Gamned chega ao Brasil; sites de entretenimento lideram audiência na América Latina

No giro de notícias da semana, os fatos que foram destaque no mercado digital: Gamned anuncia entrada no mercado brasileiro de olho no potencial da mídia programática; usuário da América Latina passa 15% do tempo em sites de entretenimento; ROIx apresenta duas novas extensões para plataforma de vídeo TVxtender; Spotify aposta em Rubicon Project para automatizar inventário de áudio; IAB Brasil promoverá evento de mídia programática em 30 de agosto

Gamned abre escritório no Brasil  

A empresa francesa Gamned, especializada em mídia programática, anuncia sua entrada ao mercado brasileiro com modelo que garante mais transparência e flexibilidade aos anunciantes. No último ano, a companhia faturou 12 milhões de euros, o que representou um crescimento de 50% no comparativo anual e aumento de 40% no número de clientes. Em 2016, a empresa já soma um volume de negócios de cerca 20 milhões de euros em todo o mundo.

Fundada em 2009 na França, a Gamned possui 50 funcionários ao todo e escritórios na Suíça, Bélgica e Dubai. Agora no Brasil, aposta no potencial de crescimento do mercado de mídia programática – segundo o IDC, o investimento em mídia programática no país deve atingir US$ 60 milhões até 2017. Para tanto, a Gamned conta com sua tecnologia própria de mídia programática, o Engaged!, que permite gerar banners em tempo real de acordo com o perfil de cada cliente e em diferentes plataformas.

“Em um período de crise econômica no País, os anunciantes querem saber onde a verba de publicidade será aplicada e como as campanhas serão conduzidas. Dessa forma, as agências podem cuidar melhor do dinheiro investido”, salienta Olivier Goulon, co-fundador da Gamned. “Somos especialistas em mídia programática e já investimos mais de 10 milhões de euros em pesquisa e desenvolvimento. E o Brasil é uma grande aposta, pois sabemos do potencial de crescimento e das oportunidades aqui existentes”.

Usuário da América Latina passa 15% do tempo em sites de entretenimento

Os usuários da América Latina passam mais tempo visitando sites de entretenimento do que em qualquer outra região, o que representa uma enorme oportunidade para as marcas alcançarem potenciais consumidores. De acordo com a empresa de pesquisa comScore, o YouTube lidera a preferência com 132,7 milhões de visitantes únicos em abril 2016.

Contudo, sites locais figuram na lista dos 10 mais acessados, ultrapassando marcas mundiais, como Netflix e Spotify. Atrás do YouTube, aparecem MSN Entertainment (19,4 milhões de usuários), Globo.com (18,8 milhões), UOL (18,5 milhões), R7 (18,1 milhões), Netflix (17,6 milhões), Webedia (17,3 milhões), Spotify (11,2 milhões), Terra (11,0 milhões) e Musica.com (11 milhões).

A popularidade do YouTube na América Latina é tamanha que o uso do canal de vídeo na região supera em 10 pontos a média global, e em quase 20 pontos a América do Norte, conforme revelou um levantamento do GlobalWebIndex que monitorou a audiência do terceiro trimestre de 2015.

De modo geral, os usuários de internet passam de 15% do seu tempo online em sites de entretenimento, de acordo com o relatório Media Metrix, divulgado pela comScore em setembro. A porcentagem é maior do que qualquer outra região do mundo.

ROIx anuncia novas extensões do TVxtender

A ROIx, empresa de gestão de audiência e private network, apresenta duas novas extensões para sua plataforma de distribuição de vídeos publicitários online TVxtender: One Day e One Week, capazes de potencializar ações de vídeos publicitários no ambiente digital, melhorando o alcance de campanhas.

A taxa de precisão no target, além do grande alcance são os principais diferenciais dos produtos, que possuem a auditoria da Nielsen – em grandes portais brasileiros as taxas médias de precisão chegam a 86%. O TVxtender One Day concentra a exposição do vídeo ao longo em apenas um dia, além de alcance superior a 1,3 milhão de usuários únicos e mais de 3,2 milhões de impactos. Já no TVxtender One Week o vídeo é exposto por uma semana, podendo chegar a mais de 4,4 milhões de usuários únicos e média de 11,5 milhões de impactos.

De acordo com a companhia, os lançamentos são ideias para ações que buscam grande visibilidade e awareness em um curto espaço de tempo, com maior precisão do target em ambiente premium. “Com eles, agências e anunciantes têm oportunidade de levar sua comunicação para o maior número de pessoas, em curto espaço de tempo, acertando seu público alvo e com resultados excelentes”, detalha Sergio Kligin, Diretor Comercial da Roix e TVxtender.

Spotify escolhe Rubicon Project para automatizar inventário de áudio

Uma parceria com a adtech Rubicon Project permitirá que o app de áudio Spotify disponibilize, pela primeira vez, seu inventário de áudio digital de forma automatizada por meio do Deal ID e private marketplaces. Disponível em 59 países, Spotify atinge mais de 70 milhões usuários na modalidade gratuita de seu serviço de streaming de música, que conta com mais de dois bilhões de playlists individuais.

O diferencial está na utilização do registro direto para oferecer um público 100% autenticado. Graças à parceria, as marcas poderão acessar os dados do Spotify por meio da plataforma Orders, da Rubicon Project, e criar spots publicitários em áudio de 15 a 30 segundos direcionados aos ouvintes por idade, gênero, preferência musical e até mesmo playlists específicas. Tais spots publicitários abrangem toda a oferta multicanal/tela do Spotify, com reprodução patrocinada, playlists nacionais e individuais e podcasts.

“Estamos muito entusiasmados com a parceria com a Rubicon Project. Isso disponibilizará nosso inventário premium de forma automatizada, oferecendo aos anunciantes a possibilidade de transmitir anúncios em tempo real a mais de 70 milhões de usuários registrados”, pontuou Brian Benedik, chefe global de vendas do Spotify.

IAB Brasil promoverá evento de mídia programática

No dia 30 de agosto, o IAB realiza em São Paulo um dos maiores eventos de Mídia Programática do Brasil, o AdTech&Data. O encontro reunirá empresas, agências, veículos, institutos de pesquisas, anunciantes e adtechs para discutir os rumos das tecnologias de publicidade e seus impactos no mercado brasileiro.

Dentre os principais temas a serem explorados por palestrantes internacionais e outros nomes do mercado nacional estão tendências globais, oportunidades e desafios da mídia programática e sua interferência na experiência do usuário, além de questões sobre AdBlocking. Além disso, o tema fraude ganha destaque conduzido pelo CEO e fundador da Tag Today, Mike Zaneis, e membro do comitê de combate à fraude do IAB Brasil. Confira a programação completa no site  do IAB.