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Header Bidding: entenda a tecnologia em 140 caracteres

Mais que uma tendência, header bidding é uma saida para os publishers de todo o mundo driblarem o desafio de monetizar seus inventários. No artigo escrito para o IAB Brasil, Eduardo Braga, gerente de atendimento da AppNexus, contextualiza a tecnologia no cenário nacional e internacional.

Pronto! Agora que rapidamente você já tem uma ideia do que é Header Bidding, já não vai mais estar tão por fora quando o assunto surgir. E tem surgido bastante: foi considerado um hottest topic no DMEXCO 2017 e será um dos assuntos no PROGRAMMATIC I/O que acontece este mês em Nova York.

Por lá, nos Estados Unidos, 70% dos Publishers já usam Header Bidding: o caminho é sem volta.

Para entender ainda melhor o tema, é necessário saber por qual motivo esta tecnologia ganhou popularidade e qual problema ela soluciona.

A origem está no AdServer, que é o sistema de gestão da publicidade de um site. Com o desenvolvimento do mercado de mídia programática, ou seja, a automação da compra e venda de mídia utilizando o método de leilão em tempo real, haveria a necessidade de uma evolução do sistema que entrega esta mídia, o AdServer, e isto não ocorreu.

A consequência é que o Publisher não vende seu inventário disponível para o programático pelos maiores valores disponíveis no mercado.

Para corrigir este “problema” do AdServer existe o Prebid. Uma iniciativa Open Source, gratuita, bastante conhecida e adotada por Publishers ao redor do mundo.

No último mês, o Prebid evoluiu para Prebid.org – http://prebid.org/ –, uma organização independente que tem o objetivo de garantir e promover competição justa, transparente e eficiente em mídia programática.

Eduardo Braga, gerente de atendimento da AppNexus

No contexto atual:

Publishers deveriam considerar o Header Bidding. Abandonar o modelo de cascata/waterfall, eliminar passbacks e monetizar melhor, são ações que estão disponíveis graças ao Header Bidding. A cada dia que passa, uma parte da receita do Publisher é perdida se ele não utiliza esta tecnologia gratuita. Levando em conta o trabalho de implementação para poder ter a possiblidade de aumento de receita no programático de 20-50%, isto deveria ser prioridade.

Se livre dos mitos de latência e utilização de código Open Source na página, por exemplo. A desinformação não é interessante para o mercado, principalmente para os Publishers.

O Header Bidding também traz vantagens para os compradores. Competindo por preço, e em “Prioridade de Preço” no AdServer, em um ambiente de competição justa causado pelo Header Bidding, o comprador obtém melhor alcance e mais acesso a inventário.

Header Bidding no Brasil

No último trimestre de 2016, Header Bidding era um tema desconhecido. Chegamos ao último trimestre de 2017 com uma realidade completamente diferente. Hoje, grandes players da indústria nacional já testaram, adotaram e já exibem seus percentuais de aumento de receita em reuniões de mercado e comitês.