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O impacto da automação em nuvem no mercado publicitário

Nos últimos anos, a transformação digital trouxe desafios sem precedentes às agências e seus modelos de negócios. O digital revolucionou os processos de marketing como um todo, bem como o papel das agências, que passaram a lidar com tecnologias, montanhas de dados, novos canais e padrões de consumo omnichannel. Sem contar os desafios internos, como pressão financeira e busca de talentos, e a concorrência com consultorias que adentram a cada dia nesse mercado.

Enquanto os anunciantes buscam otimizar a rentabilidade de investimentos em publicidade, inclusive aumentando seus gastos com mídia programática, as agências tentam tornar suas operações mais rentáveis. Um caminho adotado por elas tem sido investir em tecnologia e automatização para diminuir custos, simplificar a operação de diferentes tecnologias e de campanhas nos diversos canais – e, então, concentrar em um modelo de negócios baseado em performance e na adaptação às mais novas tendências.

“Em um mundo que parece cada vez mais lotado de demandas complexas, que exigem longas cargas de trabalho nos processos de tomada de decisão, é natural que as agências foquem cada vez mais no core dos seus negócios”, explica Arthur Furlan, CEO da Configr, empresa com forte atuação no mercado publicitário especializada na oferta de infraestrutura de hospedagem para a gestão de centenas de campanhas, websites e emails de clientes.

Assim, ao em vez de montar departamentos com profissionais especializados para gerir essa infraestrutura, muitas agências apostam na terceirização de serviços. Como é o caso do Grupo ABC, que investiu na terceirização da gestão de sua enorme infraestrutura pela Configr a fim de conseguir alocar profissionais para áreas mais relevantes do negócio.

Arthur Furlan CEO da Configr

Arthur Furlan, CEO da Configr

“Sendo um dos maiores grupos de comunicação do mundo, a empresa precisa ter à disposição uma infraestrutura online robusta e ao mesmo tempo prática, para que os processos internos, focados em última instância na criação de peças memoráveis, não sejam afetados por quaisquer problemas envolvendo emails ou servidores, por exemplo”, comenta o CEO da Configr.

Fundada em 2013, em Brasília, a Configr hoje conta com um exército de robôs e tecnologia própria para ofertar serviço de hospedagem em cloud server. Ao todo, são mais de 1500 clientes que automatizam todo o processo de criação, configuração, otimização, gerenciamento e proteção do servidor em nuvem. Por meio da oferta de serviços de criação e gerenciamento de banco de dados, a startup também viabiliza a utilização de dados para segmentação e o acompanhamento da jornada do cliente em diferentes canais.

Assim como o Grupo ABC, Arthur Furlan ressalta que diversas agências digitais espalhadas pelo país têm adotado a terceirização como uma forma de deixar de lado suas preocupações e esforços em gerenciar sua infraestrutura online. Um exemplo é a Lampejos, agência digital especializada em marketing digital, que se viu diante de um grande problema quando o colaborador responsável por cuidar da infraestrutura de tecnologia se desligou da empresa.

“Eu não possuo expertise em servidores nem queríamos contratar alguém apenas para essa parte. Procurando uma solução de hospedagem que pudesse nos ajudar, encontrei a Configr. Migramos toda a nossa infraestrutura e estamos com eles até hoje”, compartilhou Thomaz Scalquo, gerente de projetos da Lampejos.

Além da gestão da infraestrutura, as agências também recorrem cada vez mais a soluções automatizadas para reduzir custos e tempo gasto com instalação e implementação de hotsites para campanhas publicitárias digitais e programáticas. Isso porque utilizar uma solução de hospedagem automatizada traz também ganhos em termo de gestão e organização interna.

Segundo Gustavo Souza, CEO da agência Convertise, houve uma diminuição de 90% no tempo gasto cuidando de infraestrutura e em contato com suporte de hospedagem depois de contratar os serviços da Configr. Da mesma forma, Giulliano Soares, diretor de planejamento da agência Nossa Causa aponta uma redução em 80% nosso custo com gerenciamento de servidores com a terceirização pela startup de Brasília.

Para Sebastian Baltazar, CEO da agência CreaTeam, a grande dificuldade era lidar com hospedagens compartilhadas, por isso, a decisão de partir para uma solução cloud que oferecesse uma hospedagem simples, acessível e com suporte de qualidade. Foi quando a agência começou a trabalhar com a Configr. “Ter um sistema automatizado trabalhando 24 horas por dia, 7 dias por semana, me poupou mais tempo do que eu pensei que poderia poupar”.

“Quando se lida com centenas de demandas e clientes diariamente, é necessário centralizar ao máximo todas as informações, ao invés de cair no erro de utilizar diversos provedores diferentes”, complementa Arthur Furlan, da Configr. Desse modo, ao adotar soluções automatizadas baseadas em nuvem, as agências digitais conseguem controlar e gerir aplicações de forma centralizada e serviços essenciais para o bom funcionamento da empresa, sejam eles websites, emails ou bancos de dados.