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Com transição para o programático em 2015, rede Meliá aumenta em 20% as vendas diretas anualmente

No painel de abertura do ATS Madrid, evento de mídia programática promovido pelo ExchangeWire em maio, Sergio Martin (foto abaixo), diretor comercial da Adform, comandou um debate com Meliá Hotels International e Accenture Interactive sobre o tema “programático como solução”. A rede Meliá é uma marca líder com influência global na indústria hoteleira. Para conduzir uma auditoria e dar forma a uma nova política digital, Meliá contratou a Accenture, empresa de consultoria digital que fornece orientação para marcas, com a função de explorar as melhores maneiras de como adotar a publicidade programática. Confira a seguir a matéria escrita por Lindsay Rowntree para o site inglês ExchangeWire.

A Meliá deparou-se com um grande desafio que sua estratégia de marketing tradicional não conseguiu resolver: a falta de precisão na descoberta e segmentação de público. Para ajudar a resolver esse problema, somando forças com seu time in-house de publicidade, a rede hoteleira contou com a Accenture para identificar as principais soluções programáticas capazes de resolver tais desafios e oferecer o melhor ROI.

Desafio 1: bem-vindo ao novo

Meliá e Accenture iniciaram sua parceria em 2014. Uma das metas da Accenture era ajudar a Meliá a transformar sua estratégia de marketing digital em uma estratégia programática, resultando na criação de uma equipe totalmente interna para gerenciar a publicidade programática. O objetivo estabelecido pela Meliá era aumentar as reservas diretas na rede; e com a nova estratégia a previsão é de que até 2018 cerca de 70% das vendas virão da publicidade programática.

Desafio 2: o roteiro

"O marketing programático altera a estrutura da empresa, envolvendo muitos departamentos, como TI, CRM e uma grande equipe especializada", apontou a Accenture Interactive durante o ATS Madrid.

Um dos principais desafios para Meliá residia na sobrecarga de informações. Isso levou à incerteza quanto à tecnologia com a qual trabalhar. Eles precisavam saber quais plataformas funcionariam e como, além de receber orientação sobre como diversas plataformas, que na superfície pareciam semelhantes, realmente se diferenciavam. Juntamente com a Accenture, o hotel passou pelos benchmarks e recebeu um plano estratégico e treinamento passo a passo ao longo do caminho.

A Meliá descobriu imediatamente que, com base nos tipos de campanhas que eles estavam interessados ​​em executar, o ad server programático era um componente essencial da equação. Identificada a parte central dessa estratégia, Accenture e Meliá trabalharam para elaborar uma pilha de tecnologia (technology stack) in-house adaptada à indústria hoteleira e à especificidade de seu negócio.

Desafio três: conheça sua história

Como a Meliá tem uma audiência global e presença no mercado, onde quase todas as regiões estão entre seus clientes, a transparência de dados era muito importante. Ter os dados em mãos e compreendê-los era essencial para tomar as decisões corretas, entender o público e otimizar seus recursos para reduzir o desperdício e aumentar o impacto.

A estratégia da Meliá concentrou-se em aprender e entender seus clientes, de onde eles vieram, e como eles se envolvem ao longo de sua viagem de descoberta e reserva.

Cada cliente tem uma história, por isso, é importante pensar no programático como mais do que retargeting. Muitas marcas estão apenas usando essa estratégia e perdem o potencial total da mídia programática, não olhando para todas as etapas do funil.

A rede Meliá apostou fortemente no programático, entendendo que, para testar essa nova abordagem, era preciso definir as condições e o ambiente adequados. Isso significava ter orçamento suficiente para testar diferentes tecnologias, além de gastar tempo e recursos para alcançar os resultados corretos. Desde o início, o processo focou na pesquisa e na experimentação, em vez de uma abordagem de “tudo ou nada”. Parte disso foi entender o papel que o mobile desempenhava no contorno do comportamento do cliente.

"O mobile não é apenas um dispositivo, é um comportamento", destacou a rede Meliá no ATS Madrid. Acompanhar e entender o comportamento do usuário é fundamental para entender como funciona a publicidade digital.

A atribuição foi e é fundamental para a Meliá, pois permite compreender a eficácia de cada moeda investida. A otimização de gastos garante resultados mais rentáveis ​​para o grupo e permite a otimização de recursos, fornecendo uma compreensão melhor sobre quais tecnologias se concentrar, desconsiderando as que não valem o esforço.

Uma abordagem regional também é a chave. Veicular publicidade em uma região onde a Meliá tem uma grande participação de mercado significa que o foco está no desempenho. Regiões com menor brand awareness precisam de campanhas de branding.

Os dados possibilitaram à Meliá uma grande oportunidade de utilizar seus ativos. Agora o grupo é capaz de coletar, armazenar e ativar dados de terceiros de maneira que não era possível antes da chegada do marketing programático. Isso também ajudou a otimizar seus gastos, reduzindo o desperdício com usuários irrelevantes.

Tempo bem gasto

Com a ajuda da Accenture e da Adform, a Meliá não só conseguiu ativar sua equipe programática in-house, mas também aproveitar os benefícios da publicidade programática e posicionar-se melhor em relação a seus concorrentes. A rede hoteleira também melhorou seu ROI, alcançou melhorias significativas na transparência e aumentou seus conhecimentos sobre a tecnologia escolhida.

Atualmente, o marketing programático representa 30% dos gastos de marketing digital da Meliá. Isso ajudou a alcançar um crescimento significativo de 20% ano a ano nos últimos cinco anos nas vendas de canais diretos. A trading desk interna da Meliá também dobrou seus orçamentos desde 2015. Essas métricas evidenciam os esforços da Meliá para entrar no mundo programático, bem como o sucesso da implementação dessa estratégia.