×

ATS Paris: alianças entre veículos, transparência e estratégia programática

Encontro que ocorreu nesta quarta-feira, 22, no Palais Brongniart, debateu as principais tendências de mídia programática com referências do mercado local e europeu. Fizemos um apanhado dos principais pontos do evento — desde números do mercado até tendências para onde ele vai caminhar.

comscore ATS2015A comScore falou de tendências e trouxe dados atualizados sobre programático. “Atualmente, não há transparência suficiente em ecossistemas programáticos”, afirmou Mike Shaw, vice-presidente de vendas da comScore, em painel sobre como dados e tecnologias estão por trás da evolução da compra e venda programática.

A empresa ainda apresentou dados que mostram que mesmo com os alarmes das fraudes desviando dólares da publicidade, os robôs desempenham baixo papel para veículos que se preparam com a tecnologia: 50% dos publishers possuem uma proporção de tráfego não-humano abaixo de 1%.

O evento também trouxe à tona uma forte tendência na Europa — frente a desafios de empresas de mídia, publishers se unem em alianças para trabalharem juntos.

Na França, uma dessas uniões se deu entre o Audience Square e o La Place Media. Embora o modelo levante preocupações sobre erosão de preços do mercado, o diretor geral do La Place Media, Fabien Margalon, confessou ao ExchangeWire UK o contrário. Ele afirma que os veículos viram alta de 70% no CPM desde a aliança, ao fim de 2013.

Anne-Sophie Lizzani, jornalista da 100% Media, parte do OffreMedia e painelista no encontro, afirmaou que a emergência de negócios Deal-IDs está ajudando os veículos a venderem mais formatos premium, como homepage takeovers por meio dessa parceria.

Regulação e privacidade

Transparência e privacidade também deram tom ao debate. A Europa fecha o certo com leis de privacidade de dados que requerem o consentimento do usuário antes de aceitarem cookies, especialmente depois de setembro no ano passado. O IAB inclusive publicou um documento na França para assegurar ao público como os dados estão sendo utilizados.

“Sim, você precisa ser transparente [com consumidores e anunciantes]. Acho que todos perceberam que se você não agir assim, vai se tornar muito caro e difícil para mudar”, opinou o líder de anúncios digitais da Ve Interactive, Jason Keller, na França. No país, a empresa está em vias de construir um time de media trading no país.

“Muitos anunciantes com quem falamos aqui querem construir sua própria DMP, ou terceirizar isso. Em uma das reuniões recentes, o IAB discutiu um estudo que revelou que 50% dos anunciantes querem investir mais em programático [e ad tech no geral], mas 65% ainda não têm uma estratégia para isso”, expôs, evidenciando a necessidade de orientação para marcas até em mercados tidos como mais maduros.

Ainda segundo ele, um quarto das mídias de display foram vendidas via programático, e na França isso deve aumentar entre 35% e 40% neste ano.