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Varejistas precisam pensar além da última tendência em tecnologia

Vivemos em um mundo conectado, mas a loja física ainda tem um papel importante nas etapas de compra. No artigo a seguir, o gerente geral xAd para a Europa, Theo Theodorou (foto abaixo), ressalta como os varejistas precisam se familiarizar com todos os pontos de contato online e offline para impulsionar a receita nas lojas; e a tecnologia de localização pode fornecer os indicadores de intenção de compra e conectar esses pontos.

"Robôs vão revolucionar o varejo" é uma frase que eu ouvi muito recentemente. Além do R2-D2 chegar à loja mais próxima de você, há também um hype em torno da exibição de preços em displays de leitura de emoção, a "evolução" do autoatendimento, chatbots e muitos mais gadgets em uma loja física.

O varejo é uma indústria competitiva; e por mais que lemos relatos de que o ecommerce vai acabar com a venda física, o varejo tradicional continua bem vivo - a maioria das vendas ainda é feita em lojas físicas (89%).

Theo Theodorou, General Manager of EMEA, xAd.

Apesar do offline (o comércio de rua) continuar soberano, o número pontos de contato online entre clientes e marcas está crescendo simultaneamente. Isso significa que a jornada de compra dos consumidores está mais fragmentada do que nunca. Reconhecendo o desafio de "juntar os pontos" entre online e offline, e vice-versa, os varejistas estão se voltando para a tecnologia que pode reunir insights valiosos provenientes de dados.

No entanto, antes de gastar enormes quantias de dinheiro com tecnologias para lojas, é vital que os varejistas pensem sobre que tipo de dados necessitam para se aproximar de seus clientes. Aprender a andar, e depois começar a correr.

No ano passado, vimos um hype em torno de como o Pokémon Go poderia mudar o jogo para os varejistas. A razão para isso fica clara quando observamos como essa tecnologia enfatizou o desejo do consumidor de conectar os dois mundos, online e offline.

Pensando sobre a última compra que eu fiz (um par de tênis Nike), o meu caminho para a compra foi extremamente complicado. Para encontrar o estilo que eu mais gostei, percorri o Instagram da Nike e, em seguida, como parte da minha pesquisa, fui ao site deles, depois em uma loja de artigos esportivos e, depois, e a caminho de uma loja da Nike verifiquei os preços em seu aplicativo. Eu fiz então a minha compra final naquela loja. Embora seja maravilhoso que eu, o consumidor, tenha tantos pontos de contato com a marca, integrar essa viagem online/offline pode ser uma dor de cabeça para os varejistas.

É por isso que muitos varejistas se voltaram para a tecnologia de localização. Localização é um indicador de intenção. A inteligência de localização permite que os marketers se conectem com os consumidores nos momentos e os conduzam às lojas físicas. Afinal - qual a razão em ter uma frota de robôs no chão de fábrica se os clientes estão passando na porta da frente?

Desafios para os CMOs

À medida que a jornada do consumidor se torna mais esporádica e os consumidores continuam a se comportar de forma imprevisível, os CMO têm um trabalho complicado. Eles precisam de insights que os ajudarão a responder perguntas como: quais campanhas estão funcionando e conduzindo o melhor ROI? Que campanhas não causaram impacto?

A fim de perceber o verdadeiro valor dos esforços de marketing online, os marketers devem ser capazes de medir o seu impacto sobre as vendas físicas. Com a tecnologia de localização, medir a correlação entre a publicidade móvel e as vendas offline é uma possibilidade. As marcas são capazes de saber quais campanhas estão funcionando e quais estão falhando em atrair interesse, entendendo se o público visitou suas lojas como resultado de anúncios específicos.

#metasdenegócio

As marcas precisam pensar cuidadosamente sobre o que estão tentando alcançar quando adotam novas tecnologias. Construir brand awareness, melhorar a experiência do cliente e, em última análise, impulsionar as vendas é o que os varejistas estão esperando ganhar com os mais recentes gadgets instalados na loja. Mas como eles podem provar seu valor em relação aos objetivos de negócios mais amplos?

Em alguns casos, o que há de mais novo em tecnologia pode simplesmente ser uma emboscada. Antes de investir uma grande quantidade de dinheiro, os varejistas precisam avaliar se a nova tecnologia fornece insights valiosos sobre o cliente.

Os insights de localização podem ser uma"tecnologia invisível", mas fornece aos varejistas muito mais do que apenas a capacidade de oferecer anúncios com melhor direcionamento. Como eu estou indo em relação aos meus concorrentes? Onde estão as melhores áreas para abrir uma loja física?

Haverá sempre um lugar na jornada do cliente para robôs, espelhos inteligentes ou qualquer tecnologia que uma loja adote daqui para a frente. Em última análise, porém, os varejistas devem conduzir mais pessoas para sua loja para gastar mais - eles precisam de tecnologia que lhes permitam concentrar na obtenção de clientes através da porta da frente, em primeiro lugar.