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SBT adota bot para interagir com público no Facebook; viewability no topo das preocupações dos anunciantes

No giro de notícias da semana: parceria entre SBT e Movile leva atendimento automatizado a 11 milhões de fãs da emissora no Facebook Messenger; anunciantes passam a encarar o viewability como um primeiro passo para eficácia e engajamento; Napsters vende Allegro.

SBT inova no atendimento ao público

A partir dessa semana, o SBT terá um novo canal de comunicação direto com o seu público. A emissora passa a ser a primeira de TV aberta do país a adotar o sistema BOT no Facebook Messenger, a plataforma de mensagens instantâneas do Facebook, para interagir em tempo real com seus 11 milhões de fãs na rede social.

A iniciativa é resultante de uma parceria da área de Plataformas Digitais e Interatividade do SBT com a empresa Movile, especializada em tecnologia móvel e aplicativos.

As mensagens enviadas por meio da página do SBT (facebook.com/SBTonline) serão respondidas automaticamente e com o mínimo de atuação humana, oferecendo informações em tempo real sobre a programação, além de permitir que os telespectadores assistam conteúdos da emissora, inclusive ao vivo.

“Na era da interação, o objetivo é disponibilizar mais uma ferramenta totalmente gratuita e acessível aos que desejam se comunicar com o SBT”, enfatiza Rodrigo Marti, diretor de Multiplataforma do SBT.

Viewability e qualidade

As métricas baseadas em impressão vêm moldando a publicidade digital durante mais de duas décadas. Para o eMarketer, o histórico de CPMs cada vez menores para anúncios em display significa que os publishers tiveram que entregar impressões em escala suficiente para rentabilizar seus inventários no digital. Por outro lado, isso levou à queda da qualidade com a criação de formatos como clickbait, slideshows, anúncios em vídeo pre-roll, que geralmente não podem ser pulados e estão relacionados à qualidade menor. O reflexo: o uso cada vez maior de as blockers pelos usuários.

No entanto, o levantamento da empresa de pesquisa mostra que enquanto as impressões continuam a perder valor, muitos anunciantes passaram a se preocupar com a qualidade e eficácia das impressões servidas. A própria métrica padrão estabelecida pelo Media Rating Council (MRC) veio para endereçar essa demanda há dois anos – definindo que 50% ou mais de um anúncio em display deve ser visto por um segundo ou mais, e dois segundos para vídeo.

Assim, o viewability aparece no topo das preocupações dos anunciantes em um estudo da  Mixpo, com 69% declarando que estão extremamente ou muito preocupados com o tema. Atribuição e métricas vêm em segundo lugar, seguida do consumo mobile e fraudes. Dessa forma, o eMarketer avalia que a indústria passou a encarar o viweability como um primeiro passo para a obtenção de melhores resultados e eficácia de anúncios digitais, particularmente em atenção e engajamento.

Napsters vende Allegro

Depois de anunciar planos para vender o site de leilões polonês Allegro, no início deste ano, o Naspers finalmente fecha o negócio. O Allegro foi vendido por U$ 3,35 bilhões a um consórcio de empresas de private equity, incluindo Cinven, Mir Europa e Permira. O acordo também inclui o site de comparação de compras Ceneo.

De acordo com Bob van Dijk, CEO do Naspers: “Allegro é um negócio que investimos em 2008, e desde então nós construímos uma marca de comércio respeitada e bem-sucedida na Polónia. A nossa decisão de vender a Allegro é consistente com a nossa estratégia para encontrar e levar valor para nossos acionistas".

Segundo a empresa, a Allegro vende 850 mil itens por dia e emprega 1.275 pessoas em cinco escritórios na Polônia. A transação está sujeita à aprovação das respectivas autoridades anti-trust, sendo que a conclusão da operação está prevista para 2017.