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Navegg amplia participação na América Latina; DynAdmic reforça equipe regional

No giro de notícias da semana, os destaques da indústria digital e programática: Navegg reforça presença no mercado LATAM por meio de contratos com conglomerados de mídia e grandes anunciantes da região; DynAdmic anuncia novas lideranças no Brasil e LATAM; pesquisa do Ebit traz diagnóstico sobre vendas no ecommerce; UE propõe que Google e Facebook pague aos publishers; Flipboard lança PMP em parceria com Rubicon Project

Navegg expande participação na América Latina

De olho no crescimento do mercado de dados, comercialização de audiências e mídia programática, a Navegg anuncia que está reforçando sua presença no mercado latino-americano por meio de novos acordos com importantes conglomerados de mídia e grandes anunciantes da região.

Dentre os contratos, está o com a La Prensa, a mais tradicional empresa de mídia da Nicarágua, que agora junta-se a importantes conglomerados de mídia da América Latina, como o Grupo Dutriz de El Salvador, Grupo OPSA de Honduras, Prensa Libre da Guatemala, Teletica da Costa Rica, entre outros.

Já entre os anunciantes, figuram empresas como Casa Pellas, distribuidor de veículos pertencente ao maior grupo econômico da Nicarágua; a operadora Tigo; a instituição de ensino de El Salvador UTEC; e o maior varejista online de Honduras, JetStereo. Especificamente no México, foram firmados contratos com Grupo Acir, o maior grupo de rádios do país, e o site popular Cultura Colectiva.

Segundo Pedro Cruz, responsável pelas operações globais da Navegg, apostar nestes mercados significa investir tempo e recursos, compreender restrições e características locais e impulsionar o crescimento digital como um todo. “Nosso sucesso na América Latina está associado a um profundo conhecimento da realidade de negócios na região, assim como um trabalho de apoio e consultoria intenso com os principais players destes mercados”, afirma Cruz.

DynAdmic anuncia contratações

Essa semana, DynAdmic apresentou três executivos que agora assumem posições de liderança no Brasil e América Latina. Na liderança do time comercial brasileiro, Gabriel Dias ocupa a posição de diretor para comandar as estratégias de vendas junto aos clientes para campanhas em vídeo online. Rodrigo Sobreiro assume como gerente de parcerias com publishers para a América Latina e Rodrigo Jorge como gerente de Traffic, gestão de campanhas no Brasil.

Para atender à demanda crescente dos mercados brasileiro e regional, as novas contratações da DynAdmic têm como desafio impulsionar o bom relacionamento com clientes e prospecção de novos. Para a América Latina, a empresa se organiza também no relacionamento com publishers para parcerias estratégicas que visam o acesso ao inventário de qualidade e com maior volume, gerenciadas a partir do escritório brasileiro.

“As contratações recentes fazem parte do nosso plano para desenvolvimento e expansão da participação no mercado ao oferecer uma tecnologia única de segmentação de audiências”, ressalta Lara Krumholz, gerente-geral da DynAdmic na América Latina.

Vendas no ecommerce brasileiro sobem 5,2% no primeiro semestre

A Ebit, empresa especializada em informações de comércio eletrônico, revelou nessa quarta-feira (1), o 34º WebShoppers, relatório sobre o setor no Brasil. O levantamento mostra que as vendas pela internet alcançaram um faturamento de R$ 19,6 bilhões no primeiro semestre de 2016, o que representa um crescimento de 5,2% na comparação com o mesmo período no ano passado.

A pesquisa indica que o celular ou smartphone foi o campeão de vendas, com 26% da preferência. Dos consumidores que buscam o produto, 37% já buscam informações apenas na internet antes de fazer a compra e apenas 3% não pesquisaram em nenhum canal.

Dentre os fatores que influenciaram o crescimento do ecommerce, está o aumento de 7% no valor do tíquete médio, que ficou em R$ 403,46, puxado pela alta de preços. A maior participação das classes AB e o crescimento de 31% em consumidores virtuais ativos – aqueles que realizaram pelo menos uma compra no período – chegando a 23,1 milhões, também motivaram o desempenho.

"A expectativa é de que o crescimento do e-commerce seja maior no segundo semestre potencializado, principalmente, pela Black Friday e Natal", comentou o COO da Ebit, André Dias. De acordo com o Ebit, as vendas no ecommerce devem movimentar R$ 44,6 bilhões até o fim do ano, um crescimento 8% ante 2015.

 

UE propõe que Google e Facebook pague aos publishers

A União Européia quer fortalecer os direitos dos publishers. Segundo uma reportagem publicada pelo jornal ingês The Guardian, a UE está propondo novas regras que possam reforçar a posição dos editores de notícias às custas do Google e Facebook.

Previstas para o final de setembro, as reformas propostas pela Comissão Europeia podem ampliar as receitas do publisher ao reforçar os direitos dos criadores de conteúdo, já que "a sustentabilidade das indústrias editorial da UE pode estar em jogo, com o risco de consequências ainda mais negativas sobre o pluralismo da mídia, o debate democrático e a qualidade da informação”, informa a proposta de projeto.

Como efeito, a UE pode pressionar por uma legislação que dará aos editores os direitos exclusivos para a edição digital de notícias e outros conteúdos – um movimento que é dirigido a gigantes da internet como Google e Facebook, que podem ser obrigados a pagar para a exibir artigos e extrair notícias de fontes externas para seus sites.

No entanto, essa forma de licenciamento de conteúdo não será obrigatória, visto que muitas empresas optam por cooperar com o Google News ou Facebook, com objetivo de expandir seu alcance. Além disso, a proposta deve se estender a outras plataformas, como Youtube, Vimeo e Dailymotion. Vale lembrar que atualmente quase 40% do tráfego para sites de editores é entregue através do Facebook e Google.

Flipboard lança PMP em parceria com Rubicon Project

Pela primeira vez, a Flipboard disponibiliza seu inventário de anúncios para compra em tempo real por meio de um mercado privado (PMP, Private Marketplace), apenas para anunciantes selecionados, por meio do novo acordo com a Rubicon Project. A parceria permitirá que clientes comprem o inventário de anúncios móveis da Flipboard de forma automatizadas, tanto com transações automatizadas garantidas, como as do mercado privado.

Agora, os anunciantes têm acesso direto aos 90 milhões de usuários ativos mensais da Flipboard por meio do mercado privado da Rubicon Project. Assim, por meio do direcionamento de interesses, enriquecido com dados sobre um público-alvo, as marcas podem alcançar pessoas com base em bilhões de histórias em milhares de editores que os usuários acessam e compartilham. Esse público é formado igualmente por representantes das Gerações Y e X e de Baby Boomers que utilizam a Flipboard para acessar conteúdo selecionado de milhares dos melhores editores do mundo, entre eles, Condé Nast, Hearst, CNN e News Corp.

"Nossos parceiros publicitários deixaram claro para nós que gostariam de comprar nosso inventário exclusivo de modo direto e automatizado. Desenvolvemos o nosso mercado privado para atender às necessidades exclusivas que nossos anunciantes premium têm de um ambiente de alta qualidade e suporte para formatos de anúncios móveis de alto impacto", comentou Mike McCue, fundador e CEO da Flipboard.