×

Ad tech em Cannes: com presença incompleta, Brasil reconhece lacunas do mercado

Na semana pré-Cannes, ouvimos alguns dos principais nomes da indústria na América Latina sobre a presença cada vez maior da tecnologia no festival criativo mais importante para a publicidade.

É certo que todas empresas que operam no Brasil estarão em Cannes. Contudo, é perceptível que nem todas elas terão equipes latino-americanas no evento. A Affiperf, por exemplo, deixa Latam e até muito da equipe norte-americana fora do que será apresentado em Cannes. Até mesmo a Criteo, que tem ganhado destaque pelo crescimento no Brasil, e a Cadreon, que conquistou um dos grandes contratos de programático no país, não terão o Brasil apresentando agendas por lá – mesmo assim, reconhecem que a participação geral de ad tech é um caminho sem volta.

Para o diretor geral da Criteo Brasil, Fernando Tassinari, “a automatização do processo de compra de mídia está cada vez mais presente no mundo inteiro e esse crescimento justifica essa presença, no momento que o mercado está cada vez mais sedento por se educar e especializar a respeito”.

Marcelo Sant'Iago, diretor geral da MediaMath Brasil,vê esse movimento "com extrema naturalidade", porque Cannes não foca em criação apenas há algum tempo. "Agora com o lançamento do Innovantion Lions, esta presenca deve ganhar cada vez mais vida própria", opina. A MediaMath tem um espaço na croisette pelo terceiro ano consecutivo para reuniões e eventos paralelos ao Festival.

“Essa movimentação é muito positiva e também um reflexo claro da indústria: tecnologia crescendo como forma de mudança em todos os expertises e áreas da comunicação”, comenta Pedro Gonçalves, managing partner Brasil da Cadreon. Mas pondera: “Mesmo assim, ainda há uma enorme distância entre o quanto se fala sobre ad tech e o quanto realmente se faz: talvez isso seja uma herança de longa data inerente do próprio evento, mas é visível que a Indústria tem intensificado o questionamento sobre essa disparidade entre conceito e realidade”.

DSC_3395DLara Krumholz (foto), gerente geral da DynAdmic no Brasil, concorda. “O digital e adtech são os pilares da publicidade atual, apesar do digital ainda ser muito subutilizado pela publicidade. A participação de muitos players de adtech em Cannes segue uma demanda de mercado gerada pela busca por um entendimento melhor por parte dos anunciantes e agências para adotar novas tecnologias e continuar a inovar para ganhar mercado. Esse novo mundo da publicidade digital cria um impacto e interação melhor entre consumidores e marcas, mas ainda é algo muito complexo”, expõe. Por isso, ela acredita que a presença de players seja essencial – é uma oportunidade de conectar e engajar com a audiência, e por isso mesmo ela estará lá. A empresa também organizará um evento para brasileiros da indústria, mostrando o comprometimento com networking.

A Rubicon Project, por sua vez, não apenas estará presente com a equipe Latam promovendo eventos mas também marca sua participação entre os patrocinadores. Nas palavras de Patrizio Zanatta (foto), diretor geral da companhia para América Latina, a justificativa é que o evento confirma sua posição de liderança e ponto de referencia para a indústria criativa, de anúncios, e comunicação. Ele menciona os números do ano passado – 12 mil representantes de 90 países, ao todo – como a prova da relevância na qual ad tech tem que ser posicionada. Zanatta estima a participação de ao menos 300 brasileiros neste ano.

Patrizio Zanatta RubiconPor fim, Rafael Pallares, co-fundador da Antecipo (empresa de mídia digital da Aunica, que representa a PubMatic no Brasil), justifica a presença com números de mercado. “Programmatic já responde por 55% do investimento em display nos Estados Unidos, devendo representar US$ 14,88 bilhões de dólares em 2015. Esse tipo de tecnologia está transformando a forma de transacionar, entregar e medir publicidade em desktops. Além disso, tecnologias emergentes e já estabelecidas viabilizam a otimização da publicidade on e off-line ao longo de todo o ciclo de tomada de decisão do consumidor”, argumenta, justificando o interesse de Cannes pela automação.

Ainda que incompleta, o Brasil em ad tech terá sua presença em Cannes. Na semana que vem, cobriremos a criatividade, ponto em que os cases brasileiros ganham destaque, e ad tech.