×

A parceria entre Globo e Google; marcas devem repensar publicidade em games

No giro de notícias da semana: o acordo entre Globo e Google para facilitar novas assinaturas do aplicativo Globo Play; pesquisa da Bend Research, em parceria com a Sioux e ESPM, mostra que cerca de 83,4% dos gamers brasileiros acham que os anúncios incomodam; Vagalume lança plataforma para mercado publicitário.
Com Google, Globo quer impulsionar Globo Play

A maior emissora de TV do Brasil se une à gigante de tecnologia Google para levar sua plataforma de streaming, o Google Play, aos usuários de Android. Desde o lançamento do aplicativo, as duas empresas vêm trabalhando juntas para disponibilizar o app no Google Play e no Android TV.

Assim como foi feito na parceria entre Google e HBO, nos Estados Unidos, a ideia é facilitar entrada de novos assinantes, com o pagamento direto pelo Google Play. De acordo com Regina Chamma, diretora de Google Play para América Latina, a parceria com a Globo vai de encontro com os objetivos de oferecer aos usuários aplicativos de alta qualidade desenvolvidos para os dispositivos Android, além de conteúdo localizado.

Dessa forma, será possível assistir aos conteúdos sob demanda do Globo Play, como novelas e programas, diretamente pelo Google Play, Android TV, sistema operacional utilizado em Smart TVs, e pelo Chromecast.

Apenas em dois anos, o Google Play já alcança mais de 15 milhões de downloads. Para Marcelo Souza, diretor de tecnologia em Mídias Digitais da Globo, “esta é uma boa oportunidade para unir os dois grandes players do mercado a fim de incrementra a experiência do usuário do Globo Play e simplificar a adesão de novos assinantes pela plataforma do Google”.
Além dessa parceria, a Globo também vem estreitando relações com a Apple para integrar o app ao sistema de busca universal e suporte à assistente virtual Siri.
Marcas devem repensar formas de anunciar em games

O mercado de games movimenta US$1,5 bilhão no Brasil e é o quarto maior do mundo, sendo que 83% dos usuários brasileiros donos de smartphones costumam baixar aplicativos de jogos. Certamente, uma oportunidade e tanto para anunciantes impactarem audiências.

A notícia boa é que 76,% dos gamers estão dispostos a baixar jogos que mostram anúncios, contudo eles não parecem tão satisfeitos assim as abordagens das marcas. De acordo com o estudo O Consumidor de Game Brasileiro 2017, conduzido pela Bend Research em parceria com a Sioux e ESPM, cerca de 83,4% dos jogadores acham que os anúncios incomodam.

Lançada durante o Social Media Week, evento realizado essa semana em São Paulo, a pesquisa reforça a necessidade das marcas repensarem suas estratégias de comunicação voltada para os games, preocupando-se em não causar uma percepção negativa nos consumidores. Abandonar os anúncios que funcionam como “pedágio” para acessar os jogos e, no lugar, criar uma experiência positiva com formatos interativos e customizados foi o caminho defendido durante o evento pelas empresas que conduziram a pesquisa.

Vagalume lança plataforma para mercado publicitário

O site sobre música Vagalume ganha um reforço importante em sua estratégia de publicidade digital com o lançamento da plataforma Brad Station. A proposta é oferecer soluções publicitárias às marcas e conteúdos sobre música. As ofertas abrangem ações de comunicação multiplataforma e a produção pesquisas e insights para agências e anunciantes.

O site hoje tem alcance de 30 milhões de pessoas e uma base de mais de 14 milhões de usuários das redes sociais. A nova área fica sob o comando do head de marketing e vendas, Ronaldo Bastos, e da diretora de marketing, Angélica Okamoto.

Segundo Ronaldo Bastos, “para acompanhar essa evolução e manter o relacionamento com as grandes marcas, é preciso ter uma visão estratégica sempre engajada com as novidades que vão surgindo e, com este propósito, nasceu a oportunidade de criar o Vagalume Brand Station”.