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Por que os jornais locais sobreviverão?

O papel vital que as notícias locais continuarão a desempenhar na vida das pessoas é uma realidade duradoura. No artigo exclusivo para o ExchangeWire Brasil, Adam Singolda, fundador e CEO da Taboola, discute como o investimento em tecnologia pode ser um motor significativo de receita para publishers locais.

Eu amo jornalismo local. Eu amo o quão conectado, a maneira como reflete as comunidades em que vivemos – seus interesses, preocupações e paixões. Adoro a forma como toca nossas vidas e nos lembra a importância do nosso mundo pequeno e imediato.

Então, naturalmente, prestei muita atenção a todas as especulações em torno do futuro do jornalismo local. Francamente, há um monte de pessimismo sobre o assunto. Provavelmente não há um repórter que não tenha lido nem previsto que o jornalismo local está morrendo. E há uma boa razão para os negativos, infelizmente. O colapso das receitas de impressão – e até agora a incapacidade da monetização digital para compensar – teve efeitos catastróficos, mais ainda nas notícias locais: o fechamento de escritórios; os cortes nas redações e em coberturas locais essenciais.

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Adam Singola, CEO do Taboola

Há uma falta de recursos para criar os tipos de conteúdo envolventes e a experiência do usuário que atrairá os millennials, que serão os principais leitores das notícias locais no futuro.

Mas, apesar da repetida sentença de morte, acredito que as notícias locais têm mais que pouco tempo de vida. Estou otimista por uma série de motivos que se conectam – tanto que não acho loucura afirmar que estamos entrando em uma nova era dourada do jornalismo local.

O papel essencial que as notícias locais continuarão a desempenhar na vida das pessoas é uma realidade duradoura; Warren Buffett disse bem quando investiu mais de US$ 300 milhões nos jornais há alguns anos: "Se você quer saber o que está acontecendo em sua cidade – seja a notícia sobre o prefeito ou impostos ou o futebol do ensino médio – não há substituto para um jornal local. Sempre que houver um senso generalizado de comunidade, um jornal que atende as necessidades informativas especiais dessa comunidade permanecerá indispensável... jornais que entregam informações abrangentes e confiáveis para comunidades bem unidas e que têm uma estratégia de Internet sensata continuarão viáveis por um longo período de tempo”.

Acho que é importante manter um diálogo aberto sobre questões importantes que cercam nossa indústria, então quando comecei a pensar meus pontos de vista sobre o jornalismo local, pedi a alguns dos líderes importantes em todo o mundo que refletissem também. Grant Whitmore, vice-presidente executivo de digital do New York Daily News, afirmou: “Como a atenção do país está focada no que está acontecendo a nível nacional, é fácil esquecer que o que está acontecendo nas comunidades locais têm maior impacto sobre os problemas de qualidade de vida para nós e nossas famílias".

A segunda força para otimismo é a geração millennial – o maior grupo da história americana até o momento. Estou observando sua evolução, e me animo. É evidente que os millennials não estão se movendo geograficamente tanto quanto as gerações antecessoras. Não há dúvida de que isso ampliará e aprofundará sua conexão com suas comunidades locais, reforçando o argumento de Buffett. Além disso, os millennials são a geração mais conectada na história humana – eles nunca viveram em um mundo sem a web aberta e são os mais informados sobre o mundo – o que significa que se preocupam tanto com o mundo macro quanto com o micro. Obviamente, eles não têm escassez de fontes de notícias  do mundo macro. Amir S Jan Malik, especialista em marketing digital da Accenture, me contou por que ele é tão otimista quanto às notícias locais ao descrever a ressonância emocional que elas oferecem.

“A notícia local é fundamentalmente diferente das notícias nacionais. O espírito comunitário é inerentemente parte da natureza humana e eu quero saber o que está acontecendo onde vivo tanto a nível macro como micro. Meu bairro teve um céu vermelho, um ladrão está à solta, um novo teatro vai abrir, um milionário bitcoin vive em nossa cidade. Como o nacional pode cumprir este requisito para pessoas que vivem em cidades marginais? A mídia local é uma forma imortal de mídia e sobreviverá mais que muitas publicações nacionais".

Meu terceiro motivo para uma visão de copo meio vazio, meio cheio, ou mais cheio das notícias locais, é que os publishers, editores e jornalistas estão adotando experiências e plataformas digitais sofisticadas de forma mais significativa do que 5 a 10 anos atrás. Eles estão identificando sinais e pistas que levarão a um maior engajamento dos usuários, ajudando-os a entender melhor o público e a desenvolver conteúdo compartilhável e pesquisável. Os provedores de notícias locais estão cada vez mais atentos ao que seus usuários estão buscando.

Whitmore do Daily News descreveu-me ainda mais como seu jornal de quase 100 anos está abraçando a tecnologia de uma maneira grande:

"Estamos continuamente investigando e informando sobre importantes eventos de notícias nas comunidades locais. Investir em digital é fundamental para esta missão, já que o número de nossos leitores que escolhem receber suas notícias e informações via web, celular e aplicativo, continua crescendo a cada mês. Esse investimento é uma afirmação contínua de nossa crença na importância e vitalidade das notícias locais".

Johnston Press – que se dedica a publicações locais desde 1767 – disse muito bem. Eles têm um compromisso de vários séculos, profundo e permanente com o local. Jeff Moriarty, que é o principal executivo de publicação e produtos, é uma voz apaixonada pelo local e concordo plenamente com o que disse:

"Continuamos a desempenhar um papel importante nas nossas comunidades locais. Mesmo na era das mídias sociais, as pessoas ainda querem se sentir conectadas, saber o que está acontecendo ao seu redor, para que possam se sentir parte e defender o lugar onde vivem. Independentemente da plataforma, isso continua sendo nosso papel".

Finalmente, há as tecnologias – incluindo plataformas como Taboola – que estão fornecendo fontes de notícias locais com a capacidade de se envolver, surpreender e encantar seus usuários com o conteúdo mais relevante. E onde a descoberta acontece, os dólares vão atrás.

Eu sou imparcial já que comecei a Taboola há 10 anos, mas me orgulho do papel que desempenhamos na construção de um engajamento significativo para os usuários locais e de receita para o jornalismo local. Estamos respondendo às perguntas pontuadas que Dan Colarusso, editor executivo de digital da Reuters, levantou com razão quando me disse que todos os argumentos sobre o valor das notícias locais para a comunidade são precisos:

"Os dois grandes problemas são: os anunciantes pagarão o suficiente para um público menor, mas mais específico, que não oferece escala? E o outro é: o social/a comunidade substituiu as notícias locais para sempre?"

A minha opinião é que, pelos motivos acima, e com a tecnologia certa que entrega conteúdo relevante, mesmo a um público pequeno, mas muito apaixonado e específico, pode ser um motor significativo de receita consistente e significativa para publishers locais. Embora as redes sociais representem uma ameaça real para a categoria de notícias em geral, acredito que, no caso das notícias locais, não precisa estar diminuindo... e pode estar agregando.  À medida que as pessoas se conectam cada vez mais aos vizinhos e amigos através das mídias sociais, isso aumentará seu apetite para ser informado sobre sua comunidade local.

Por isso concordo com Buffett, e agradeço as ideias de Grant do NYDN, Jeff da Johnston Press, Amir da Accenture e Dan da Reuters. Acredito que meu filho – que nasceu há poucas semanas – estará lendo notícias locais em qualquer dispositivo do momento no futuro, e se importará muito com isso.