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CES 2016: publicidade é cada vez mais automatizada, cross-channel e orientada por dados

Conhecida por reunir as principais inovações em tecnologia todos os anos em Las Vegas (EUA), a CES (Consumer Eletronics Show) apresentou ao longo da última semana diversas novidades também voltadas para o universo de tecnologia em publicidade e marketing multiplataforma. Fugindo um pouco dos lançamentos de gadgets e dispositivos, selecionamos aqui os anúncios e parcerias apresentadas durante a CES 2016 que dão pistas importantes sobre o futuro da publicidade. E uma coisa é certa, ela será cada vez mais automatizada, cross-channel e orientada por dados, como mostram os destaques.

1 – Turner anuncia plataforma de native advertising que une dados e conteúdo

A gigante americana de mídia Turner Broadcasting detalhou durante a conferência seus planos de se tornar uma grande plataforma native advertising. O grupo dono de canais como TNT e CNN apresentou durante o evento uma nova unidade de native advertising, a Ignite. Ao unir conteúdo e dados, a nova divisão tem como objetivo reinventar o negócio de comerciais televisivos e fornecer aos anunciantes novas formas de utilizar o inventário. Conforme explicou o diretor de parcerias de conteúdo da Turner, Dan Riess, a ideia é substituir os comerciais de tradicionais por anúncios de dois a três minutos com conteúdos que contem a história das marcas, além de servir como extensão de campanhas no digital. Dessa maneira, os anunciantes terão acesso a uma suíte de soluções de planejamento, criação, targeting e mensuração de campanhas (incluindo a plataforma de DMP da Turner, chamada Data Cloud) capazes de colocar o consumidor no centro de tudo, entregando resultados poderosos para as marcas. O novo formato, nomeado de Native Plus, é semelhante ao que já vem sido aplicado por muitas marcas na internet, e será utilizado pela primeira vez pela Intel.

2 – Zynga e Rubicon Project fecham parceria em programático direto

Conforme já demos no giro de notícia da última semana, também foi anunciado esse ano na CES o acordo entre a ad tech Rubicon Project e a desenvolvedora de jogos sociais Zynga. A partir de agora, a Rubicon passa a ter acesso exclusivo ao inventário de jogos da desenvolvedora, anteriormente disponível apenas em canais de vendas manuais. A oferta, que combina conteúdo exclusivo, formatos diferenciados e dados fist-party oferecidaos pela Zynga, será comercializada no marketplace de publicidade automatizada da Rubicon Project, simplificando o modo como as marcas poderão atingir milhões de jogadores e alcançar públicos móveis em larga escala.

3 – Acxiom lança plataforma de addressable TV

Após adquirir a plataforma de segmentação Allant Group em dezembro, a Acxiom, companhia especializada em dados, analytics e software-as-a-service apresentou durante o evento a expansão de sua e plataforma de addressable TV, que permite a ativação de dados de audiência em todas plataformas televisivas de advertising. De acordo com a empresa, a solução facilita o uso de first-party e third-party data por seus parceiros para alcançar de modo preciso consumidores por meio de mensagens relevantes em todas as plataformas de TV, diminuindo a fragmentação do omnichannel.

4 – Fullscreen e GroupM fecham parceria que dá origem à Playa

Pertencentes à WPP, as duas empresas de mídia revelaram durante a CES 2016 um novo acordo para formar a Playa, cujo foco é levar o poder dos influenciadores sociais às marcas que investem nas diversas plataformas digitais. A ideia é oferecer aos clientes das agências do GrupM e WPP a possibilidade de alcançar audiências cross-platform e, para tanto, eles terão acesso à rede de criadores da Fullscreen e oportunidades “first look” em anúncios e novos formatos de programação em plataformas como YouTube, Instagram, Vine e Snapchat. Os clientes terão, ainda, acesso à plataforma proprietária da Fullscreen, que permite combinar o target de audiência de campanhas com criadores (influenciadores sociais) que poderão ampliar a audiência em escala.