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Natal aquece mercado digital brasileiro; Ad blockers e viewability seguem como desafio para 2016

No giro de notícias da semana, vendas no ecommerce durante o Natal tiveram alta de 26% em relação ao ano anterior, segundo dados do E-bit/Buscapé;  eMarketer aponta as discussões que estiveram no foco da indústria digital ao longo do ano e que devem persistir; CENP aborda pirataria e fraude no Brasil.

Ecommerce movimenta R$7,4 bilhões no Natal

Mesmo diante da crise econômica enfrentada no país, o mercado digital surpreendeu com o avanço das vendas motivadas pelo Natal. O crescimento no faturamento do ecommerce foi de 26% em relação ao ano anterior, movimentando R$7,4 bilhões, segundo números divulgados pelo E-bit/Buscapé essa semana.

O avanço esperado para as vendas na temporada de compras no fim do ano (de 15 de novembro a 24 de dezembro) era de 22%, um faturamento referente a R$ 7,2 bilhões. Nesse período, 9,3 milhões de consumidores utilizaram a internet para realizar as compras de Natal, o que representa um salto de 17,2% sobre o ano passado. O E-bit/Buscapé também mostra que a utilização dos canais móveis para efetuar as transações cresceu 13,6%.

eMarketer: Ad blockers e viewability seguem como desafio no próximo ano

O debate em torno dos ad blockers esteve no centro das discussões da publicidade digital esse ano e o desafio está longe de ser resolvido. Segundo o eMarketer, uma solução mais ampla não deve emergir no próximo ano, fazendo com que publishers busquem mecanismos que vão desde abordagens mais radicais – como restringir o acesso de usuários ao conteúdo, caso a publicidade seja bloqueada – até investimentos mais sofisticados no código de suas páginas.

O desafio se mostra maior para desktop e mobile web, segundo a empresa de consultoria e pesquisa, mas os aplicativos mobile não estão imunes. O eMarketer prevê maior adoção de anúncios nativos tanto na web e plataformas sociais, enquanto os displays serão mais utilizados nos aplicativos mobile. Contudo, como destacou a companhia, essa mudança para o nativo não acontecerá da noite para o dia, por maior que seja o desafio.

Alem disso, o viewability continua como uma questão que será amplamente debatida em 2016 pela indústria em busca de definir, medir e concordar sobre o que constitui uma impressão visível. Aqui, as diferenças entre mobile e desktop tornam o empasse ainda mais complicado. O eMarketer acredita que publishers e anunciantes vão resistir em classificar as visualizações sob uma única definição. Mesmo se a indústria chegar a um consenso, a empresa de pesquisa lembra que ainda persistirá no mercado o questionamento sobre a validade de medir visualizações.

CENP: “Pirataria e fraude em números do universo digital”

Na edição de dezembro de sua revista, o CENP trouxe para o foco o debate sobre os impactos das fraudes em digital no Brasil e no mundo. Na matéria, o órgão aborda a “esquizofrenia digital” que assola a indústria por conta da pirataria e que teve mais um capítulo esse ano com a chegada do tema de compra programática ao governo, quando foram apresentados dados e investigações durante audiência pública da CPI dos Crimes Cibernéticos que comprovariam o financiamento de sites piratas e ilícitos por propagandas governamentais. Além desse caso, o CENP traz uma extensa investigação sobre números e prejuízos globais causados pelas fraudes, bem como o posicionamento de veículos premium sobre o tema.

O texto está disponível na página 36.