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Instagram inicia anúncios no Brasil; ATS Londres à vista

Nesta semana, o mercado de anúncios e dados digitais recebe a notícia da venda de mídia via uma plataforma self-service do Instagram, possibilitando a outros anunciantes que não fazem parte do grupo de 20 marcas convidadas para os testes iniciais terem acesso ao inventário da rede social. Além disso, uma série de eventos acontecem na semana que vem sobre mídia programática, incluindo o ATS Londres. Por fim, dados de mercado do Reino Unido mostram que programático já tem mais da metade do mercado de display. 

Instagram inicia venda de anúncios no Brasil

O instagram anunciou que a partir deste mês, os anunciantes brasileiros podem comprar inventário em sua plataforma via um serviço self-service. A novidade permite que não apenas as grandes, mas também pequenas e médias empresas também lancem mão da tecnologia de dados para exibir suas campanhas na rede social.

Até então, a possibilidade de divulgar anúncios era de apenas um seleto grupo de 20 marcas, convidadas para este período de testes. O Instagram divulga que 97% das campanhas geraram aumento de brand lift e recall.

As campanhas têm diversidade de formatos e aparecem na timeline dos usuários sinalizadas como ‘patrocinado’. Brasil, Argentina e México fazem parte do anúncio para setembro e, depois do dia 30, outros países também terão acesso à ferramenta do instagram.

Uma semana repleta de eventos

A semana que vem tem vários eventos acontecendo em torno na mídia programática. Na terça-feira, dia 15, a Associação Paulista de Agentes Digitais (ABRADi-SP) realiza a palestra ‘Mídia Programática: presente e futuro da Mídia Online’, com Martha Gabriel e Fabrizio Bruzetti, diretor executivo da Xaxis Brasil. Em São Paulo, no MIS, das 10h às 12h.

Na quarta-feira, dia 16, o IAB Brasil promove em conjunto com a Adobe o workshop ‘O Futuro da Compra de Mídia Programática’. O evento tem transmissão online, das 11h às 12h.

Além disso, nós do ExchangeWire começamos a semana com um dia inteiro de conteúdo intensivo do setor. O ATS London acontece na segunda-feira, dia 14, e entre os temas teremos a consolidação de ad stack (competindo com Google no lado de compra e venda); com quem as agências irão formar parcerias valiosas para ad tech, mobile, gestão de dados, entre outras discussões relevantes para o setor.

Acompanhe em tempo real pelo Twitter, Periscope e, claro, ao longo da semana publicaremos textos detalhados dos insights  apresentados no evento.

Programático abocanha mais da metade dos investimentos em anúncios

No Reino Unido, a mídia programática já acumula mais da metade de todo o investimento em display — 59%. Segundo os números do eMarketer, neste ano a mídia programática deve crescer 66.2%, chegar a £1.8 bilhões. O marco de £ 2 bilhões deve ser alcançado no ano que vem.

“A venda de anúncios programaticamente se torna cada vez mais comum no Reino Unido, a medida que ambos anunciantes e veículos abraçam os benefícios da automação. Na verdade, o equilíbrio de display digital no Reino Unido vai pender para o programático neste ano”, comenta o analista Bill Fisher, da eMarketer.

Mais da metade (56,1%) dos investimentos em display vão para mobile, com desktop/laptops respondendo pelo restante. O percentual de inventário móvel programático chega a 68% neste ano, e projetado para 75,5% no ano que vem.