Black Friday movimenta ecommerce brasileiro

O giro de notícias traz os principais destaques do mercado digital: Black Friday deve movimentar comércio eletrônico em R$2,5 milhões entre 20 a 24 de novembro; Walter Logo deixa presidência do Grupo Abril; os novos country-managers da Criteo e Taboola.

A Black Friday já é uma das principais datas comerciais do mercado digital brasileiro e, este ano, promete movimentar R$2,5 milhões entre 20 a 24 de novembro, um salto de 18% contra o ano anterior, segundo projeções da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).  As lojas de ecommerce devem receber mais de 10 milhões de pedidos e o tíquete médio ficará próximo de R$240 nesse período.

A intenção de compra para a Black Friday perde apenas para o Natal, conforme releva pesquisa produzida por Google e Ibope. Assim, a intenção de compra se mantém em relação ao último ano, sendo que 87% dos entrevistados afirmaram que vão realizar alguma compra na data.

O estudo também indica que o mobile segue como dispositivo preferido daqueles que pretendem aproveitar as ofertas – alta de 22% para 31% em relação a 2016. Pesquisar preços é a ordem entre os consumidores: 9 entre 10 respondentes afirmam que pesquisarão antes de comprar e 56% utilizarão a busca para encontrar os melhores descontos, contra 53% em 2016.

O mobile já representa 44% das vendas do varejo online no país, conforme revela um recente estudo da Critreo. De forma geral, os pedidos realizados por meio de apps já somam 16% e via web mobile. O desptop ainda é predomina com 56%, mesmo assim, 16% das vendas concluídas no canal são precedidas de um clique realizado no mobile.

Em 2016, as lojas de ecommerce do Brasil atingiram crescimento de 302% nas transações durante a Black Friday em relação ao restante do mês. Esse número faz parte do levantamento da RTB House, empresa especializada em retargeting, que levou em conta mais de 400 campanhas de dez mercados diferentes para analisar a movimentação da Black Friday. As visitas aos ecommerces brasileiros avançaram mais de 103% comparadas ao restante de novembro.

Para Rodrigo Lobato, country manager da RTB House no Brasil, a Black Friday deve superar, mais uma vez, os resultados do ano anterior: a taxa de conversão foi em 2016 foi quase 70% maior na Black Friday do que a média de novembro de 2015. “As crescentes taxas de investimento com publicidade digital e o aumento no número de pessoas comprando online nos permitem assumir seguramente que neste ano teremos mais um recorde”.

Dança das cadeiras

Após dois anos à frente da Abril, Walter Longo deixa cargo de presidência e passa a assessorar conselho de administração do grupo em temas relacionados à inovação e estratégia. Arnaldo Figueiredo assume sua posição. Vice-presidente da Abril há 15 anos, Figueiredo tem como missão dar sequência às estratégias do grupo de comunicação.

Já na ad tech, a troca de cadeiras acontece na Criteo. Fernando Tassinari deixou a liderança da companhia no Brasil, que passa a ser desempenhada por Alessander Firmino, diretor geral da Criteo na América Latina desde janeiro de 2015. Firmino foi responsável pelo início da operação da empresa na região em 2011, atuando como diretor comercial e então gerente-geral para o mercado brasileiro.

Por sua vez, Fernando Tassinari assumiu como country manager da Taboola, plataforma de descoberta de conteúdo que oferece aos publishers a opção de exibir recomendações de conteúdo de forma orgânica ou patrocinada.

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