Vendas no ecommerce saltam da 10,3% na Black Friday; In Loco lança plataforma de compra OOH

No giro de notícias da semana: Ebit revela que gastos na Black Friday movimentaram R$2,1 bilhões no ecommerce brasileiro; plataforma da In Loco viabiliza acesso a 100 relógios digitais da ClearChannel no Rio de janeiro; com Sociomantic, Azul aumenta tráfego de site em 358%.

Números da Black Friday no Brasil

Neste ano, a Black Friday movimentou R$2,1 bilhões no ecommerce brasileiro, um salto de 10%3% e relação ao R$1,3 bilhão do ano anterior. Os números registrados entre  a última quinta e sexta-feira foram apresentados pela Ebit.

Apesar de significativo, o valor ficou abaixo das previsões da empresa de pesquisa, que esperava que o ecommerce faturasse R$2,18 bi na data. Enquanto o número de pedidos aumentou em 14%, o tíquete médio sofreu leve queda de 3,1% no período.

A Ebit ressaltou o crescimento do volume de compras feitas a partir do mobile: os pedidos subiram 81,8% ante 2016, sendo que os dispositivos móveis responderam por 30% das compras. Em termo de gastos, o mobile movimentou 41,5% a mais, comparado ao ano anterior. A empresa atribui o avanço à expansão do mercado de smartphones e ampliação do acesso ao 3G e 4G.

Plataforma da In Loco viabiliza compra de mídia digital out of home

Desenvolvida pela In Loco em parceria com a Serasa Experian, a Real World Audience (RWA), plataforma brasileira baseada em dados de geolocalização e sócio-demográficos, passa a permitir compra de mídia digital out of home. Assim, agências e anunciantes podem comprar programaticamente espaços nos 100 relógios digitais da Clear Channel na cidade do Rio de Janeiro;

“Conectar informações de comportamento do consumidor para que agências e anunciantes tenham seu planejamento e execução de campanhas mais mutáveis somados ao universo de dados para geomarketing que a plataforma proporciona e com possibilidades de expansão da mesma campanha com apenas um clique para diversos canais”, explicou Caio Casado, gerente de inteligência de dados da In Loco.

Por meio da plataforma, é possível determinar a audiência, o melhor cluster para cada campanha e os melhores dias e horários. Além do inventário mobile In Loco, composto por mais 600 aplicativos parceiros e 55 milhões de usuários ativos, o RWA permite aos profissionais de marketing agregar dados de comportamento offline para melhorar o desempenho das campanhas online através das DSPs e DMPs que já utilizam a compra programática.

“Essa parceria é mais um passo dentro da nossa estratégia de integrar cada vez mais os meios e plataformas. Não vejo outra forma de atingir esse objetivo senão promovendo a complementaridade das mídias e apresentando ao mercado recursos inéditos capazes de renovar as oportunidades publicitárias”, comenta Lizandra Freitas, CEO da Clear Channel.

Com Sociomantic, Azul aumenta tráfego de site em 358%

A Sociomantic foi contratada com o desafio de engajar indivíduos e direcioná-los para o site da companhia aérea brasileira em meio à alta concorrência do mercado. Realizada pela ad tech entre 13 de abril a 26 de abril, a campanha de pooling direcionou consumidores do site de fidelidade do TudoAzul com o objetivo de aumentar o tráfego do site principal.

A estratégia seguinte consistiu em uma campanha retargeting do programa de fidelidade TudoAzul. Esses anúncios foram direcionados a consumidores qualificados, com alta propensão a converter tanto no site da Azul como no do Tudo Azul.

Por meio da tecnologia de real-time bidding da Sociomantic, foram alcançados resultados expressivo: aumento de 358% nos cliques e crescimento de 262% nas impressões. Conseguiu-se, ainda, uma elevação de 18% nas vendas pós-exibição, sem cortar a redução de 77% no custo por clique.

Isso porque a tecnologia analisou os perfis dos usuários para ajudar a informar a Azul sobre quais indivíduos tinham mais probabilidade de realizar conversões e onde poderiam ser encontrados na web. Depois disso, foi oferecido o preço ideal para cada exibição de banner de exibição para entregar o banner para a pessoa certa, no momento certo. A Azul também pôde monitorar e otimizar o desempenho em toda a campanha – tudo em tempo real.

 

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