×

Carnaval movimenta redes sociais; Ibope DTM e SPC se unem em projeto de inteligência de marketing

Confira no giro de notícias da semana: Instagram registra 235 milhões de interações em todo o mundo durante o período de Carnaval; Ibope DTM e SPC unem expertise para lançar o que promete ser maior fonte de informações sobre os brasileiros disponível no mercado; Gameloft fecha acordo com Rubicon para automação de inventário de jogos com alcance a 147 milhões de usuários; Omnicom sofre queda de receita em 2015

Carnaval: a folia é social e mobile

A maior festa do Brasil não ficou restrita apenas às ruas por onde passaram blocos e escolas de samba e foi registrada por fotos, vídeos e posts de milhares de foliões nas redes sociais. Os números divulgados pelo Facebook e Instagram comprovam que o Carnaval também é social, abrindo uma grande oportunidade para marcas.

Ao todo, 85 milhões de usuários do Facebook compartilharam posts entre os dias 5 e 9 de fevereiro, que resultaram mais de 540 milhões de interações, como curtidas, comentários e compartilhamentos. Cerca de 49 milhões de brasileiros acompanharam as festas pela rede social por meio de 420 milhões de interações. E o mobile tomou conta: 90% acessaram a rede social pelo celular, utilizado como segunda tela para compartilhar impressões sobre os desfiles na TV.

No Instagram a folia foi ainda maior: 31 milhões de pessoas geraram mais de 235 milhões de interações em todo o mundo, sendo 140 milhões feitas por brasileiros. No geral, mais de 6,5 milhões de fotos foram postadas no período ao redor do mundo.

Ibope DTM e SPC selam parceria com foco em inteligência de marketing

Um projeto em conjunto que resultará na “maior fonte de informações sobre os brasileiros disponível no mercado” é o que planejam o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e Ibope DTM ao unirem seus conhecimentos. Enquanto o primeiro detém um dos maiores bancos de dados de crédito do Brasil, o segundo representa o marketing de relacionamento do Ibope Inteligência.

Juntas, as duas empresas anunciaram que vão lançar um novo serviço para o fornecimento de informações de inteligência em marketing por meio de uma plataforma online com objetivo de ajudar empresas a orientarem decisões e estratégias de negócio. A plataforma oferecerá dados comportamentais de consumo e crédito dos brasileiros e será disponibilizada em março.

Gameloft fecha acordo com Rubicon para automação de inventário de jogos com alcance a 147 milhões de usuários

Gameloft Advertising Solutions, empresa do segmento de jogos digitais e sociais, anuncia parceria com a Rubicon Project para automatizar a publicidade móvel de seus 147 milhões de usuários mensais internacionais. O inventário com cerca de 8 bilhões de impressões será disponibilizado a anunciantes globais em transações de marketplace de garantidos, privados e abertos graças à integração da solução Exchange Application Programming Interface (xAPI) da Rubicon Project a diversas plataformas de compra programática.

“O mundo dos jogos é um espaço publicitário móvel premium, especialmente no que tange aos vídeos móveis, com a tecnologia programática oferecendo controle sobre a segurança da marca e altas taxas de visualização”, detalha Baudouin Corman, gerente geral da Gameloft nas Américas, enfatizando a importância da tecnologia adotada para disponibilizar o inventário a um vasto mercado de compradores programáticos.

A Gameloft é a segunda maior desenvolvedora de jogos do mundo, atrás apenas da Electronic Arts, no entanto, detém a posição de liderança no mercado brasileiro em termos de download, e o quarto lugar em rendimento. A companhia possui escritório no Brasil e é conhecida por aqui por desenvolver jogos como Despicable Me, Asphalt, Dragon Mania e outros.

Omnicom sofre queda de receita em 2015

A Omnicom, empresa de mídia que recentemente adquiriu o Grupo ABC em negociação bilionária e histórica para o mercado brasileiro de publicidade, registrou em 2015 decréscimo de 1,2% em sua receita sobre o ano anterior para US$ 15,1 bilhão. O grupo controlador de agências como BBDO e DDB Worldwire também teve um recuo de 0,9% no lucro líquido para US$ 1,094 bilhão. A receita orgânica, contudo, avançou 5,3% no período (o número não considera aquisições nem fatores externos, como variação do câmbio).

O setor de publicidade apresentou maior crescimento, com alta de 9,3% em receita orgânica, enquanto relações públicas caiu 1,4%. CRM e comunicações especiais cresceram 1,9% e 2,2%, respectivamente.

Por região, a Omnicom teve aumento na receita orgânica de quase todos os mercados em que atua, exceto América Latina, onde houve uma queda de 3,3% sobre o último ano. Em comparação, América do Norte avançou 7,1%, Europa 3,7%, Ásia Pacífico 7,9% e África e Oriente Médio 6,8%.