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Native Advertising: o que é e por que você deve utilizar

Banners nada atraentes e que atrapalham a navegação estão ficando para trás. Taxas de cliques mais altas, melhor experiência ao usuário e maior possibilidade de engajamento - essas são apenas algumas das vantagens dos anúncios nativos. Em artigo escrito para o ExchangeWire Brasil, Felipe Tinoco Soares, especialista de soluções na Oath, descreve os diferentes tipos de publicidade nativa e suas vantagens.  

Você com certeza já deve ter sido impactado por um native ad (ou anúncio nativo) e provavelmente não sabia que ele se chamava assim.

Na verdade, os anunciantes e publishers têm utilizado native ads há bastante tempo, mas cada vez mais estamos vendo esses anúncios emergindo e sendo utilizados.

Os natives ads são basicamente anúncios que se assemelham ao conteúdo da página e providenciam uma boa experiência para o usuário, sem interrupção. Estes anúncios se apropriam literalmente da identidade visual do site ou app para parecerem parte do conteúdo. Estas características têm feito com que os usuários aceitem cada vez mais estes anúncios – quando são relevantes para eles.

E quais são os tipos de native advertising?

Existem alguns tipos ou formatos de native advertising que são mais utilizados pelos anunciantes e publishers, veja abaixo:

In-feed ou In-stream

O mais comum de todos, os anúncios in-feed ou in-stream são aqueles que aparecem entre um feed de conteúdo dentro de um app ou site – você com certeza viu um desses em seu feed do Facebook.

Estes anúncios têm exatamente o mesmo visual de um conteúdo e normalmente são intervalados para não estressar o usuário.

Promoted listings

Este tipo é bastante visto em sites e apps que não têm uma área específica de conteúdo editorial, como e-commerces ou sites específicos de produtos.

Normalmente mostram sugestões de produtos ou categorias baseadas em seu interesse e são hiper-contextuais. Também mantém o mesmo visual do site, prezando a experiência de navegação de produtos.

Recommendation widgets

Também bastante utilizado atualmente, principalmente por sites com forte viés editorial.

Os anúncios de recomendação normalmente aparecem no final de um conteúdo editorial, recomendando outras matérias ou sites que possam ser do interesse do usuário.

Esse formato normalmente é servido em uma área separada do conteúdo.

Search ads

Os famosos links patrocinados! Esse formato aparece especificamente nos resultados de busca em diversos sites. Os mais comuns são Google, Bing e Yahoo, mas também podemos ver estes anúncios em resultados de busca em sites que não são especificamente um mecanismo de busca, como por exemplo o Apple Search Ads.

Sponsored content ou conteúdo patrocinado

Você já deve ter lido uma matéria patrocinada ao navegar em algum site de conteúdo.

Os sponsored contents (conteúdos patrocinados) são matérias editoriais que são encomendadas por uma marca ou empresa com foco de atingir uma audiência específica do site em que será publicada.

Custom

O próprio nome já diz: formatos customizados. Esses anúncios podem aparecer de diversas maneiras diferentes, mas sempre tendo como principal característica o mesmo visual do local onde está sendo servido e providenciando uma experiência não intrusiva para o usuário.

Resumindo, um anúncio que tenha o visual se assemelhando ao conteúdo da página e que mantenha uma experiência fluida de navegação para o usuário é considerado um anúncio nativo ou native ad.

E porque eles estão sendo mais utilizados?

Existem diversos fatores que estão contribuindo com a ascenção do uso de native ads.

O motivo principal é o crescimento esmagador do uso de smartphones para consumir conteúdo e a constante busca do usuário por uma boa experiência de navegação, sem interrupções.

Segundo eMarketer, este é o último ano que veremos um maior investimento de mídia digital em desktop em relação à mobile. Isto significa que o tempo está acabando e a migração do investimento para o mobile será inevitável.

Além disso, o fato da migração do investimento de mídia no mobile têm também trazido um grande crescimento desse investimento sendo alocado especificamente para native advertising.

Segundo uma pesquisa do Business Insider, o investimento em native alcançará 21 bilhões de dólares no Estados Unidos!

Isso pois esse formato já se provou extremamente efetivo para o ecossistema mobile, sendo pouquíssimo intrusivo e chamando a atenção do usuário de maneira efetiva, trazendo bons CTRs e também ótimas taxas de conversão.

Aqui no Brasil, as plataformas mais famosas para compra de native advertising são Yahoo! Gemini, Taboola, Google Adwords e outras plataformas de redes sociais como Facebook, Instagram e Twitter.

Pronto para começar?