×

América Latina lidera crescimento mundial do ecommerce

No giro de notícias da semana: Colômbia e Argentina estão na vanguarda do crescimento do ecommerce nos próximos cinco anos; publishers ganham acesso à demanda global da Rubicon Project através da interface da Smart; DynAdmic investe em educação do mercado; Teads reforça seu time LATAM.

LATAM na vanguarda do crescimento do ecommerce

O mercado global de ecommerce crescerá em média 11% nos próximos cinco anos, com a América Latina na liderança, segundo o relatório global da empresa de pagamentos da Worldpay. A pesquisa revela que o mercado de comércio eletrônico latino-americano vai saltar 19% nos próximos cinco anos, passando de US$ 59 bilhões hoje para US$ 118 bilhões em 2021 - o maior aumento regional.

O estudo também mostra que Colômbia e Argentina, juntamente com Nigéria, são os três países com crescimento mais rápido em ecommerce.  Esses "países CAN" vão liderar o mundo com avanços anuais de 31, 30 e 24 por cento, respectivamente.

Já o m-commerce está previsto para crescer de 38% em 2017 para 47% em 2021, impulsionado pelo aumento da smartphones e redes móveis mais rápidas, e a América Latina estará na vanguarda. A previsão é de que o mobile commerce avance 64% na Colômbia e 45% na Argentina nesse período - colocando-os na primeira e quinta posição globalmente.

A pesquisa lembra que apesar da crise econômica, o potencial da Argentina ilustra bem o cenário de crescimento da região em digital. O país possui taxa de penetração da internet de 80%, com a maior proporção de usuários mobile da região. A previsão é que em 2024 a Argentina alcance o Brasil no ecommerce.

Segundo o relatório, a forte conectividade está ajudando a impulsionar a revolução do ecommerce argentino, uma vez que a recuperação do país se concretizou graças à maior integração com os mercados mundiais e à desregulamentação econômica que se seguiu às eleições do presidente Macri em 2015. Além disso, o país também se beneficia de uma população com maior poder aquisitivo e uma classe média maior em comparação com seus vizinhos regionais.

Smart e Rubicon fazem integração server-to-server

A plataforma de monetização Smart AdServer passa a oferecer a seus publishers maior acesso à demanda de publicidade, ampliando o potencial de receita, graças à integração "server-side" com a ad exchange Rubicon Project. Dessa forma, as duas empresas buscam fornecer a compradores e vendedores um ecossistema global eficiente e transparente.

A integração foi possível através da tecnologia XAPI da Rubicon Project, que liga qualquer ad server a seu leilão global. Para os publishers da Smart, a integração pode ser feita de maneira simples, por meio de uma opção na interface da Smart. Relatórios serão consolidados na plataforma da Smart, permitindo obter insights de todos os parceiros de demanda em um só lugar. O serviço já está disponível em toda a América Latina.

"Os publishers da Smart vão gostar de ver essa integração se materializar à medida que ela abre seus inventários para as fontes de demanda globais da Rubicon Project. Nossa tecnologia XAPI conecta a Exchange da Rubicon com o ad server da Smart em tempo real, atingindo mais compradores e criando um leilão unificado entre a demanda direta e indireta de cada impressão”, evidenciou Patrizio Zanatta, diretor-geral da Rubicon para América Latina. O executivo acrescentou: “ XAPI é uma ferramenta fundamental na criação de um mercado aberto e agnóstico, é a solução 'plug & play' que pode alimentar essa interoperabilidade ".

Cyrille Geffray, CEO da Smart, destacou a importância para os publishers de adicionar parceiros de demanda sem esforço de integração e sem riscos para a experiência dos usuários, tal como a latência frequentemente associada ao header bidding. "Com a Rubicon Project, os publishers na nossa plataforma podem agora maximizar os rendimentos gerindo de forma abrangente um leilão unificado com os seus parceiros de demanda selecionados - DSP, SSP ou exchanges."

DynAdmic investe em educação do mercado  

A DynAdmic, private marketplace de vídeo online, lança novo projeto de educação e conhecimento para o mercado digital. O projeto DynAdmic Academy busca disseminar conteúdo sobre o universo de mídia programática e estratégias de publicidade em vídeo online no Brasil. A primeira edição ocorreu esta semana no Sheraton Hotel, em São Paulo.

O evento reuniu os principais líderes da indústria publicitária em palestras e workshops focados nas principais tendências do mercado: como utilizar dados, DMPs, Native Ads, Brand Safety, inventários de qualidade, segmentação de audiência, PMPs, entre outros.

Para Marcio Figueira, country manager da DynAdmic Brasil, a compra de mídia programática é uma realidade presente para a maioria dos anunciantes, mas ainda carece de profissionais aptos com essa nova dinâmica em mídia, para liderar as estratégias, potencializando os resultados. ‘’O DynAdmic Academy surge para suprir essa necessidade do mercado, promovendo e aperfeiçoando às novas técnicas’’.

Teads reforça seu time LATAM

A Teads anuncia a contratação de Eugeni  Garcia-Perate como Diretor de CPG para a América Latina. Com quase 30 anos de carreira e experiência em solidada em marketing, mídia digital, publicidade e comunicação. Eugenio será responsável por aprofundar o relacionamento da Teads com os principais anunciantes do mercado de bens de consumo em toda a América Latina.

A nova estratégia da empresa aposta na verticalização por indústria com o objetivo de promover um maior entendimento dos desafios das marcas e, assim, aportar valor como parceiro de negócios no mercado da publicidade.

“Com o processo de verticalização, estamos colocando o cliente no centro da estratégia, construindo e aprendendo junto com ele para responder com soluções assertivas, que contribuam para o awareness da marca e sem perder o foco para a performance da campanha”, comentou Eugenio.