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Raio-x e expectativas: digital e programático no Brasil e América Latina

Enquanto a publicidade tradicional sente o efeito da crise que assola o país, a publicidade digital e programática vislumbra perspectivas bastante positivas no horizonte de 2017 não apenas no Brasil, mas na América Latina de forma geral. Atraídos pela assertividade e rentabilidade, anunciantes destinarão um volume ainda maior de verbas publicitárias  do offline para o online,visando a possibilidade de atingir o público-alvo com mais eficácia, além de otimizar gastos.

Segundo estimativas do IAB Brasil, o setor de publicidade digital movimentou cerca de R$ 10,4 bilhões este ano, um avanço de 12% em relação ao ano anterior. E a previsão é que o setor de siga mantendo um crescimento de dois dígitos nos próximos anos, impulsionado principalmente por investimentos em search, display e redes sociais e vídeo. Além disso, o cenário também é positivo para as agências que trabalham com mídia digital: mais da metade alcançaram crescimento em 2016 ou conseguiram fidelizar seus clientes, mantendo contratos ao longo do ano, de acordo com a Abradi (Associação Brasileira dos Agentes Digitais).

Já o uso da modalidade programática de compra e venda de publicidade deve aumentar em 44% nos próximos quatro anos na região, aponta relatório da Magna Global, de forma que o vídeo deve se tornar o formato dominante nas transações programáticas. O levantamento ressalta que o Brasil detém o maior share do mercado regional, estimado em US$ 280 milhões em 2016, o que representou um avanço de 65% em relação a 2015. Assim, veremos gastos em programático com vídeo em desktop saltando de 41% para 50% no Brasil até 2020, enquanto investimentos em banner no desktop devem cair de 38% para 17%. Já o mobile, que representa atualmente 21% do total gastos programáticos, responderá por 33%.

"A América Latina enfrenta alguns desafios em marketing programático, mas também muitas oportunidades. Fatores econômicos e a complexidade da tecnologia continuam sendo obstáculos, mas o aumento da penetração da Internet na região, além do investimento em educação e divulgação sobre compra, venda e uso de sistemas de compra de mídia programática vão dar mais sofisticação ao ecossistema de marketing",  resume Fernando Juarez, diretor geral da MediaMath LATAM. E para dimensionar as ótimas expectativas para a indústria no Brasil e na região, a adtech produziu um infográfico com foco nessas tendências, trazido aqui com exclusividade pelo ExchangeWire Brasil.

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