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Penetração de smartphones dobra em dois anos no Brasil; Movile anuncia solução de engajamento para Facebook

No giro da semana, as principais notícias que movimentaram o mercado de publicidade digital na América Latina e no mundo: estudo realizado pelo Ibope e encomendado pela Qualcomm mostra crescimento acelerado do uso de smartphones no país; Movile apresenta o Chatclub, um bot que permite otimizar a distribuir conteúdos nas páginas do Facebook; o avanço dos anúncios de vídeo online; AdTech&Data, evento de mídia programática do IAB Brasil, terá agenda com palestrantes internacionais do TAG, MediaMath, Teads, Yahoo e Google

Pesquisa do Ibope traz números sobre uso de smartphones

Uma pesquisa divulgada essa semana pelo Ibope, encomendada pela Qualcomm, comprova porque o mobile é atualmente uma das grandes tendências da publicidade digital no Brasil. O estudo revelou que a taxa de penetração dos smartphones no país dobrou nos últimos dois anos. O dispositivo ampliou sua representatividade de 19% para 40% da população entre 2014 a 2016.

A principal finalidade de uso do aparelho pelo brasileiro é a diversão, citada por 57%, enquanto o uso para o trabalho é apontado por 75% dos participantes. E as redes sociais são o grande destaque, acessadas por 75% dos entrevistados, enquanto o uso para troca de mensagens é citado por 37%.

O levantamento do Ibope foi baseado em entrevistas presenciais e online com homens e mulheres, de 18 a 54 anos, que possuem smartphones, pertencem às classes A, B e C e residem nas diversas regiões do país.

Movile apresenta solução de engajamento e monetização para Facebook

A Movile, empresa especializada em mobile, anuncia o lançamento de solução Chatclub, criada para impulsionar o engajamento e monetização da audiência em páginas do Facebook. A ferramenta foi desenvolvida a partir dos chatbots do aplicativo Messenger da rede social.

Por meio do Chatclub, gestores de uma página no Facebook podem oferecer aos usuários diversos tipos de conteúdos e produtos. Vale lembrar que os chatbots foram introduzidos pelo Facebook na última conferência para desenvolvedores da rede social, com intuito de eliminar o uso de aplicativos e aprimorar a comunicação no Messenger.

O Chatclub está disponível em português, espanhol e inglês. A solução é gratuita e pode ser baixada pelo site chatclub.me. Páginas como a da marca esportiva UFC e do cantor Luan Santana estão entre os usuários da ferramenta.

“Esse é um mercado ainda inexplorado e com a adoção desta plataforma os donos de fan pages não precisam se preocupar com programação, servidores ou definição de fluxo de navegação, focando apenas no seu core business, que é a geração de conteúdo e o engajamento com sua audiência”, afirmou Paulo Curio, CEO de Mobile Content da Movile, em comunicado.

Pinterest lança anúncios em vídeo

Os anúncios em vídeo apareceram pela primeira vez no Pinterest no ano passado e, desta vez, a plataforma apresenta anúncios em vídeos promovidos, semelhantes a anúncios em gif que funcionam silenciosamente, mas de forma automática.

Diferente dos anúncios auto-play, como do Facebook ou Twitter, o Pinterest favorece um modelo que apresenta anúncios de vídeo como uma mistura de gif e clipe. Atualmente disponível apenas no app móvel, esses vídeos promovidos aparecem como pins nos quadros do usuário e mostram silenciosamente alguns trechos do vídeo promovido. Para reproduzir o vídeo completo, os usuários devem clicar na versão reduzida.

Os vídeos promocionais podem ter até cinco minutos de duração e estão disponível em vários formatos. A cobrança é feita com base em CPM, independente se o vídeo for realmente ativado pelos usuários. Os anunciantes recebem estatísticas sobre o número de impressões, assim como insights sobre visualizações de vídeos de acordo com 25%, 50%, 75% e 100% de views. Por enquanto, os vídeos de anúncios promovidos estão disponíveis apenas nos Estados Unidos e Reino Unido.

O avanço dos anúncios de vídeo online

O vídeo representará 80% do tráfego global da internet, de acordo a mais recente pesquisa do Nielsen Media Lab, encomendada pela HIRO. Apesar do domínio da publicidade em vídeo online, há pouca correlação entre KPIs com base em engajamento (como CTR, VTR, visibilidade e intenção do consumidor) e ROI.

De acordo com o estudo, o tamanho dos sites apresenta grandes implicações no preço praticado: grandes players localizados no top cinco da comScore custam cinco vezes mais do que pequenos players no top 1000 sites, mas não entregam o mesmo ROI. Dessa forma, as marcas conhecidas podem reduzir os seus custos diminuindo a taxa de conversão de exibição (VTR) apostando em players menores. Já no caso das marcas mais desconhecidas, é aconselhável começar com um grande site para impulsionar awareness aumentando a visibilidade. O levantamento também afirma que postar conteúdo que seja relevante para o público-alvo, aumenta o impacto no consumidor em 30%.

AdTech&Data terá agenda com palestrantes internacionais do TAG, MediaMath, Teads, Yahoo e Google

No dia 30 de agosto, a partir das 8h30, o IAB Brasil realiza em São Paulo o principal evento de mídia programática do país. Entre os palestrantes confirmados, estão executivos internacionais renomados como Mike Zaneis (CEO do TAG - Trustworthy Accountability Group), Joanna O’Connell (CMO da MediaMath), Rebecca Mahony (CMO da Teads), Andrew Balfour (líder global de inovação criativa no Yahoo) e Derek Dunfield (gerente de produto no Google).

A agenda será marcada por discussões sobre adblocking, onboard de dados, combate à fraude, entre outros temas do mercado programático. Entre os destaques está a palestra “Como o mercado digital está combatendo a fraude?”, conduzida por Mike Zaneis, que falará sua experiência no mercado norte-americano  em prol do combate à fraude na publicidade e ampliação da transparência em todo o ecossistema do mercado digital. O profissional foi VP executivo e conselheiro geral do IAB nos Estados Unidos até 2015, onde criou o primeiro Gabinete de Políticas Públicas da organização, com sede em Washington.

O evento será realizado no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo. A programação completa pode ser acessada no site.