Omnicom adquire Grupo ABC por cerca de US$1 bilhão; Black Friday aquece mercado digital brasileiro

Nizan Guanaes e Guga Valente vendem Grupo ABC para os americanos da Omnicom no maior acordo do mercado brasileiro de propaganda; Black Friday deve movimentar US$19.79 bilhões em vendas online, com forte influência do mobile; as parcerias e contratações que marcaram a semana.

Holding americana Omnicom compra Grupo ABC, de Nizan Guanaes e Guga Valente

O Omnicom Group, por meio da DDB Worldwide, anunciou na segunda-feira (23) a aquisição do Grupo ABC, holding brasileira de comunicação fundada por Nizan Guanaes e Guga Valente em 2002. Dentre as agências pertencentes ao grupo brasileiro estão África, Loducca, Sunset, CDN, NewStyle e DM9, que até então já era parceira de longa data da DDB.

“O Grupo ABC é amplamente reconhecido como empresa de destaque com impressionante trabalho criativo e experiência em ampla gama de disciplinas. Ao longo dos anos, o Grupo ABC tem sido grande parceiro da Omnicom e sua profundidade de talento irá reforçar nossas capacidades de negócios não só no Brasil, mas em todo o mundo”, afirmou o presidente e CEO da Omnicom Group, John Wren, via comunicado oficial.

Para Guanaes e Valente, que seguem em suas funções de liderança, o grupo Omnicom fortalecerá as companhias do Grupo ABC com capacidades de inovação e experiência em digital para enfrentar desafios atuais.

Apesar dos valores da negociação não serem divulgados, o mercado aponta para investimentos próximos a R$ 1 bilhão (US$ 250 milhões), o que faz do acordo o maior da história do mercado brasileiro de propaganda. A transação está sujeita à aprovação regulatória no Brasil e deve ser concluída no primeiro trimestre de 2016.

Black Friday aquece mercado digital brasileiro

A data comercial importada dos Estados Unidos vem sendo incorporada ao calendário dos varejistas e consumidores brasileiros nos últimos anos. E em tempo de crises e meses consecutivos de queda nas vendas do comércio, muitas marcas apostam alto na Black Friday para limpar os produtos parados no estoque, investindo em campanhas digitais e anúncios de ofertas para atrair os consumidores para seus sites.

O eMarketer estima que esse ano 23,3% dos brasileiros vão realizar alguma compra por meio dos canais digitais, o que deve movimentar US$19.79 bilhões, uma alta de 17.3% sobre 2014. E o mobile aparece como um grande influenciador das compras: o Google calcula que cerca de 45% das buscas online na Black Friday serão feitas por meio de dispositivos móveis. A expectativa é que o m-commerce responda por 20% do faturamento brasileiro com a data.

A maioria dos consumidores digitais do país (81%) pretende realizar compras online na Black Friday, segundo pesquisa do E-Bit divulgada em agosto. Já os consumidores que não planejam gastos justificam que os descontos ainda deixam a desejar ou muitas vezes não existem ou são “maquiados”.

Nos Estados Unidos, a temporada de compras deve movimentar US$ 70,1 bilhões nos canais digitais, um crescimento de 14% em relação ao ano anterior, projeta a comScore.

Parcerias são destaque na semana

Na quinta-feira (26), o Cenp (Conselho Executivo das Normas-Padrão) e a Abep (Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa) fecharam convênio com intuito de aperfeiçoar os métodos de avaliação de estudos sobre o mercado publicitário. Dessa forma, a associação passa a contribuir para a análise técnica de solicitações de credenciamento de pesquisas enviadas ao Cenp, integrando o Comitê Técnico de Mídia.

Já a MediaMath anunciou parceria no Brasil com a Predicta. O acordo permitirá que os dados da DMP (Data Manager Plataform) da Predicta sejam ativados, otimizados e monitorados pelas soluções de DSP da MediaMath.

Novas contratações

O IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau) anunciou essa semana a contratação de Marcelo Pedrosa como diretor de operações. O executivo, que foi co-fundador da startup DigitalBox, integrará a equipe liderada pela diretora executiva Cris Camargo. Pedrosa acumula mais de 20 anos de experiência no mercado digital e passagens por agências como NBS, McGarryBowen, Wunderman e Isobar.

A AMNET, empresa do Grupo Dentsu Aegis Network, apontou Paulo Frazão como seu novo Gerente de Mídias. Com vasta experiência no gerenciamento de campanhas online, o executivo atuará sob o comando de Márcio Jorge, Diretor Geral da Amnet no Brasil, e será o principal responsável pelas estratégias e campanhas de mídia programática.