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IgnitionOne integra consórcio Open ID; Via Varejo aposta em mídia programática com foco em lojas físicas

No giro de notícias da semana, os destaques do mercado de publicidade brasileiro e LATAM: IgnitionOne começa a utilizar sistema de identidade de usuário padronizada para publicidade programática; varejista Via Varejo oferta anúncios personalizados nos momentos de cadastro à rede wi-fi de suas lojas pelo país. 

IgnitionOne entra para consórcio Open ID

A ad tech IgnitionOne passa a fazer parte do Open ID, um consórcio de empresas independentes que tem por objetivo melhorar a experiência do consumidor e aumentar a eficiência dos investimentos em mídia programática. Isso é possível graças à solução de “user ID” padronizada (em vez de identificadores proprietários), que possibilita aos anunciantes alcançar consumidores com maior precisão.

“Por meio do sistema desenvolvido pelo Open ID, os anunciantes podem segmentar audiências fora dos ecossistemas dos gigantes digitais, o que aumenta a eficiência dos investimentos em mídia e estimula a competição”, explica Edmardo Galli, CEO LATAM da IgnitionOne. Como resultado, ele ressalta a oferta de conteúdo mais relevante e a melhora da experiência do usuário. “Ao fazer isso, os membros do consórcio se propõem entregar uma publicidade de precisão comparável à do Google e do Facebook”.

Na prática, o que acontece é que os identificadores proprietários utilizados no processo de bidding em canais programáticos não conseguem conseguem traduzir a identidade dos compradores e vendedores de mídia, sem contar a dificuldade de segmentar em dispositivos diferentes, como mobile e desktop. Por outro lado, as gigantes Facebook e Google acabam por abocanhar grande parte dos investimentos online justamente por construírem audiências mais precisas, graças a seus identificadores de dados.

Criado em 2017 pelas ad techs AppNexus, Index Exchange e LiveRamp, o Open ID agora soma mais 15 novas empresas além da IgnitionOne. Dentre as iniciativas do consórcio, estão soluções que permitem segmentar usuários com mensagens personalizadas por meio da combinação de cockies e soluções de identidade, como o Adnx.com, um dos maiores pools de cookies do mercado, e o identificador baseado em pessoas IdentityLink.

Via Varejo passa a ofertar mídia online nas lojas físicas

O grupo Via Varejo, detentor das marcas Pontofrio e Casas Banhia, dá um passo à frente com a venda de mídia em suas lojas físicas. Por meio da mídia programática, a varejista agora oferece anúncios personalizados nos momentos de cadastro à rede wi-fi de suas lojas, abrindo a possibilidade para as marcas de alcançarem os clientes na jornada de compra.

Os espaços serão comercializados pelo braço de mídia publicitária do grupo, o Via VArejo Ads. Vale lembrar que a empresa já possui uma oferta consolidada de mídia publicitária no ambiente digital desde 2014 e, desta vez, a aposta abrange a expansão para uma plataforma omnichannel.

“O mercado publicitário está relativamente estável em oportunidades de mídia. Queríamos ir além e permitir vendas integradas entre online e off-line”, comentou Paulo Madureira, diretor de marketplace e soluções e serviços da Via Varejo.

A princípio, aproximadamente cem lojas disponibilizarão a oferta de mídia. Segundo o grupo, a expectativa é alcançar todas as redes do país até o fim do ano.