5 motivos para utilizar vídeo online em sua estratégia em 2018

Investimento capaz de trazer retorno a curto, médio e longo prazos e uma estratégia infalível para o fortalecer a publicidade digital das marcas. O vídeo digital segue como uma das grandes tendências para 2018 por inúmeras razões, elencadas aqui por Marcio Figueira, country manager da DynAdmic Brasil, em artigo exclusivo para o ExchangeWire Brasil.

Embora 2017 tenha sido um ano difícil para o mercado em geral, foi possível obter resultados promissores para o mercado de publicidade em vídeo online e, chegando na reta final de dezembro, começamos a planejar e a traçar novas metas para o próximo ano.

O clima para 2018 é de otimismo em relação à ad tech levando em consideração dois grandes momentos para os negócios: a Copa do Mundo e as Eleições.

A publicidade em vídeo online foi um dos formatos que mais cresceu durante esse ano nos EUA, por exemplo. Entre 2015 e 2017, a compra programática de vídeo aumentou 45%, de acordo com o Video Ad Spend Study do IAB US. Essa alta performance em campanhas de vídeo mobile vem crescendo concomitantemente ao interesse do consumidor – a internet está cada vez mais concentrada no conteúdo de vídeo.

Pensando nisso, podemos citar cinco motivos e estratégias para utilizar vídeo online na sua estratégia em 2018:

Marcio_Figueira_Dynadmic

Marcio Figueira, country manager da DynAdmic Brasil-

– É o melhor meio para gerar engajamento com o seu público. Segundo uma pesquisa da comScore sobre esse cenário, os consumidores preferem ver vídeos a ler conteúdos em textos. No Brasil, 86% dos usuários de internet assistem a conteúdos em vídeo, sendo que 36% veem pelo menos uma vez ao dia;

– Atualmente os consumidores estão mais expostos à publicidade no meio digital, sendo assim, os vídeos que entregam mais conteúdos em menos tempo acabam gerando um maior engajamento;

– Buscar transparência em suas campanhas. Se, de um lado, vemos anunciantes cada vez mais preocupados com a qualidade do inventário adquirido na internet, do outro estão as empresas de programática com o desafio de garantir a transparência no serviço oferecido;

– Pensar em brand safety, pois a marca do anunciante não deve ser vinculada a determinados assuntos e/ou temas que desabone a marca;

– Analisar os principais KPI’s como: VTR (view through rate), sendo a mensuração de pessoas que assistiram ao vídeo até o final, VWB  (viewability), entendendo o percentual em que o seu vídeo foi exposto para o usuário e AVOC (audible and viewable on completion), que permite aos anunciantes analisar resultados de campanhas que tenham o áudio como parte importante da estratégia de divulgação digital.

Utilizar esse formato de publicidade digital é uma ótima forma de manter ativa uma campanha por período maior do que o previsto. Sendo assim, o vídeo se coloca como um investimento que traz retorno a curto, médio e longo prazos. Em resumo, utilizar o vídeo online é uma estratégia para o fortalecimento  da publicidade digital, considerada uma publicidade mais segmentada,  gerando uma alta receptividade e eficácia para os anunciantes.