×

Combate à fraude na publicidade digital: 2018 será o ano da virada?  

O problema bilionário da fraude na indústria de publicidade digital está longe de ser resolvido, já que os fraudadores se movem tão rapidamente quanto as inovações e mecanismos para mitigar riscos. Mesmo assim, 2018 é cotado como o “ano da virada” no que diz respeito às iniciativas e esforços coordenados pelo setor para garantir um ambiente seguro e confiável para agências e anunciantes.

Se 2017 trouxe a preocupação com a transparência da publicidade digital para o cerne das discussões, é de se esperar que o mercado avance e mostre resultados no combate à fraude. Da implantação da especificação “ads.txt” ao uso de métricas auditadas por empresas terceiras - o sell-side não tem outra saída, senão adotar práticas para garantir a confiabilidade dos inventários.

Em continuidade à série de tendências para 2018 no setor, executivos de empresas como MediaMath, Smart, Adsmovil, RTB e Dynadmic comentam suas expectativas em torno do tema fraude.

“Turning point”

À medida que as marcas percebem a eficácia do marketing programático, é natural que questões relacionadas a brand safety eclodam e 2017 foi significativamente pautado pela discussão de anúncios programáticos impróprios. A MediaMath lançou em abril o Curater Market, ferramenta de inventário premium livre de fraudes e com garantia de brand safety. Desde outubro, estamos adotando gradualmente a suíte “ads.txt” em nossa plataforma, trabalho que seguirá em 2018. Já estamos e continuamos utilizando uma variedade de métodos tecnológicos e humanos de ponta a ponta para garantir que nosso ecossistema seja seguro e livre de fraudes.

Infelizmente, os fraudadores não vão parar de agir em 2018, mas esperamos que este ano represente um turning point nos esforços do setor para combater esses atores com o auxílio de ferramentas e parceiros certos para proporcionar um ecossistema seguro, autorizado e autêntico aos anunciantes.

Mario Rubino, country manager da MediaMath no Brasil

Avanço em direção ao OpenRTB 4.0 e Ads.cert

Desde o lançamento do movimento proposto pelo IAB (ads.txt), em 2017, o combate à fraude passou a ser tema recorrente na indústria digital no Brasil e no mundo. Esse movimento irá continuar, mas não resolverá todos os problemas porque fraudadores irão se mover muito rápido para contorná-lo. Vemos um rápido avanço para outras soluções como OpenRTB 4.0 e Ads.cert, que devem se fortalecer ao longo do ano. Em paralelo, imagino que mais empresas irão se blindar com práticas e técnicas que garantam a confiabilidade dos inventários, como a Smart passou a fazer a partir de dezembro com a adoção do mecanismo ads.txt como parte de nosso esforço contínuo para garantir exclusivamente inventário de alta qualidade aos anunciantes.

Weverton Castro, country manager da Smart no Brasil

Auditorias externa como peça-chave   

Sem dúvida, a fraude continuará sendo um dos maiores problemas da indústria da publicidade. Acredito que em 2018 as marcas e as agências estarão muito mais conscientes desses riscos, tomando medidas para evitá-los e combatê-los. Certamente, o uso de plataformas como Moat, Sizmek, IAS se tornará um padrão na indústria.

Alberto Pardo, CEO da Adsmovil

Relação baseada na transparência 

As empresas estão, cada vez mais, em busca de transparência na relação com seus fornecedores. Com base nisso, acredito que o mercado está caminhando para um modelo em que o primeiro ponto a se considerar é, justamente, a confiabilidade do fornecedor; se é uma empresa cujo principal valor é a transparência, e se ela disponibiliza aos seus clientes ferramentas e painéis para que eles encontrem todos os dados, resultados e fontes que necessitarem sobre campanhas em andamento ou mesmo anteriores. Este será um imperativo cada vez mais importante na nossa indústria.

Rodrigo Lobato, country manager da RTB House Brasil

Um movimento do mercado

Marcio_Figueira_Dynadmic

Desde a nossa concepção isso foi um dos nossos pilares, temos um dos melhores sistemas de combate à fraude no que diz respeito à veiculação de vídeos on-line.

Os anunciantes estão cada vez mais atentos a isso e o mercado, como um todo, vem buscando mais transparência. Não vejo muito tempo de vida para as empresas que trabalham ou tentam ganhar com fraude na veiculação de campanhas digitais. Não existe mais cliente bobo ou sem conhecimento!

Marcio Figueira, country manager da DynAdmic Brasil