables. Mais do que nunca, o meio traz uma enorme oportunidade de comunicação para as marcas.

Para alavancar as boas práticas da publicidade digital no País, o IAB Brasil disponibilizou o eBook “Audio Advertising”. Destinado a profissionais de marketing, o material esclarece as principais perguntas sobre o cenário atual desta modalidade de publicidade e apresenta um panorama geral da propaganda veiculada em áudio digital e de seu mercado, formas de consumo, planejamento de campanhas, as principais métricas utilizadas especificamente para este formato e uma lista de cases de destaque.

“Desde 1930 o audio advertising é uma realidade, mas o formato do áudio digital explodiu nos últimos anos, e este fenômeno tem influenciado profundamente a relação entre marcas e consumidores, comentou Cris Camargo, diretora executiva do IAB Brasil. A executiva lembra que além dos serviços de streaming, que já possuem uma parcela significativa de usuários no Brasil, os dispositivos inteligentes ativados por voz são cada vez mais adotados pelos consumidores.

Para Rodrigo Tigre, presidente do Comitê de Áudio do IAB Brasil e sócio diretor da Audio.ad Brasil, o áudio digital já é uma realidade no mercado brasileiro, sendo hoje a segunda atividade em termos de volume de ações, depois das redes sociais.

O eBook “Audio Advertising” está disponível para download gratuito no link https://iabbrasil.com.br/e-book-audio-advertising/.