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Por que as marcas estão fazendo tudo errado no Instagram?

O Instagram é uma das plataformas de mídia social que mais crescem, com mais de 500 milhões de usuários ativos. E, de acordo com pesquisas recentes do eMarketer, o número de marcas que pretendem incluir a plataforma em seus planos de publicidade em 2017 superará o Twitter. Mas, apesar do grande número de marcas que usam o Instagram, e outros sites de compartilhamento de fotos, ainda há muitos deles cometendo erros quando se trata de efetivamente usar esses plataformas para aumentar a notoriedade da marca, como explica Ed Preedy (foto abaixo), diretor-gerente da Europa, GumGum, em artigo publicado originalmente pelo site inglês ExchangeWire.

Para investigar isso, a GumGum conduziu estudos em busca de entender melhor as motivações digitais de pessoas de 18-29 anos de idade nessas plataformas. Com bilhões de imagens sendo compartilhadas online todos os dias, não é de se estranhar que a pesquisa revelou que 42% desse grupo que faz parte da geração Millennial visita o Instagram ao menos cinco vezes por dia.

Ed Preedy, Managing Director da GumGum Europa

Ed Preedy, Managing Director da GumGum Europa

E, enquanto os millennials podem checar suas redes sociais conscientemente à procura de estimulação, o desejo de se sentir conectado a outros (seja consciente ou inconsciente) é uma atração muito forte. Se eles não podem estar com amigos e familiares, o periscópio das mídias sociais lhes permite compartilhar experiências com eles. Isso é confirmado pelo fato de que quase metade dessa geração apenas navega em conteúdo postado por outros - um número bem maior que os 27% que regularmente postam imagens próprias.

Também foi analisado como os usuários respondem a mensagens relacionadas à marca em plataformas centradas em imagens, o que mostrou que muitos profissionais de marketing estão adotando abordagens equivocadas nessas plataformas. Um total impressionante 91% nunca comprou nada através de um link do Instagram, enquanto 60% ativamente ignoram anúncios em mídias sociais.

Isso prova que quando se trata de sites de compartilhamento de fotos, temos que pensar na construção de marca, em vez de crescimento de vendas. Sites como Instagram oferecem um grande potencial para profissionais de marketers alimentarem o apetite de navegação dos usuários dessas plataformas, que estão ansiosos para a inspiração visual - um presente que qualquer marca que pode oferecer por meio de imagens inspiradoras que não dependem de texto explicativo. Quase metade da nossa amostra disse que apenas presta "um pouco" de atenção às palavras que acompanham imagens.

A pesquisa valida nossa visão de que a internet está se tornando predominantemente visual; e as imagens são agora o meio de comunicação utilizado pelo consumidor millennial, que possui pouco tempo, tem fome por informação e é totalmente ligado às tecnologias. Assim, se as marcas querem se beneficiar da enorme oportunidade que essas plataformas de mídia social visual oferecem, precisam reconhecer que o marketing também está se tornando uma disciplina onde a imagem vem em primeiro lugar.  

Isso representa um paradoxo para os profissionais de marketing que querem expandir suas campanhas usando o programático. A crença usual é que você pode optar por um marketing orientado por dados, eficiente ou ir para algo mais criativamente personalizado para o contexto em que o anúncio aparece.

A ascensão do software de reconhecimento de imagem no marketing digital está começando a desafiar essa percepção, permitindo uma combinação de ambos - um espaço de anúncios baseado em imagens reservado programaticamente que também leva em conta a natureza da imagem gerada pelo usuário ou pelo editorial que aparece junto a ela. É uma área em que a GumGum vem inovando ao longo desta década. Nós existimos onde o programático encontra o nativo: um lugar interessante com potencial enorme para a inovação enquanto a "teia visual" continua se transformando.

O apelo das imagens no ambiente online é óbvio - elas são acessíveis, rápidas e versáteis, exatamente o que os milllennials procuram no Instagram. Seja na mídia social, ou na internet em geral, essa tendência só vai aumentar à medida que avançamos para 2017, e além. É hora das marcas acordarem para um novo tipo de mantra de marketing que leva a uma mídia social inspirada em um mundo onde a imagem vem em primeiro lugar - não venda, inspire!