×

A importância da convergência de canais nas campanhas de marketing

Quais são os modelos de atribuição e conversão ideais para medir uma campanha digital? No artigo escrito exclusivamente para o ExchangeWire Brasil, Fábio Almeida, diretor de vendas da Gamned Brasil, reflete sobre a importância da sinergia entre as diversas etapas da campanha e os canais de comunicação para se chegar ao modelo ideal para cada empresa.

Uma das grandes discussões do dia a dia entre anunciantes e empresas que gerenciam campanhas de mídia na internet é o modelo de atribuição e a janela de conversão. Grande parte das empresas utiliza o último clique como atribuição para medir o sucesso das ações digitais. O usuário é impactado por uma mídia (banner, e-mail marketing, pesquisa paga etc) clica, entra no site e realiza uma compra ou cadastro. Partindo desta lógica, o canal responsável por essa ultima interação recebe os louros da conversão.

Com tantas formas de interação que temos atualmente, o último clique não reflete a realidade e todos os esforços dos canais de marketing que uma marca/produto utiliza para se promover e gerar vendas/conversões.

Afinal, não clicamos em anúncios veiculados na TV, no cinema, no rádio, tampouco batemos a mão nos outdoors espalhados pela cidade. Mas somos expostos a esse tipo de mídia diariamente e todas elas acabam influenciando as nossas decisões de compra.

Fábio Almeida, diretor de vendas da Gamned Brasil

Fábio Almeida, diretor de vendas da Gamned Brasil

Para as campanhas de mídia na internet obterem sucesso e serem consideradas nesse caminho de conversão, é fundamental que exista uma janela de conversão pré-definida, tanto no pós-clique (para quem clica no banner/anúncio) como no pós-view (para quem apenas vê o banner/anúncio). Um padrão usado por muitas empresas utiliza 30 dias para o pós-clique e 48 horas para o pós-view (que ainda não é muito utilizado no Brasil). Esse modelo pode variar para menos (15 dias e 24 horas, respectivamente) e ser ajustado de acordo com a necessidade do anunciante e com a performance apresentada por quem gerencia a campanha.

Ainda que o CTR (taxa de cliques) de um banner seja uma das métricas de sucesso consideradas das campanhas na internet, a média de cliques não passa de 0,10%, ou seja, mesmo na internet o anúncio é visto, porém em 99,9% das vezes não é clicado. Portanto, tomar como sucesso de performance na internet apenas o último clique é um erro e o mercado já caminha para um melhor entendimento nesse tema.

Para obter resultados mais eficientes, é necessário que os canais tenham sinergia. A mídia programática mira em novas audiências que tenham afinidade com a marca; redes de afiliados e retargeting em prospects mais quentes; a busca – seja paga ou orgânica – precisa estar bem alinhada com as palavras-chave utilizadas na campanha para terem sucesso. Essa roda precisa estar em harmonia para que a marca tenha sucesso nas ações de marketing e encontre o equilíbrio de investimento em cada um dos canais.

Por exemplo: um usuário é impactado às 11 da manhã com um anúncio de uma passagem aérea. No horário do almoço ele acessa o site da empresa via mecanismo de busca e, no fim da tarde, ele é novamente impactado por uma ação de retargeting via e-mail, clica e realiza a compra. Todas as etapas tiveram importância nessa jornada, mas num modelo last click, o retargeting via e-mail receberia a atribuição pela venda e as outras duas ações seriam descartadas.

É difícil apontar um modelo de atribuição ideal, pois cada empresa tem uma realidade de investimento e canais que convertem melhor de acordo com o seu modelo de negócios e público-alvo, mas o ideal é que exista um peso entre as interações dentro do ciclo da campanha até o momento da venda. O Modelo em U, por exemplo, atribui a conversão em 40% para a primeira interação, 20% para as intermediárias e 40% para a última. Já o Modelo Linear atribui um peso igual em todas as etapas. Determinar 100% de peso para a primeira interação ou para a última desequilibra toda essa cadeia.

Falando especificamente de campanhas programáticas, é necessário que o anúncio seja visto por audiência qualificada. Uma vez que seja feito com qualidade, todos os outros canais serão beneficiados. Para medir esse sucesso, o pós-view precisa ser considerado como uma métrica relevante, a partir disso é possível encontrar um equilíbrio para a taxa de cliques e conversões dentro do site.

Não existe fórmula pronta ou modelo dos sonhos, é necessário testar, afinar e adequar o melhor modelo para a realidade de cada empresa.