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A migração das verbas publicitárias para o digital; IMS e Snapchat expandem parceria na América Latina

No giro de notícias da semana, as notícias que foram destaque no mercado digital LATAM: mapeamento da Kantar Ibope Media reforça a migração de verbas publicitárias para o digital; IMS e Snapchat expandem parceria do Brasil para México, Argentina e Colômbia; Zoomin.TV lança Multiplatform Network em vídeo no Brasil; ROIx tem novo posicionamento; Accenture Interactive revela novo diretor para América do Sul hispânica; Teads comemora crescimento global e regional. 

Digital movimenta R$ 5,7 bilhões em 2017 no Brasil

Apesar da TV ainda responder pela maior parte dos investimentos publicitários no Brasil, o mapeamento apresentado essa semana pela Kantar Ibope Media mostra uma migração em curso na distribuição dos investimentos em direção ao digital.

A empresa de pesquisa, que analisa apenas os investimentos em display e search em desktop comercializados diretamente pelos publishers revelou que a publicidade digital movimentou R$ 5,7 bilhões em 2017 no ano passado. Contudo, a Kantar Ibope Media, destacou que esses números não devem ser vistos como um encolhimento do mercado, uma vez que não levam em consideração as vendas programáticas, vídeos e mobile - que, segundo a companhia, têm atraído grandes investimentos.

Diante disso, a organização reforçou o compromisso em continuar avançando suas atividades de monitoramento da publicidade online nos diversos segmentos para que seja possível acompanhar o desenvolvimento desses investimentos. De acordo com o levantamento, os investimentos totais em publicidade no Brasil caíram 1,6% de 2016 para 2015, movimentando R$ 129,9 bilhões. O estudo completo será divulgado em março, com a pesquisa “Retrospectiva e Perspectiva 2016”.

IMS e Snapchat expandem parceria na América Latina

Depois do Brasil, agora é a vez de México, Argentina e Colômbia serem contemplados com a parceria entre a Internet Media Services (IMS) e a Snapchat para a comercialização de publicidade no app Snapchat.

Em comunicado, a Snapchat reforçou a experiência da IMS no desenvolvimento de mercados e estratégias de marketing. Já o CEO e Fundador da IMS afirmou: “Estamos impressionados e muito animados com os resultados recentes das campanhas no Snapchat. Os relatórios são bastante completos, e pela primeira vez vejo formatos publicitários onde o usuário está disposto a ser o porta voz das marcas e compartilhar com seus amigos”.

A parceria traz a esses mercados LATAM a comercialização de três novos formatos de publicidade no aplicativo: o snap ad, um vídeo vertical de até dez segundos em full-screen com áudio automático; as lentes patrocinadoras, que permite aos usuários aplicarem efeitos e sons em tempo real em si mesmos, promovendo maior interação com o anúncios; e os geofiltros patrocinados, imagens mostradas quando um usuário está em um lugar específico e interage com o app.

Em alguns meses de teste, a IMS veiculou mais de 80 campanhas de mais de 50 anunciantes na América Latina, incluindo marcas como Unilever e Coca-Cola no Brasil, e Coca-Cola e Samsung no México.

Zoomin.TV lança Multiplatform Network em vídeo no Brasil

A Zoomin.TV, empresa de vídeos online, acaba de anunciar a criação de uma Multiplataform Network (MPN). A rede conta com 500 influenciadores digitais brasileiros do YouTube, que juntos com os canais próprios da Zoomin.TV chegam a mais de 30 milhões de inscritos e 300 milhões de views mensais.

A MPN é um sistema de inteligência de recomendação de conteúdo que busca promover o crescimento dos canais, por meio da alavancagem de audiência entre os influenciadores no YouTube, redes sociais e nos mais de 100 publishers associados à Zoomin.TV. A plataforma também oferece serviços de curadoria e venda publicitária.

Em um mês, a MPN já veiculou anúncios de grandes empresas brasileiras como Caixa Econômica, Banco do Brasil, Itaú, Sebrae, Petrobras, Ferreiro Rocher, Uninove e GM. “Temos capilaridade e o maior inventário horizontal de vídeo premium com geração de audiência referendada pelo comScore, o que nos garante oferecer o target certeiro para qualquer tipo de campanha”, comentou Paulo Leal, diretor geral da Zoomin.TV.

ROIx reforça novo posicionamento

A ROIx, especializada em gestão de audiência, apresentou seu novo posicionamento ao mercado brasileiro: “Make a Good Impression”. Segundo o CEO John deTar, a expressão indica a necessidade das marcas conhecer sua audiência, o que é impossível fazer sem uma estratégia de dados completa.

“Apesar de alguns anunciantes ficarem seduzidos pela prática das ‘impressões garantidas’, ou seja, formatos que podem garantir que ‘algum usuário final’ seja impactado pelo anúncio, a grande questão é: qual o tipo de impressão você está gerando ou passando?”, completou deTar.

Assim, a ROIx, por meio do seu produto de vídeo por audiência TVxtender e da parceria com a solução de dados GDB (Global Data Bank), quer auxiliar empresas brasileiras na criação de uma boa experiência entre marca e consumidor por meio de estratégias cross-device.

No ano passado, o TVxtender que teve um crescimento de 200%, com mais de 1 bilhão de views comercializados e um aumento de 45% no head account. No período, ROIx  saltou de 20 para 80 campanhas mensais. 

Accenture Interactive tem novo diretor para América do Sul hispânica

Ezequiel Arslania é o novo diretor da Accenture Interactive na América do Sul hispânica, agência de marketing digital da Accenture. Sob o novo desafio, o executivo vai liderar o desenvolvimento da marca e seu posicionamento na América do Sul hispânica, além de comandar a equipe de marketing digital regional.

Com mais de 20 anos de bagagem no mercado de publicidade, o executivo acumula passagens por agências como McCann y Ogilvy e J. Walter Thompson, onde cuidou de campanhas premiadas internacionalmente. Arslania foi gerente geral de agências na Ogilvy Argentina, onde também liderou a agência digital do grupo, a OgilvyOne.

Teads fatura US$ 200 milhões em 2016

A Teads, marketplace de vídeos, fechou o ano passado com receita global de US$ 200 milhões, um avanço de 39% em comparação ao ano anterior, apresentando o quarto ano consecutivo de EBITDA positivo. Somente na Europa, o companhia atingiu 45% de crescimento em relação aos resultados de 2015.

No Brasil, os resultados também foram comemorados pela empresa, muito por conta de grandes parcerias com publishers locais, como Editora Abril, Estadão e O Globo. Os formatos outstream da Teads ganharam escala, principalmente no mobile e na programática: atualmente, cerca de 60% do tráfego online são provenientes de acesso via dispositivos móveis, enquanto a mídia programática responde por 35% da receita da empresa no país.

“Inclusive, somos atualmente a única empresa que oferece um formato de vídeo vertical de alta qualidade programaticamente na América Latina. Acompanhando o bom momento do mercado, devemos alcançar uma participação ainda maior até o fim do ano”, afirma Fabricio Proti, diretor executivo da Teads Brasil.